Publicado 15/10/2026 07:13

A FHOEMO e a SEIOMM pedem que as mais de dois milhões de mulheres entre 45 e 50 anos sejam submetidas a exames de densidade óssea du

Fhoemo_seiomm_mulheres_pedem_avaliação_ou seja,_perimenopausa
FHOEMO/SEIOMM

MADRID 15 out. (EUROPA PRESS) -

O presidente da Fundação Hispânica de Osteoporose e Doenças Metabólicas Ósseas (FHOEMO), o Dr. Santiago Palacios, e o ex-presidente da Sociedade Espanhola de Pesquisa Óssea e do Metabolismo Mineral (SEIOMM), o Dr. Guillermo Martínez Díaz-Guerra, fizeram um apelo para que as mais de dois milhões de espanholas com idades entre 45 e 50 anos sejam submetidas a uma avaliação do risco ósseo na perimenopausa.

“Uma em cada cinco mulheres na menopausa tem osteoporose” e ocorrem “cerca de 300 mil fraturas por ano”, indicou o segundo, enquanto o primeiro lembrou que “muitas delas” poderiam ser evitadas. Por isso, Palacios destacou que essa fase é “um período crucial”, que está “relacionado a 33% da perda de massa óssea que uma mulher terá até o fim da vida”.

Assim, por ocasião da comemoração, em 18 de outubro, do Dia Mundial da Menopausa, e, no dia 20, do Dia Mundial da Osteoporose, o presidente da FHOEMO insistiu que “nos dois primeiros anos antes da menopausa e nos três anos seguintes, ocorre uma grande perda de massa óssea”, a qual, segundo ele, poderia ser prevenida. Dessa forma, o médico deve “avaliar os fatores de risco”, reservando a densitometria “apenas para os casos com indicação específica” e naqueles em que se observa risco elevado.

A esse respeito, Martínez Díaz-Guerra declarou que “a avaliação do risco deveria ser realizada em todas as mulheres, conforme indicam as diretrizes internacionais”. “Não é algo clinicamente complexo”, já que é realizada “por meio de uma entrevista” e incorporada ao prontuário médico, no qual se verifica “se há antecedentes, tabagismo, uso de corticoides” e a idade, explicou ele.

FATORES DE RISCO DE OSTEOPOROSE

Nesse sentido, Palacios citou os quatro fatores de risco mais importantes, que são: o cardiovascular, que inclui, entre outros, diabetes, hipertensão e sobrepeso; a osteoartrite; ter algum tipo de câncer; e toda a sintomatologia relacionada. Diante disso, ele enfatizou a avaliação do risco ósseo, que, em sua opinião, pode ser realizada por “qualquer médico, seja qual for a especialidade”.

“No dia em que os médicos de família se dedicarem, de verdade, à prevenção da perda de massa óssea, isso vai mudar”, afirmou ele a esse respeito, manifestando assim seu desejo de que “isso se torne uma questão prioritária para todos”. De fato, ele também convidou “toda a população” a se engajar na prevenção, já que se trata de uma doença “mais frequente em mulheres”, mas que também afeta os homens.

Nesse contexto, ele explicou que “o desafio dos médicos é a prevenção da primeira fratura” e, “quando já se tem uma”, conseguir “evitar as seguintes”. Por isso, citou “dois grupos de alto risco”, que são “as mulheres com baixo peso” e “aquelas que tiveram ambos os ovários removidos”.

“Quanto mais os estrogênios diminuem, maior é o risco de densidade mineral óssea muito baixa e de fratura”, explicou ele, ressaltando que “está comprovado que a terapia hormonal na menopausa, se for necessária, pode reduzir em 37% o risco de fratura vertebral” e em 28% o de fratura do fêmur. Justamente em relação ao tratamento, ela defende seu uso “quanto mais tempo, melhor”, mas sempre com “um manejo individualizado”.

Sobre os problemas de escassez nas últimas semanas em relação à terapia hormonal, que atualmente está disponível “tanto por via oral quanto transdérmica” e “são igualmente úteis”, ele destacou que a Agência de Controle de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) retirou, há quase um ano, “todas as indicações relacionadas às preocupações”, com exceção “do maior risco de trombose”, o que provocou “muito mais demanda”. No entanto, existem “20 tratamentos” e “pode ser que, em três meses, não tenhamos alguns, mas tenhamos outros”, afirmou.

DEPOIS DE SOFRER UMA FRATURA, O RISCO DE UMA SEGUNDA É ELEVADO

Por sua vez, Martínez Díaz-Guerra se referiu às mulheres que já sofreram uma fratura, sendo as de quadril “as que mais afetam a vida”, embora “numericamente, as mais importantes sejam as vertebrais”, que “são diagnosticadas tardiamente”. “Em mulheres com fratura, o risco posterior de fratura é altíssimo nos dois anos seguintes”, observou, acrescentando que o primeiro semestre após o evento “é a janela de oportunidade para o tratamento”, embora quatro em cada dez não recebam tratamento osteoprotetor um mês após uma fratura de quadril.

Sobre as terapias nesse contexto, ele afirmou que existem alternativas eficazes, como medicamentos antirreabsortivos, mas a tendência “é iniciar o tratamento com terapia anabólica e osteoformadora”. Além disso, é necessário “um acompanhamento de longo prazo”, que deve ser acompanhado de “recomendações nutricionais, com a suplementação de cálcio e vitamina D”, e de exercícios físicos.

Além disso, ele demonstrou especial preocupação em relação à “demanda exorbitante” por medicamentos agonistas do receptor de GLP-1. “Os pacientes perdem peso e gordura, mas, em certa medida — não sabemos qual —, também perdem massa magra e massa muscular”, pelo que “não se sabe ao certo o efeito a longo prazo sobre a massa óssea e o risco de fratura”, explicou ele, alertando que isso acendeu “um pequeno sinal de alerta” a esse respeito, pois não é possível “garantir que o efeito desses medicamentos sobre os ossos não seja prejudicial”.

Por fim, Beatriz Soto, que sofre de osteoporose há 25 anos, expôs seu caso, o “impacto psicológico” que se sofre e como ela evitou fraturas associadas a uma patologia que afeta cerca de três milhões de espanhóis, sendo 80% mulheres. “Hoje há muito mais informação”, comemorou ela, para ressaltar que é possível conviver com a doença, “mas isso exige muito esforço”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado