LAURES`/ ISTOCK - Arquivo
Eles são destinados ao tratamento da hipertensão e do diabetes tipo 2, e a associação solicita que o futuro governo priorize a segurança do abastecimento
MADRID, 27 out. (EUROPA PRESS) -
A Associação Espanhola de Medicamentos Genéricos (AESEG) apresentou nesta terça-feira um relatório no qual alerta que até quatro medicamentos essenciais para o tratamento da hipertensão e do diabetes tipo 2 apresentam sinais de vulnerabilidade no abastecimento, devido à queda contínua dos preços, à redução da oferta efetiva e à crescente concentração do abastecimento.
A entidade não afirma que esses quatro medicamentos venham necessariamente a sofrer escassez, mas sim que há sinais objetivos de vulnerabilidade, por isso recomenda agir de forma preventiva.
“Não estamos dizendo que amanhã algum desses medicamentos vai faltar, mas sim que existem sinais objetivos de vulnerabilidade. A falta de estoque não começa quando o paciente não encontra o medicamento na farmácia, ela acontece muito antes”, destacou a secretária-geral da AESEG, Elena Casaus.
Os dados do relatório provêm de um estudo interno da AESEG elaborado com informações públicas e rastreáveis, incluindo o CIMA, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS), o Nomenclátor e as listas oficiais de retiradas voluntárias do Ministério da Saúde, juntamente com fontes de mercado.
Especificamente, trata-se da furosemida 40 mg/30 comprimidos, utilizada, entre outras indicações, para insuficiência cardíaca e certas formas de hipertensão arterial. A associação alerta que seu preço de venda de laboratório (PVL) passou de 1,44 euros em 2021 para 0,36 euros em 2026, o que representa uma queda de aproximadamente 75% em cinco anos. Paralelamente, o número de fornecedores passou de 19 em 2021 para 11 em 2026.
“O problema não são os 36 cêntimos, mas a redução do número de fornecedores e a concentração do abastecimento, o que torna o sistema muito mais vulnerável a qualquer incidente que afete algum deles”, destacou a diretora técnica da AESEG, María Álvarez.
Por outro lado, a metformina 850 mg, para o tratamento do diabetes tipo 2, sofreu uma redução no preço de venda ao público (PVL) da apresentação de 60 comprimidos, que passou para 0,99 euros. Dos 36 registros analisados, apenas 10 estão efetivamente comercializados. Entre 2024 e 2026, as apresentações comercializadas caíram de 15 para 10 (-33,3%) e as autorizações canceladas aumentaram de 8 para 15 (+87,5%).
No caso da hidroxicloroquina 200 mg/30 comprimidos, utilizada no tratamento de doenças autoimunes como lúpus e artrite reumatoide, o PVL passou de 7,79 para 2,97 euros em 2026, uma redução de 6,1%. Das nove autorizações analisadas, apenas cinco estão efetivamente comercializadas.
Por fim, a AESEG também destaca o caso do deflazacort, com propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras, que acumula uma erosão de preço de quase 72% e cuja oferta efetiva se reduziu em 57%.
DEFENDE A PREVENÇÃO DO RISCO
A AESEG lembra que os medicamentos genéricos têm gerado, há décadas, economias significativas para o Sistema Nacional de Saúde e ressalta que não questiona a concorrência nos preços.
A associação propõe que, quando uma redução voluntária de preço for extraordinariamente intensa ou afetar um medicamento essencial ou crítico, ou um mercado com poucos fornecedores efetivos, a Administração avalie previamente suas possíveis consequências sobre a segurança do abastecimento.
“Não somos, de forma alguma, contra a concorrência nem contra a redução de preços. Os medicamentos genéricos existem justamente graças à concorrência e têm gerado economias significativas para o sistema de saúde. O problema surge quando essa concorrência deixa de ser sustentável. Na Espanha, há medicamentos maduros que, apesar de passarem anos sujeitos a sucessivas reduções de preço, continuam sofrendo novas quedas”, afirmou Casaus.
A AESEG propõe verificar aspectos como estoque disponível, capacidade adicional de fabricação, abastecimento de princípio ativo, prazos de reposição e planos de contingência. A obrigação legal de fornecimento não implica necessariamente dispor de capacidade industrial para multiplicar a produção de forma imediata.
REFORMAR O SISTEMA
Para a AESEG, a solução não passa apenas pela atualização do limite mínimo de preço. É necessário revisar os mecanismos que permitem encadear novas reduções em medicamentos maduros que já custam centavos, especialmente o atual sistema de reduções voluntárias nos grupos homogêneos.
A associação propõe repensar o atual sistema de reduções voluntárias nos grupos homogêneos e substituí-lo por um modelo de concorrência mais ordenado, previsível e compatível com a segurança do abastecimento.
Além disso, sugere elevar de 1,60 para 2 euros de PVL por apresentação o limite mínimo do Sistema de Preços de Referência, atualizá-lo periodicamente e transformá-lo em uma proteção efetiva, além de estabelecer salvaguardas e mecanismos extraordinários de revisão para medicamentos essenciais, críticos ou em mercados vulneráveis.
SOLICITA AO NOVO GOVERNO QUE PRIORIZE O ABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS
Diante dessa situação, a AESEG exigiu que os partidos políticos e o futuro governo coloquem a segurança do abastecimento de medicamentos entre as prioridades da política de saúde e industrial. “Fazemos um apelo para que incorporem a segurança do abastecimento de medicamentos essenciais como uma prioridade das políticas de saúde”, ressaltou Casaus.
Dessa forma, a associação solicita que a próxima legislatura aborde a reforma do Sistema de Preços de Referência e das reduções voluntárias nos grupos homogêneos, a proteção dos mercados vulneráveis, a avaliação preventiva de reduções extraordinariamente intensas e uma maior coerência entre as políticas farmacêutica, industrial e de compras públicas.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático