MADRID 23 out. (EUROPA PRESS) -
O neurologista da Unidade de Memória do grupo de saúde HM Hospitales, Dr. Roberto Sánchez-Soblechero, afirmou que, no caso da doença de Alzheimer, “nove em cada dez pacientes avaliados recebem um diagnóstico correto por meio de um exame de sangue”.
“A proteína p-tau217 demonstrou alta precisão no diagnóstico da doença”, afirmou ele a esse respeito e em relação à utilidade dos biomarcadores plasmáticos no novo processo de detecção em etapas. De fato, ele afirmou que sua incorporação na análise do paciente “provocou uma mudança no diagnóstico inicialmente proposto em 26,5% dos casos”.
Foi assim que Sánchez-Soblechero se expressou durante a realização do encontro “Doença de Alzheimer 2026: do diagnóstico biológico à medicina de precisão”, evento realizado no Hospital Universitário HM Sanchinarro, em Madri, no qual foi exposto que o número de pessoas com demência poderá ultrapassar 150 milhões em 2050 e que, aproximadamente, dois em cada três casos estarão relacionados à doença de Alzheimer.
O evento, organizado pela Fundação de Pesquisa HM Hospitales (FiHM), contou com a presença, além do especialista mencionado, do coordenador da Unidade de Memória do centro anfitrião, o Dr. Rafael Villino-Rodríguez; do diretor da Fundação CIEN, Pascual Sánchez-Juan; o diretor da Unidade de Pesquisa e Tratamento de Transtornos da Memória nos HM Hospitales, Javier Olazarán; e o coordenador científico do grupo de atendimento, o Dr. César Muñoz.
Todos eles destacaram o surgimento de biomarcadores capazes de detectar alterações biológicas associadas à doença e as novas opções terapêuticas, aspectos que estão transformando a forma de diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes. “Queremos incorporar as estratégias diagnósticas mais recentes e estabelecer um fio condutor que nos permita oferecer e aplicar as novas terapias de maneira uniforme em toda a nossa rede de hospitais”, afirmou, nesse sentido, Villino-Rodríguez.
COMPROMISSO DA HM HOSPITALES COM A DOENÇA
“Graças à pesquisa farmacêutica e ao diagnóstico precoce, começa a surgir esperança”, afirmou o presidente da HM Hospitales, o Dr. Juan Abarca Cidón, que reafirmou o compromisso “com a pesquisa, o diagnóstico e o tratamento das doenças neurodegenerativas”, além de defender que esses avanços “sejam acessíveis a toda a população”.
Por sua vez, Olazarán explicou que compreender a cronologia da doença “é fundamental para interpretar corretamente os novos avanços”. “A evolução média da doença é de 19 anos”, por isso “é fundamental olhar além do amiloide, pois a proteína tau é o fogo da doença de Alzheimer e o amiloide é apenas a faísca”, exemplificou.
Nesse sentido, os especialistas indicaram que os biomarcadores são sempre complementares à avaliação clínica, pois existem quadros como depressão, ansiedade e insônia que também podem provocar sintomas cognitivos, da mesma forma que pode existir uma patologia cerebral sem manifestação clínica visível. Por isso, o p-tau217 deve ser utilizado no contexto clínico individualizado e não como ferramenta de triagem em pessoas assintomáticas fora do âmbito da pesquisa. Em seguida, o chefe de Neurologia e da Unidade de Demência do Hospital Universitário HM Santísima Trinidad de Salamanca, o Dr. Laureano Jesús Cacho, afirmou que o exame neuropsicológico “deve combinar o histórico clínico cognitivo do paciente, as informações fornecidas por um familiar ou cuidador confiável e o uso de testes sensíveis e validados”.
Assim, ele apresentou o “CogniScan”, um novo teste cognitivo breve composto por nove itens relacionados à orientação temporal, memória diferida e o teste do relógio. O estudo apresentado, realizado com 183 pessoas e com um ponto de corte de dois ou mais erros, demonstrou uma sensibilidade de 96% e uma especificidade de 99% na detecção de deterioração cognitiva em comparação com indivíduos do grupo de controle.
PAPEL DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Além disso, a neurorradiologista do Hospital Universitário HM Sanchinarro, a Dra. Ana Ortiz de Mendivil, e a especialista em Medicina Nuclear da HM Hospitales, a Dra. María Fernanda Ollarves, analisaram o papel da ressonância magnética e da PET-Amiloide, ferramentas que permitem fornecer novas informações ao processo diagnóstico e ganham relevância no novo cenário terapêutico.
Em seguida, o membro da Unidade de Memória do Hospital Universitário HM Madrid, o Dr. Carlos Serra-Smith, e Villino-Rodríguez aprofundaram a discussão sobre as evidências científicas disponíveis relativas às terapias antiamiloides, os critérios de seleção dos candidatos e o acompanhamento necessário durante a administração desses tratamentos.
O uso desses tratamentos “exige confirmar a presença de patologia amilóide, avaliar a situação clínica individual do paciente e realizar exames de ressonância magnética que permitam detectar determinados achados que podem condicionar a indicação do tratamento”, explicaram, acrescentando que “a chegada das novas terapias não significa apenas incorporar um medicamento, mas organizar todo um percurso de atendimento que requer capacidade diagnóstica, neuroimagem, laboratório, Farmácia Hospitalar, hospital-dia, enfermagem especializada e uma estreita coordenação entre profissionais”.
Nesse sentido, o Hospital Universitário HM Sanchinarro criou uma equipe multidisciplinar composta por Neurologia, Neurorradiologia, Medicina Nuclear, laboratório, Farmácia Hospitalar e Enfermagem do hospital-dia. “Praticar a medicina de precisão não significa apenas incorporar novos exames diagnósticos, mas individualizar a abordagem de cada paciente”, afirmou Villino-Rodríguez.
Nessa linha, o circuito “FAST-TRACK” da HM Hospitales foi projetado para agilizar o diagnóstico de pacientes com deterioração cognitiva e facilitar que aqueles que possam ser candidatos às novas opções terapêuticas tenham acesso, o mais rápido possível, a uma avaliação completa.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático