Lev Radin / Zuma Press / Europa Press
Defende avançar rumo a “uma multipolaridade interconectada” e fundamentada no respeito ao Direito Internacional e à Carta das Nações Unidas
MADRID, 22 set. (EUROPA PRESS) -
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou nesta terça-feira para o risco de divisão do mundo em “dois blocos rivais” diante das crescentes tensões internacionais, em um mundo marcado por diversos conflitos e pela “redefinição do poder”, em um momento em que se avança rumo à multipolaridade, apesar da existência de sistemas de governança internacional que refletem realidades e interesses de “uma época já superada”.
“As fraturas em nosso mundo estão se ampliando, e as fendas se transformaram em abismos”, afirmou Guterres em seu discurso perante a 81ª Assembleia Geral da ONU, no qual ressaltou que “ao longo da última década eclodiram guerras com consequências devastadoras que se prolongaram com uma crueldade abjeta”.
“A população civil foi tomada como alvo. Os direitos humanos foram pisoteados. A fome foi usada como arma. Trabalhadores humanitários foram assassinados. O Direito Internacional foi deixado de lado”, lamentou, antes de destacar que “as divisões geopolíticas se aprofundaram, as desigualdades se acentuaram e a confiança se desintegrou”.
Assim, ele afirmou que, da mesma forma, nesta etapa “a crise climática deixou de ser uma ameaça distante e se tornou uma realidade cotidiana”, enquanto “a Inteligência Artificial avançou a uma velocidade que pegou de surpresa até mesmo aqueles que a criaram”. “Não se trata de crises isoladas, mas de capítulos de uma mesma história: a história do poder”, explicou.
Guterres argumentou que “a redefinição do poder está ocorrendo de três maneiras fundamentais”, sendo a primeira delas “entre os Estados, uma vez que surgiram novos pólos de influência econômica, política e tecnológica”. A isso se soma a “extraordinária transferência de poder, dos governos para um punhado de empresas privadas e indivíduos”.
“A influência desses atores já se estende à política, à economia, aos fluxos de informação, ao desenvolvimento tecnológico e ao espaço cívico do qual dependem as sociedades”, disse ele, ao mesmo tempo em que destacou que, em terceiro lugar, “os seres humanos estão cedendo cada vez mais poder às máquinas”, sendo o exemplo o caso da IA, que “está se tornando incontrolável”.
“As armas autônomas letais deixaram de ser ficção científica e estão se tornando uma realidade militar”, alertou o secretário-geral da ONU, que enfatizou que as instituições e os sistemas de governança precisam ser reestruturados diante da nova realidade, na qual “não há dúvida” de que se avança “em direção a um mundo multipolar” de forma “irreversível”.
Nesse sentido, ele argumentou que “a multipolaridade pode se manifestar de diferentes formas”, sendo uma delas “um mundo caracterizado pela fragmentação e pela transacionalidade, por tensões crescentes e por uma desconfiança mais profunda”, algo que, em sua opinião, “é, em muitos aspectos, a trajetória atual”.
“Existe outro caminho: o caminho rumo à multipolaridade interconectada”, defendeu Guterres, que afirmou que esse mundo estaria assente na “interdependência” e sustentado “por uma densa rede de conexões econômicas, políticas, sociais e tecnológicas”. “Um mundo no qual coexistem múltiplos pólos de influência dentro de um marco comum do Direito Internacional e de normas compartilhadas”, precisou ele.
“Um mundo assim pode nos ajudar a evitar as tendências hegemônicas e o que chamei de ‘a Grande Fratura’: a divisão do mundo em dois blocos rivais, com sistemas econômicos, tecnológicos e de segurança distintos”, afirmou, antes de defender uma “competição saudável” que “pode impulsionar a inovação, reforçar a resiliência e ampliar as oportunidades”.
APELO ÀS SUPERPOTÊNCIAS
Nessa linha, ele ressaltou que “as superpotências devem reconhecer que seu poder não é tão superlativo quanto parece”. “Seu poder tem limites. Os acontecimentos dos últimos anos não deixaram margem para dúvidas”, observou.
“O poderio militar, por si só, não basta para consolidar a paz. O poderio econômico, por si só, não basta para garantir a estabilidade. E o poderio tecnológico, por si só, não basta para garantir a segurança”, enumerou.
Por isso, ele defendeu um “sistema multilateral, centrado na ONU, que seja equilibrado e representativo, com instituições sólidas e eficazes que reflitam as realidades e a evolução progressiva do peso relativo dos países e das economias do mundo atual, e não as estruturas de poder de 80 anos atrás”.
“A questão fundamental é a seguinte: faremos algo para que o poder seja regido pelo direito em vez da força? Pela cooperação em vez da coação? Pelo senso de responsabilidade para com a juventude e as gerações futuras, em vez da indiferença diante de seu destino?”, questionou.
Assim, ele afirmou que “o primeiro grande desafio do poder no século XXI é a paz e a segurança” e argumentou que “a paz é muito mais do que a ausência de conflito: é a existência de limites jurídicos ao exercício do poder”, antes de insistir nos exemplos dos conflitos que abalam atualmente o Oriente Médio, a Europa e a África.
“Em todo o Oriente Médio, os conflitos se sucedem em cadeia. Os mal chamados ‘cessar-fogo’ não passaram de ‘menos fogo’, e são os civis que continuam pagando o preço. Já basta. Apelo aos líderes presentes nesta sala para que aproveitem ao máximo esta semana de alto nível e busquem a distensão e o diálogo”, destacou.
“Os combates devem cessar; a ajuda humanitária precisa fluir; e os direitos e as liberdades de navegação devem ser totalmente restabelecidos, em conformidade com o Direito Internacional”, observou ele, referindo-se à situação no Estreito de Ormuz devido à guerra no Irã.
FIM DOS CONFLITOS
Mais especificamente, ele denunciou “a situação devastadora que prevalece nos Territórios Palestinos Ocupados” quase três anos após os “abomináveis atentados terroristas perpetrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023”. “O que se seguiu foi um ataque contra a população palestina de Gaza, cujo grau de matança e destruição eu nunca vi em todos os meus anos como secretário-geral (da ONU)”, lamentou.
“Enquanto isso, a violência, os deslocamentos da população e a expansão dos assentamentos por parte de Israel na Cisjordânia ocupada estão destruindo o caminho para a paz e evocando o fantasma da limpeza étnica”, afirmou. “Não podemos permitir que a solução de dois Estados se desvaneça diante dos nossos próprios olhos”, alertou.
Além disso, ele criticou o fato de que a invasão russa da Ucrânia “mergulhou um país soberano em uma guerra brutal, o que constitui uma violação flagrante da Carta da ONU”, antes de aprofundar que “principalmente na Ucrânia, mas também, recentemente, em certas partes da Rússia, residências, sistemas de energia e abastecimento de água e a infraestrutura de transporte têm sido alvo de ataques repetidos, o que coloca em risco as cadeias de abastecimento de alimentos e energia em nível mundial”.
“No Sudão, a guerra pelo poder, alimentada por atores externos, transformou-se em uma guerra contra a população civil”, destacou, antes de lembrar que “na Birmânia há outra crise quase à beira do esquecimento, mesmo com a escalada da violência, os deslocamentos em massa e a propagação da criminalidade transnacional”.
“Esses e tantos outros conflitos são exemplos do que acontece quando o poder escapa a todo controle, a força se sobrepõe à diplomacia, os orçamentos militares disparam e se perde qualquer traço de prestação de contas. O desafio que temos diante de nós consiste em determinar se o poder será exercido de acordo com a lei ou acima dela”, concluiu.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático