MADRID, 8 out. (EUROPA PRESS) -
Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Ciências Marinhas da Andaluzia (ICMAN), centro de pesquisa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), realizado em colaboração com a Universidade de Granada, demonstra pela primeira vez que as grandes colônias antárticas de pinguins-de-barbicha são uma importante fonte natural de metano.
Esse gás de efeito estufa, embora permaneça menos tempo na atmosfera do que o dióxido de carbono (CO2), retém o calor com muito mais eficácia; por isso, saber de onde ele provém é fundamental para compreender a evolução do clima.
Até agora, a maior parte dos estudos sobre emissões de metano concentrou-se em fontes de origem humana (combustíveis fósseis, agricultura, resíduos) ou em animais domésticos, como o gado.
No entanto, grandes concentrações de fauna silvestre, como as colônias de aves marinhas nas regiões polares, podem gerar emissões de gases devido ao acúmulo e à decomposição de matéria orgânica, por meio de seus excrementos, chamados de guano.
Os pinguins, que formam alguns dos maiores e mais densos agrupamentos de aves do planeta, não haviam sido considerados até agora como uma fonte relevante de metano no inventário global desse gás.
“O guano acumulado nessas populações de aves, que chegam a reunir dezenas de milhares de indivíduos, gera focos de emissão de metano extraordinariamente intensos que, até agora, não haviam sido medidos nem quantificados em campo”, explica Alejandro Román, pesquisador do ICMAN-CSIC e primeiro autor do estudo.
A pesquisa publicada na revista *Climate and Atmospheric Science* revela que, no total, o guano gerado pelas colônias de pinguins-de-barbicha da Antártida emite cerca de 490 mil toneladas de metano por ano, uma quantidade que não havia sido determinada anteriormente e que é comparável à de outras fontes naturais já reconhecidas, como o oceano costeiro global, ou seja, a quantidade estimada que todas as zonas marinhas próximas às costas do mundo, em conjunto, liberam.
Para chegar a essas conclusões, a equipe realizou medições diretas do gás em duas grandes colônias de pinguins na Ilha Decepção, no arquipélago antártico das Shetland do Sul, utilizando analisadores de gases de alta precisão no local.
De forma complementar, foram utilizados drones equipados com sensores ópticos RGB e multiespectrais para mapear detalhadamente a superfície ocupada por guano e estimar o tamanho das populações.
A descoberta revela um componente até então não identificado do ciclo global do metano que, segundo os autores, deve ser incorporado aos futuros inventários de emissões.
A equipe destaca ainda que será necessário avaliar como as mudanças climáticas na Antártida podem alterar essas emissões no futuro, ao afetar tanto as populações de pinguins quanto as de microrganismos do solo, que, ao decompor o guano, produzem metano como parte de sua atividade.
Esta pesquisa representa uma contribuição para as atividades desenvolvidas pela Plataforma Temática Interdisciplinar do CSIC OCEANS+ e pela Conexão POLARCSIC, e contou com o apoio logístico da Base Antártica Espanhola Gabriel de Castilla e da Unidade de Tecnologia Marinha do CSIC.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático