Publicado 21/10/2026 19:47

Vivas considera “inaceitável” o “incumprimento” do governo em relação às “suas obrigações constitucionais”: “Ele não está à altura”

O presidente de Ceuta, Juan Jesús Vivas, durante o Fórum ABC, em 21 de outubro de 2026, em Madri (Espanha). Este debate analisa os desafios enfrentados por ambas as cidades autônomas, especialmente após os acontecimentos na fronteira ocorridos em Ceuta no
Jesús Hellín - Europa Press

MADRID 22 out. (EUROPA PRESS) -

O presidente de Ceuta, Juan Vivas (PP), atribuiu ao governo a responsabilidade pela falta de “normalidade” em Ceuta devido ao “flagrante descumprimento” de suas “obrigações constitucionais” no que diz respeito à proteção da integridade territorial da cidade autônoma.

Em entrevista ao programa “La Mesa”, da Antena 3, divulgada pela Europa Press, Vivas criticou duramente o presidente do Governo, Pedro Sánchez, por sua “negligência em relação às fronteiras” e insistiu que, como chefe do Executivo, ele tem o mandato de proteger a integridade do território, a soberania e os direitos dos cidadãos, que “no caso de Ceuta estão sensivelmente prejudicados há três meses”.

O presidente de Ceuta questionou, por um lado, a falta de preparação nos dias que antecederam a entrada em massa de 30 de julho, já que a capacidade de acolhimento de menores em Ceuta “havia passado de 180 para 800” em uma semana. Além disso, afirmou ter feito um “pedido de socorro” a todos os ministérios envolvidos para que houvesse reforços policiais, fosse mobilizado o Exército e fosse decretada a situação de emergência.

Por outro lado, defendeu que o “ataque” à “integridade territorial” deveria ter sido respondido com “medidas proporcionais ao dano causado”, o que, em sua opinião, deveria ter sido a saída “imediata” dos migrantes que “permaneceram no local”.

“Todas essas são questões que revelam um descumprimento, por parte do governo nacional, de suas obrigações constitucionais, o que me parece absolutamente inaceitável”, afirmou.

No entanto, Vivas isentou de “qualquer responsabilidade” as forças de segurança do Estado, pois acredita que “elas fizeram o que puderam e até onde lhes foi permitido”. “Mas houve decisões políticas para que esses recursos não fossem utilizados”, acrescentou.

“DEVEMOS LEALDADE AOS CIDADÃOS”

Para Vivas, Sánchez “não está à altura da responsabilidade que se deve exigir de um presidente do Governo”, e lamentou não ter podido ter recentemente uma conversa individual com ele, além das videoconferências e das reuniões do Conselho de Segurança Nacional.

O presidente Ceutí, além disso, negou ter violado “qualquer regra de lealdade institucional”: “O que acontece é que devemos lealdade aos cidadãos. A principal lealdade devemos à Constituição; é o que juramos ou prometemos”.

Questionado sobre o papel de Rabat na crise migratória ou sobre os motivos que poderiam existir, Vivas evitou “especular”. No entanto, ele observou que “há um empenho em desculpar o Marrocos que não se corresponde aos fatos objetivos”, já que considera que o Marrocos estava “por trás da invasão” de forma “incontestável”.

Quanto à situação em Ceuta, ele afirmou que a cidade autônoma permanece “longe da normalidade”, já que, segundo os números apresentados por Vivas, ainda restam 15.000 migrantes a serem repatriados para Marrocos.

Juan Jesús Vivas explicou que a falta de um “prazo definido” gera “cansaço” e “exaustão” na população, embora não tema uma “explosão social” devido à “maturidade” do povo de Ceuta.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado