Publicado 23/07/2026 08:30

O setor aeroespacial espanhol pede que se resolva urgentemente um déficit “terrível” de presença feminina em um cenário competitivo

Archivo - Arquivo - O secretário de Estado da Ciência, Inovação e Universidades, Juan Cruz Cigudosa, durante a cerimônia em comemoração ao 50º aniversário da fundação do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC). Em 23 de outubro de 2025, em Granad
Álex Cámara - Europa Press - Arquivo

A colaboração entre órgãos públicos, ministérios e empresas: a chave para a soberania espacial

SAN LORENZO DE EL ESCORIAL (MADRID), 23 (EUROPA PRESS)

Representantes do setor aeroespacial espanhol dos ministérios da Educação e Formação Profissional, Transportes, Defesa e Indústria elogiaram a colaboração entre órgãos públicos, ministérios, sociedade civil e empresas para enfrentar os desafios aeroespaciais e de defesa, e criticaram o “terrível déficit” na participação feminina.

“Estamos perdendo 50% da população”, reconheceu a secretária-geral de Formação Profissional do Ministério da Educação, Formação Profissional e Esportes, Esther Monterrubio, durante o seminário ‘Espanha Aeroespacial: A cooperação interministerial’, dos cursos de verão da Universidade Complutense em San Lorenzo de El Escorial.

Da mesma forma, o secretário-geral de Transportes Aéreos e Marítimos do Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável, Benito Núñez, admitiu que não se pode dar ao “luxo” de que metade dos profissionais que poderiam ingressar em sua bolsa de empregos não o façam. Além disso, ele enfatizou que não se trata apenas de uma questão de “justiça”, mas de “necessidade estrita”.

“São setores ávidos, famintos por novos profissionais”, afirmou Núñez em resposta à responsável pela Formação Profissional, que também lembrou projetos como as alianças STEAM, voltadas para o desenvolvimento do talento feminino no ambiente científico e profissional em todas as áreas.

Núñez, por sua vez, indicou que “corrigir essa situação beneficia a todos”, acrescentando que, no setor aeroespacial espanhol, “os interesses são transversais”.

Esses interesses e a relação entre as instituições foram lembrados pelo secretário de Estado da Ciência, Inovação e Universidades, Juan Cruz Cigudosa, que incentivou a refletir “com ambição e realismo” sobre qual deve ser o papel da Espanha e da Europa na economia aeroespacial.

Nesse contexto, ele mencionou o Projeto Estratégico para a Recuperação e a Transformação Econômica Aeroespacial, conhecido como PERTE Aeroespacial, que facilitou a colaboração público-privada e contou com ações de sete ministérios.

Segundo Cigudosa, o PERTE “soube transformar uma ideia em uma política nacional”, concretizada, entre outras questões, na criação da Agência Espacial Espanhola (AEE). Ações essas que se inscrevem na evolução rumo à “Aliança pela Espanha Aeroespacial 2075”.

“Temos a responsabilidade de assumir o bastão daqueles que souberam colocar a Espanha no mapa aeroespacial e fazê-lo com o olhar voltado para o futuro”, concluiu o secretário de Estado, que afirmou que “as grandes decisões nascem de atitudes corajosas” e que a política aeroespacial deve se basear em uma decisão “sustentada ao longo do tempo”.

SOBERANIA ESPACIAL A PARTIR DA DEFESA E DA INDÚSTRIA

Com relação ao cenário internacional e ao papel da Espanha nele, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea e Espacial (JEMA), o general Francisco Braco, enfatizou a necessidade de se ter soberania defensiva a partir da vanguarda industrial.

Ele concordou, assim, com Cigudosa, que admitiu que “a Espanha e a Europa precisam ser donas de seu próprio destino” e que devem reduzir sua dependência tecnológica para avançar rumo à soberania espacial. “O espaço não é patrimônio de ninguém, embora possa parecer”, afirmou o secretário de Estado.

O JEMA referiu-se, nesse contexto, às palavras do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, e reconheceu que: “Não estamos em guerra, mas também não estamos em paz”, insistindo que a missão da Força Aérea e Espacial de vigiar e controlar o espaço aéreo e exterior exige capacidades de ação e dissuasão eficazes e soberanas.

Por sua vez, o diretor-geral de Programas Industriais do Ministério da Indústria e Turismo, Alberto Ruiz Rodríguez, destacou a formação e a capacidade industrial, pois “a segurança não se constrói apenas nos quartéis, nas bases aéreas ou nos centros operacionais, mas também nos centros tecnológicos, nos laboratórios e nas cadeias de suprimentos”.

Por tudo isso, Ruiz afirmou que a política industrial é também uma peça fundamental da política de defesa e reconheceu o desafio de incorporar mais PMEs, “startups” e centros tecnológicos ao âmbito da defesa e da segurança aeroespacial, o que seu ministério está tentando resolver por meio de programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Esses programas, disse ele, também atendem ao princípio da cooperação interministerial reconhecido por todos os palestrantes, especificamente com o Ministério da Defesa e com o Ministério da Ciência, Inovação e Universidades, com o objetivo de “mobilizar talentos”, “acelerar a inovação” e “abrir novas oportunidades” para empresas que possam oferecer soluções “disruptivas” aos desafios de segurança que se apresentam no século XXI.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contenido patrocinado