Jesús Hellín - Europa Press
MADRID 22 out. (EUROPA PRESS) -
O presidente de Ceuta, Juan Vivas (PP), atribuiu ao governo a responsabilidade pela falta de “normalidade” em Ceuta devido ao “flagrante descumprimento” de suas “obrigações constitucionais” no que diz respeito à proteção da integridade territorial da cidade autônoma.
Em entrevista ao programa “La Mesa”, da Antena 3, divulgada pela Europa Press, Vivas criticou duramente o presidente do Governo, Pedro Sánchez, por sua “negligência em relação às fronteiras” e insistiu que, como chefe do Executivo, ele tem o mandato de proteger a integridade do território, a soberania e os direitos dos cidadãos, que “no caso de Ceuta estão sensivelmente prejudicados há três meses”.
O presidente de Ceuta questionou, por um lado, a falta de preparação nos dias que antecederam a entrada em massa de 30 de julho, já que a capacidade de acolhimento de menores em Ceuta “havia passado de 180 para 800” em uma semana. Além disso, afirmou ter feito um “pedido de socorro” a todos os ministérios envolvidos para que houvesse reforços policiais, fosse mobilizado o Exército e fosse decretada a situação de emergência.
Por outro lado, defendeu que o “ataque” à “integridade territorial” deveria ter sido respondido com “medidas proporcionais ao dano causado”, o que, em sua opinião, deveria ter sido a saída “imediata” dos migrantes que “permaneceram no local”.
“Todas essas são questões que revelam um descumprimento, por parte do governo nacional, de suas obrigações constitucionais, o que me parece absolutamente inaceitável”, afirmou.
No entanto, Vivas isentou de “qualquer responsabilidade” as forças de segurança do Estado, pois acredita que “elas fizeram o que puderam e até onde lhes foi permitido”. “Mas houve decisões políticas para que esses recursos não fossem utilizados”, acrescentou.
“DEVEMOS LEALDADE AOS CIDADÃOS”
Para Vivas, Sánchez “não está à altura da responsabilidade que se deve exigir de um presidente do Governo”, e lamentou não ter podido ter recentemente uma conversa individual com ele, além das videoconferências e das reuniões do Conselho de Segurança Nacional.
O presidente Ceutí, além disso, negou ter violado “qualquer regra de lealdade institucional”: “O que acontece é que devemos lealdade aos cidadãos. A principal lealdade devemos à Constituição; é o que juramos ou prometemos”.
Questionado sobre o papel de Rabat na crise migratória ou sobre os motivos que poderiam existir, Vivas evitou “especular”. No entanto, ele observou que “há um empenho em desculpar o Marrocos que não se corresponde aos fatos objetivos”, já que considera que o Marrocos estava “por trás da invasão” de forma “incontestável”.
Quanto à situação em Ceuta, ele afirmou que a cidade autônoma permanece “longe da normalidade”, já que, segundo os números apresentados por Vivas, ainda restam 15.000 migrantes a serem repatriados para Marrocos.
Juan Jesús Vivas explicou que a falta de um “prazo definido” gera “cansaço” e “exaustão” na população, embora não tema uma “explosão social” devido à “maturidade” do povo de Ceuta.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático