Publicado 02/10/2026 09:10

A violência criminal no Haiti já deixou cerca de 5.700 mortos em 2026

Archivo - Arquivo - 2 de abril de 2025, Haiti, Porto Príncipe: Manifestantes saem às ruas para protestar contra a insegurança e a violência das gangues em Porto Príncipe. Foto: Patrice Noel/ZUMA Press Wire/dpa
Patrice Noel/ZUMA Press Wire/dpa - Arquivo

Nações Unidas exigem uma abordagem integral para lidar com as múltiplas causas da epidemia de violência, que tem sido negligenciada e assola o país

MADRID, 2 out. (EUROPA PRESS) -

A ONU estima que cerca de 5.700 pessoas tenham morrido em 2026 como consequência da epidemia de violência criminal que assola o Haiti, especialmente desde o assassinato do ex-presidente Jovenel Moise em 2021, o que desencadeou uma ofensiva das máfias que acabou por desestruturar as forças de segurança em grande parte da capital, Porto Príncipe, e em províncias cruciais para o desenvolvimento econômico do país empobrecido, como Artibonito.

O Alto Comissário para os Direitos Humanos, Volker Turk, destacou nesta sexta-feira, em Genebra, o período especialmente crítico pelo qual o país vem passando nos últimos cinco anos e lamentou a ineficácia das medidas internacionais implementadas para conter as gangues criminosas, um inimigo que não apenas “se adaptou” a essas contingências, mas que “está se expandindo, reaparecendo em novas áreas e se rearmando constantemente”.

As operações da chamada Força de Repressão às Gangues (GSF), que atua sob o mandato do Conselho de Segurança, são insuficientes diante de massacres como os ocorridos nas últimas semanas em Gressier ou, sobretudo, aquele ocorrido no final de agosto em Kenscoff, onde a gangue liderada pelo temível gângster Johnson André, conhecido como ‘Izo 2’, assassinou 47 pessoas e sequestrou outras 50.

Além das 5.700 mortes registradas até 11 de setembro, o escritório de Turk alertou para a gravíssima onda de violência sexual que acompanha os ataques das máfias. “Mais de mil mulheres e meninas foram estupradas e os números reais, provavelmente, são muito maiores”, afirmou o Alto Comissário.

As Nações Unidas estimam ainda que as crianças representam “entre 30% e 50%” das gangues, às quais se juntam seja à força, seja voluntariamente, pois “para muitos, ingressar em uma gangue pode ser a única forma de sobreviver”.

As crianças “são exploradas, traficadas e abusadas, enquanto os mecanismos para prevenir essa situação” e reintegrá-las à sociedade “continuam, infelizmente, inadequados”, lamentou Turk antes de denunciar as “condições desumanas e degradantes” das superlotadas prisões haitianas que, em média, triplicam o número máximo admissível de detentos e onde a violência (tanto entre os presos quanto por parte dos guardas) é constante: só neste ano, pelo menos 125 pessoas morreram enquanto estavam detidas.

Como esse “caos tem raízes profundas e entrelaçadas, alimentadas pela ganância e pela impunidade, tanto dentro quanto fora do Haiti”, Turk insistiu pela enésima vez que é necessária “uma abordagem integral que vá além da segurança” , tendo em vista os laços que os líderes das gangues mantêm com “um punhado de poderosos que estão explorando e perpetuando as injustiças sofridas pela população e a fragilidade das instituições do Estado para perseguir seus próprios interesses”.

“Para salvar vidas e restabelecer a ordem, é preciso pôr fim ao fluxo contínuo e ilícito de armas e munições para o Haiti, e é essencial que o embargo de armas imposto pelo Conselho de Segurança seja plenamente respeitado e aplicado de forma eficaz”, acrescentou Turk.

O Alto Comissário pediu às autoridades que reforcem o Estado de Direito e o sistema judiciário “para pôr fim à impunidade e descongestionar as prisões” , pois é “fundamental garantir condições humanas de detenção, especialmente à medida que a Força de Repressão às Gangues intensifica suas operações”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado