PICT RIDER/ISTOCK - Arquivo
MADRID 19 out. (EUROPA PRESS) -
A Sociedade Espanhola de Psiquiatria e Saúde Mental (SEPSM), juntamente com outras 20 sociedades regionais e especializadas em psiquiatria, manifestam sua oposição à entrada em vigor, em 23 de outubro, do artigo 13 bis da Lei 4/2026, que altera substancialmente os critérios para a internação psiquiátrica involuntária e a limita aos casos de “urgência vital”.
Assim, solicitam que, antes de entrar em vigor, seja esclarecido “com urgência” como será aplicada a norma que, em sua opinião, deixa sem cobertura clara quadros graves que atualmente exigem internação mediante autorização judicial: psicose com abandono dos cuidados pessoais, transtornos bipolares em episódios graves de mania, transtornos graves do comportamento alimentar ou ideação suicida de alto risco sem plano imediato.
Afirmam que compartilham os objetivos da norma: reforçar o consentimento informado, respeitar as vontades antecipadas, individualizar cada decisão e reduzir a coerção; no entanto, consideram que o limite estabelecido pela lei e a forma como ela foi aprovada colocam em risco o atendimento às pessoas com transtorno mental grave.
A SEPSM e as sociedades signatárias da área de Psiquiatria solicitam orientações claras da Procuradoria-Geral da República e coordenação com os tribunais de internação, antes de 23 de outubro, para garantir um critério homogêneo em todo o território, e uma reforma orgânica do artigo 763 da Lei de Processo Civil que incorpore um critério clínico e garantista: risco grave à vida ou à integridade, necessidade de tratamento e falta de capacidade de decisão, sempre sob controle judicial.
Além disso, exigem coerência normativa entre a Lei 4/2026 e a Lei 41/2002 de Autonomia do Paciente, com uma única definição de urgência vital. Uma vez que observam que a lei contém, ao mesmo tempo, duas definições de urgência vital que não coincidem, o que entra em conflito com a Lei da Autonomia do Paciente e se aplica antes da reforma orgânica do artigo 763 da Lei de Processo Civil.
Por outro lado, um financiamento direcionado de recursos comunitários (equipes de tratamento assertivo, hospitalização domiciliar, centros de crise e apoio às famílias) antes, e não depois, de restringir as admissões, e uma reorganização dos serviços de emergência psiquiátrica de acordo com as recomendações internacionais.
E, finalmente, a participação de psiquiatras, pacientes e suas famílias na reforma, além de uma análise de seu impacto sobre a assistência a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, garantindo que a proteção de seus direitos não implique uma redução de seu acesso efetivo aos cuidados de que necessitam.
“Compartilhamos o objetivo de reduzir a coerção e proteger os direitos das pessoas com doença mental. Mas proteger quem, em plena crise, não consegue se proteger também é respeitar seus direitos. Sem critérios claros e sem recursos alternativos, essa lei deixará muitos pacientes e suas famílias desamparados”, assinala a SEPSM, bem como as Sociedades Autônomas e Sociedades Monográficas de Psiquiatria.
Os psiquiatras alertam para a insegurança jurídica, para o aumento da carga assistencial, com maior desgaste dos profissionais, e para a transferência da responsabilidade pelo cuidado para as famílias. Neste último caso, eles lembram que, quando a internação não é possível, a responsabilidade pelo cuidado recai sobre o domicílio. “As famílias terão que conviver com um parente que não reconhece sua doença, às vezes com risco para ele ou para elas, e esperar que a situação coloque uma vida em perigo para receber ajuda”, alertam.
A lei pressupõe a existência de equipes de tratamento comunitário assertivo, hospitalização domiciliar e centros de crise, mas não os financia, “e, atualmente, não existem em número suficiente”, acrescentam.
As sociedades signatárias são a Sociedade Espanhola de Psiquiatria e Saúde Mental, a Associação Espanhola de Psiquiatria Infantil e Adolescente (AEPNYA), a Associação de Psiquiatria de Castela e Leão, a Associação de Psiquiatras da Extremadura, a Associação Espanhola de Psiquiatria Privada e a Associação Espanhola para o Estudo dos Transtornos da Comportamento Alimentar.
Também a Associação Galega de Psiquiatria, a Sociedade Andaluz de Psiquiatria, a Sociedade Aragonesa e Riojana de Psiquiatria, a Sociedade Asturiana de Psiquiatria e a Sociedade Catalã de Psiquiatria e Saúde Mental, que representam diferentes regiões da especialidade.
A essas entidades somam-se a Sociedade de Psicogeriatria, a Sociedade de Psiquiatria Clínica, a Sociedade de Psiquiatria da Comunidade Valenciana, a Sociedade de Psiquiatria de Madri e a Sociedade de Psiquiatria de Emergências Psiquiátricas, voltadas para diferentes áreas da prática e do atendimento psiquiátrico.
E completam a reivindicação a Sociedade Espanhola de Medicina Psicossomática, a Sociedade Espanhola de Patologia Dupla, a Sociedade Espanhola de Psiquiatria Legal, a Sociedade Espanhola para o Estudo dos Transtornos de Personalidade e a Sociedade de Psiquiatria do País Basco e Navarra.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático