MADRID 5 out. (EUROPA PRESS) -
O presidente da Associação Espanhola de Pediatria (AEP), o Dr. Luis Carlos Blesa, afirmou que os medicamentos agonistas do receptor GLP-1 “deveriam ser financiados” como “mais uma ferramenta” e “por uma questão de equidade” no tratamento da obesidade infantil e adolescente.
“São medicamentos indicados para a obesidade a partir dos 6 e 12 anos”, respectivamente, e que “deveriam estar disponíveis” e “fazer parte do arsenal terapêutico”, afirmou ele, ao mesmo tempo em que destacou que eles têm demonstrado “evidências e efeitos favoráveis”. “Eles podem nos oferecer mais uma ferramenta nos casos em que as medidas preventivas não são eficazes”, destacou.
Assim, durante a apresentação do manifesto ‘Obesidade infantil e adolescente: diante de uma doença complexa, uma resposta integral’, por ocasião da comemoração, nesta quinta-feira, 8 de outubro, do Dia da Pediatria, ele destacou que se trata de tratamentos que “felizmente” foram desenvolvidos e que “preencheram uma lacuna que era preocupante”.
Os medicamentos “são muito caros”, custando “350 euros por mês” por paciente, observou a esse respeito o coordenador do Comitê de Promoção da Saúde da entidade, o Dr. Julio Álvarez Pitti, que ressaltou que “o que o médico quer é curar”. “Me apavora que isso acabe dependendo de um medicamento do qual só possam se beneficiar aqueles que têm condições de arcar com esse custo, e que a desigualdade continue aumentando cada vez mais”, afirmou ele, pois considera fundamental complementar o tratamento — quando indicado — com a intervenção assistencial.
Da mesma forma, Blesa pediu para não se cair na “ideia equivocada” de que, ao ter acesso a esses medicamentos — mesmo que sem financiamento —, se ignore a necessidade “de uma mudança de hábitos”. Os medicamentos “não devem ser, de forma alguma, o objetivo do tratamento da obesidade”, ressaltou, opinião compartilhada pela coordenadora do Comitê de Nutrição e Amamentação da AEP, a doutora Rosaura Leis Trabazo, que destacou a importância da prevenção.
DESIGUALDADE DE ACORDO COM O NÍVEL SOCIOECONÔMICO
Na opinião dela, no futuro “certamente haverá novos medicamentos e mudanças na prescrição, mas o que sempre está na base é o ambiente obesogênico”. De fato, ela ressaltou que isso é mais acentuado em famílias com nível socioeconômico e cultural mais baixo, nas quais há maior prevalência de crianças com sobrepeso ou obesidade.
É nesse contexto que a comunidade científica lançou o manifesto para reconhecer a obesidade infantil como uma doença crônica e complexa que requer uma resposta integral e a identificação dos determinantes sociais que tornam algumas crianças mais vulneráveis do que outras. Assim, os especialistas exigem que se comece a prevenir desde o início da vida; para isso, é necessário reforçar as estratégias de prevenção, começando já no período pré-concepcional e dedicando atenção especial aos primeiros 1.000 dias de vida.
Além disso, é necessário criar ambientes que facilitem um crescimento saudável e reduzam as desigualdades, por meio de políticas coordenadas nas áreas de saúde, educação, planejamento urbano e proteção social; garantir um atendimento integral e coordenado, liderado pelo pediatra, com equipes multidisciplinares tanto na Atenção Primária quanto no ambiente hospitalar, e circuitos de atendimento coordenados; combater o estigma e a culpabilização; e assegurar a continuidade do atendimento e a transição para a fase adulta.
A obesidade é “muito transversal”, por isso “pode afetar muitas especialidades” e também requer um trabalho coordenado com outras profissões, afirmou ele, acrescentando que são necessárias “mudanças” e o “envolvimento das administrações públicas”. De qualquer forma, ele destacou o “privilégio” de contar com pediatras na Atenção Primária e no sistema hospitalar.
PREVALÊNCIA DE 16% NA ESPANHA
Depois de Blesa lembrar que a obesidade afeta 16% dos menores de idade, aos quais se somam “mais 20%” relacionados àqueles com sobrepeso, o que evidencia “um problema alarmante”, o vice-presidente de Atenção Primária da AEP, o Dr. Guillermo Martín Carballo, destacou “a importância de preservar e reforçar o modelo de pediatria na Espanha”. Para isso, e a fim de conscientizar sobre a obesidade infantil, que é “um dos principais desafios de saúde”, ele anunciou diversas atividades na Semana da Pediatria.
Na mesma linha de conscientização, Álvarez Pitti explicou que todos os fatores que influenciam o desenvolvimento da patologia “estão inter-relacionados”, pelo que “é muito difícil de tratar”. Além disso, ela tem “impacto em praticamente todos os órgãos e sistemas”, afirmou, acrescentando que existem doenças associadas, “como diabetes e hipertensão”, além de efeitos sobre a saúde mental.
O efeito “não é homogêneo em todas as camadas sociais”, já que “é claramente visível nas mais desfavorecidas”, insistiu, ao mesmo tempo em que afirmou que a diferença em relação às camadas mais favorecidas “chega a 12 pontos” percentuais, sendo as porcentagens de 11% e 23%, respectivamente. Embora “a genética seja importante”, ele deu grande relevância aos hábitos, aspecto no qual citou o uso de telas, o sono e o sedentarismo, entre outros, e por isso reivindicou “mudanças estruturais: na regulamentação, no planejamento urbano e no acesso a recursos”.
Nesse sentido, ele considera que são necessários “muito mais recursos” e a implantação de equipes multidisciplinares, o que foi compartilhado por Leis Trabazo, que destacou diferentes profissionais, como “a enfermeira pediátrica, os nutricionistas e os especialistas em atividade física”.
Por fim, ele ressaltou que a obesidade “é estigmatizada”, e que, para esses pacientes, “as recomendações genéricas não são suficientes”. Por isso, ele expôs mais uma vez a ideia de identificar “antes” a situação e o ambiente obesogênico que afetam a pessoa.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático