Publicado 28/10/2026 10:39

Mais de 80% das mulheres com doenças reumáticas e deficiência já sofreram violência institucional no sistema de saúde

Archivo - Arquivo - Mulher no quarto com dor nas costas. Fibromialgia. Dor crônica.
FIZKES/ ISTOCK - Arquivo

MADRID 28 out. (EUROPA PRESS) -

82,9% das mulheres com doenças reumáticas e deficiência afirmam ter sofrido violência institucional no sistema de saúde no último ano; além disso, listas de espera excessivas, falta de atendimento especializado (57%), informações de difícil acesso (32,7%) e tratamento infantilizante (23%) são as situações mais citadas pelas 287 entrevistadas no relatório elaborado pela Reu+ em parceria com o Conselho Nacional das Mulheres da Espanha (CNME), no âmbito do programa europeu POWER.

O relatório entende por violência institucional toda ação ou omissão de uma instituição que viole os direitos das mulheres ou lhes imponha barreiras para exercê-los, em descumprimento do dever de diligência devida do Estado. Trata-se de uma definição jurídica, constante da legislação catalã contra a violência de gênero, e permite distinguir uma experiência negativa pontual de um padrão que se repete.

As consequências vão além da consulta, já que sete em cada dez participantes (70,4%) confiam pouco ou nada nas instituições. 72,7% relatam sintomas de depressão e 58,5%, ansiedade frequente. As autoras não interpretam esse mal-estar como uma condição prévia das pacientes, mas como uma consequência do próprio funcionamento do sistema — uma interpretação na qual coincidem a pesquisa, o grupo de discussão e as entrevistas.

O impacto se estende também ao trabalho, já que metade das entrevistadas (48,8%) afirma ter sofrido discriminação por causa de sua deficiência, e mais da metade teve que reduzir sua jornada de trabalho, mudar de emprego ou deixar de trabalhar.

A pesquisa aponta como causas o viés de gênero na assistência à saúde, a tendência de atribuir os sintomas das mulheres à ansiedade antes de concluir o diagnóstico, a invisibilidade da deficiência orgânica e um sistema de avaliação que analisa as pacientes em remissão — quando estão em seu melhor momento — e não durante os surtos.

O relatório destaca também o que denomina um “ponto cego institucional”: a administração estadual entrevistada, responsável pela avaliação da deficiência, nega por escrito a existência de diferenças de gênero nesse processo, contrariando as evidências coletadas na pesquisa, no grupo de discussão e nas entrevistas. “Se você não avalia, não há garantia”, resume Eugènia Bretones Espejo, presidente do CNME e co-pesquisadora do estudo.

O relatório é a base do Plano de Incidência Política do projeto e propõe treinamento obrigatório com perspectiva de gênero e deficiência para os profissionais da saúde, do judiciário e dos serviços sociais; protocolos de avaliação específicos para doenças que se manifestam em surtos, com revisões periódicas e a possibilidade de avaliação durante o surto; e controle efetivo da obrigação de adaptar os postos de trabalho, inclusive na Administração Pública.

Além disso, propõe a produção sistemática de dados desagregados por sexo e tipo de deficiência; o uso de audiências parlamentares e das reformas legislativas em andamento para transmitir as evidências; e o reconhecimento da violência institucional como uma questão de saúde pública.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado