Xinhua / Xinhua News / Europa Press / ContactoPhot
MADRID 13 out. (EUROPA PRESS) -
O presidente do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS), o professor Anthony Scott, destacou que são necessárias mais evidências sobre as vacinas contra o vírus Bundibugyo, causador do ebola na República Democrática do Congo (RDC), para fundamentar futuras decisões políticas.
“Temos dados em animais que oferecem conhecimentos valiosos, mas não podem substituir as evidências de ensaios clínicos randomizados”, afirmou ele em relação aos estudos de imunogenicidade e observacionais da “Ervebo”. Segundo o órgão, os resultados “não podem substituir as evidências sólidas da eficácia da vacina derivadas de ensaios clínicos randomizados”.
Assim foi acordado durante a recente reunião semestral do SAGE, que abordou, entre outras imunizações e além das relacionadas ao ebola, aquelas relacionadas à febre amarela, ao vírus do papiloma humano (VPH), à mpox, à difteria e à poliomielite. Assim, por ocasião do encontro, os especialistas enfatizaram a urgência de gerar evidências sólidas sobre a eficácia das vacinas por meio do estudo “Tumaini”, que permitirá uma avaliação eficiente tanto das candidatas específicas contra o vírus Bundibugyo quanto da “Ervebo”.
Scott, que demonstrou preocupação com “o elevado número de mortes entre crianças e jovens”, ressaltou que o estudo, que terá início em breve, “gerará dados urgentemente necessários sobre a eficácia do ‘Ervebo’”. Além disso, ele destacou o desenvolvimento acelerado das vacinas que têm como alvo específico o vírus Bundibugyo.
“Há duas em desenvolvimento neste momento e ambas estão avançando rapidamente na fase de desenvolvimento clínico”, afirmou ele a esse respeito. Assim, “há dois ensaios em Fase 1 em andamento, ou melhor, dois projetos de ensaio em fase inicial de desenvolvimento clínico”, sendo um da Universidade de Oxford (Reino Unido) e outro da empresa biofarmacêutica Moderna, explicou ele.
Sobre o primeiro, ele destacou que o recrutamento “começou há alguns meses e já foi concluído”. “Não sabemos exatamente quando passarão para a Fase 2 nem quando apresentarão os resultados, mas, dada a trajetória da resposta à Covid-19, sabemos que estão avançando com grande rapidez”, comemorou, pois, se as vacinas específicas estiverem disponíveis para ensaios, “podem ser incorporadas ao esquema” e “incluídas como parte de um ensaio adaptativo”.
“Esperamos que o ensaio clínico nas Fases 2 e 3 (...) comece até o final do ano”, afirmou, na mesma linha, a diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS, a doutora Kate O’Brien, que acrescentou que, portanto, “tudo está preparado para que pelo menos dois produtos avancem rapidamente”. De qualquer forma, o desenvolvimento acelerado “dependerá dos resultados de segurança e imunogenicidade do ensaio de Fase 1”, esclareceu ela.
PODE-SE CONSIDERAR A VACINAÇÃO DE MENINAS DE QUATRO A OITO ANOS CONTRA O HPV
Quanto ao HPV, o SAGE recomendou uma dose única do esquema de vacinação como a estratégia de imunização mais eficaz para a prevenção do câncer do colo do útero em meninas de 9 a 14 anos. No entanto, pode-se considerar a vacinação sistemática de meninas de quatro a oito anos com uma dose única, caso isso provavelmente resulte em maior aceitação e cobertura vacinal.
Além disso, a vacinação com um esquema de dose única pode ser ampliada sequencialmente para outros grupos-alvo na seguinte ordem de prioridade: mulheres de até 25 anos, mulheres de até 30 anos, meninos de 9 a 14 anos e meninos de até 20 anos. A esse respeito, Scott lembrou que “a cobertura global da vacinação contra o HPV é de 33%”, enquanto a meta a ser alcançada é de 90%.
A difteria também foi objeto de estudo, e os especialistas afirmaram que campanhas de vacinação podem ser consideradas em resposta a surtos para preencher rapidamente as lacunas de imunidade e reduzir a carga de doença, especialmente se forem implementadas poucas semanas após a detecção, se concentrem em áreas com baixa cobertura, alcancem as populações não vacinadas ou com vacinação incompleta e alcancem uma alta cobertura.
Em seguida, analisaram a febre amarela, seção na qual recomendaram o uso de um quinto da dose única fracionada da vacina em pessoas de 2 a 59 anos quando a disponibilidade de vacinas, as limitações financeiras ou outras restrições do programa impedirem a implementação oportuna, a escala ou a cobertura da vacinação.
Em relação à varíola dos macacos, Scott destacou que “continua sendo um problema global”, já que “foram registrados mais de 190 mil casos confirmados desde janeiro de 2022”. “As evidências até o momento indicam que as vacinas aprovadas são eficazes e apresentam um bom perfil de segurança em adultos saudáveis”, afirmou, ao mesmo tempo em que declarou que “a vacinação preventiva pode ser considerada para aqueles com alto risco de infecção ou doença grave”.
TRÊS DOSES NA POLIOMIELITE
Por fim, ele se referiu à poliomielite, doença para a qual se recomenda que todos os países que atualmente administram menos de três doses da vacina antipoliomielítica inativada na imunização sistemática adotem, sem demora, um esquema de três doses para lactentes, administradas às seis, 10 e 14 semanas de idade. Todos os países devem atingir uma alta cobertura — superior a 90% — com esse esquema e, em caso de surtos, pode-se considerar uma segunda campanha de vacinação.
“As vacinas realmente transformaram a saúde global, salvando milhões de vidas a cada ano e protegendo gerações contra doenças ameaçadoras”, afirmou O’Brien a respeito disso, como prelúdio à afirmação de que é necessário “que as decisões de imunização sejam baseadas em evidências científicas”. “Infelizmente”, a imunização “corre cada vez mais o risco de fragmentação” devido a “problemas geopolíticos, o aumento do nacionalismo, a desinformação e o enfraquecimento da confiança pública”, além de “restrições financeiras e de recursos humanos”, lamenta.
Nesse ponto, e após afirmar que a inteligência artificial (IA) pode apoiar as evidências, mas guiada “por padrões claros e sob supervisão humana”, ele destacou que “as desigualdades na cobertura vacinal continuam ameaçando o progresso”. “Neste mundo cada vez mais complexo, a política de imunização baseada em evidências nunca foi tão importante”, declarou.
O argumento foi compartilhado pela secretária executiva do SAGE, a professora Annelies Wilder-Smith, que explicou que “a política de vacinação não é estática”. “À medida que surgem novas evidências, os padrões epidemiológicos evoluem e a saúde pública precisa de mudanças e, portanto, nossas recomendações devem evoluir”, observou ela, concluindo que essa é a estratégia a ser seguida, levando em conta “o impacto na saúde pública” e na “equidade e eficácia”.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático