ALIANZA POR EL DESARME NUCLEAR
A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, que tinha sete anos quando a bomba foi lançada, destaca que existe um “menor grau de cumplicidade” entre o governo espanhol e os EUA
MADRID, 20 out. (EUROPA PRESS) -
Michiko Kodama, sobrevivente do bombardeio atômico de Hiroshima e secretária-geral adjunta da ONG Nihon Hidankyo, agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2024, manifestou seu otimismo diante da possibilidade de a Espanha se distanciar da posição principal de seus aliados e aderir ao Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN), apesar de estar sob a proteção nuclear dos Estados Unidos.
“Temos fé de que a Espanha será a primeira a aderir ao tratado. Ela está sob a proteção nuclear dos Estados Unidos, mas não tem a mesma cumplicidade que o Japão. A gente a vê mais capaz de dizer não”, afirmou Kodama em entrevista à Europa Press durante uma visita a Madri, onde pretende participar de um evento organizado pela Aliança pelo Desarmamento Nuclear e pela Seção de Direitos Civis do Ateneo.
Nesse sentido, ele citou como exemplo a recusa feita no início deste ano pelo governo da Espanha para impedir que os Estados Unidos utilizassem as bases militares de Morón e Rota em sua operação militar no Irã.
Por outro lado, lamentou que a primeira-ministra japonesa, a ultraconservadora Sanae Takaichi, “esteja, de fato, muito próxima de (Donald) Trump”. “Ela está tentando remilitarizar o país; por isso, o Japão também será um caso mais complicado (na hora de aderir ao tratado), devido à natureza de sua aliança com os Estados Unidos”, alertou. “Na Espanha, a situação é melhor; (Pedro) Sánchez chegou a dizer que não é bom ter armas nucleares”, destacou.
“Este tratado foi adotado na ONU e não se refere à questão de um único país, mas é algo conjunto. Os Estados Unidos e a Rússia possuem a maior parte das ogivas nucleares existentes atualmente no mundo, que têm um grande poder destrutivo. Se forem utilizadas, a Terra ficará destruída”, ressaltou.
Kodama, que hoje tem 88 anos e foi vítima da bomba atômica quando tinha apenas sete, alertou que há cerca de 12.000 ogivas nucleares prontas para serem utilizadas em todo o mundo e denunciou repetidamente que elas têm “muito mais potência do que as que foram utilizadas no passado”.
As bombas utilizadas em Hiroshima e Nagasaki, conhecidas como “Little Boy” e “Fat Man”, respectivamente, tinham potência aproximada entre 12 e 20 quilotoneladas. As armas nucleares estratégicas atuais têm potências que variam entre 100 e 500 quilotons.
“É uma pena que o Japão não adira ao tratado. Isso me entristece profundamente”, enfatizou, antes de afirmar que teme uma nova guerra na região após a chegada de Takaichi ao poder, apesar de sua popularidade ter caído notavelmente desde que ela tomou posse.
“Sim, temo uma guerra. (Takaichi) quer alterar o artigo 9º da Constituição (que restringe significativamente as atividades do Exército e estipula que as Forças Armadas renunciam à guerra), mas há muitos jovens que não são a favor e se manifestam no dia 19 de cada mês”, explicou.
Sobre a inércia de líderes mundiais do calibre de Trump e do presidente russo, Vladimir Putin, que continuam proferindo ameaças sobre o uso de armas nucleares, Kodama expressou seu desejo de que eles finalmente deixem o cargo. “Que eles vão embora. Embora eu ache que, mesmo que o presidente dos Estados Unidos mude, sua postura em relação às armas nucleares não mudará muito”, ponderou.
Mesmo assim, ele alertou que essa questão “já não pode piorar”. Em relação a Putin, ele admitiu que há “muito sigilo”, por isso “é difícil saber o que ele pensa a cada momento”.
Nesse sentido, ele afirmou que “a humanidade e as armas nucleares não podem coexistir”. “É impossível manter este mundo como ele é se houver armas nucleares. O risco de um ataque é agora bem maior e, por isso, é preciso assinar o tratado. Eu já estou bem velho e vou morrer em breve, mas vocês ainda têm mais tempo pela frente e estão em perigo”, enfatizou.
Assim, lamentou que, dos cerca de 300 mil ‘hibakusha’ — nome pelo qual os sobreviventes são conhecidos no Japão — que havia inicialmente, restem agora apenas cerca de 90 mil: “Temos um fardo, uma grande responsabilidade”. “O Prêmio Nobel chegou tarde demais para nós, e muitos dos meus companheiros já haviam falecido. Lembrei-me de todos eles quando nos disseram que havíamos ganhado”, acrescentou.
SILÊNCIO E IMPUNIDADE
Apesar de as explosões ocorridas naquele mês de agosto de 1945 terem causado cerca de 120.000 mortos e milhares de feridos, durante os primeiros onze anos após o bombardeio “não se podia falar da bomba”, conforme relatou Kodama. “Primeiro, o governo americano proibiu, e depois o japonês. Só depois de uma década é que foi possível falar sobre o que realmente aconteceu”, esclareceu.
“Eu já tinha 18 anos quando começaram a agir. Durante os primeiros sete anos (da ocupação), os Estados Unidos proibiram falar sobre o bombardeio nuclear. Em todo esse tempo, nunca houve indenizações”, enfatizou, antes de acusar os Estados Unidos de usar os ataques como um “teste nuclear”.
As autoridades japonesas só começaram a reagir muito tempo depois, quando os Estados Unidos realizaram testes nucleares no atol de Bikini, com um total de 23 detonações realizadas oficialmente na região — mas quase 70, segundo a contagem geral.
Durante esses testes, que começaram no final da década de 1940 e se estenderam até 1958, os Estados Unidos detonaram uma bomba de hidrogênio de 15 megatons, o que provocou deslocamentos forçados e grande contaminação na região.
“Naquele atol foi realizado um teste com uma bomba de hidrogênio, muito mais potente do que a de Hiroshima. O governo japonês ficou alarmado e os movimentos civis foram crescendo até que foi realizada a Primeira Conferência Mundial contra as Bombas Atômicas e de Hidrogênio, realizada em agosto de 1955 em Hiroshima”, relatou Kodama.
“A partir daí, começaram a ser realizadas mais atividades e passou-se a falar das ‘hibakusha’, a procurá-las para obter mais depoimentos”, esclareceu ele, antes de acrescentar que “foi assim que nasceu a Nihon Hidankyo” em 1956. “Quando a organização foi fundada, começamos a exigir mais do governo japonês, que passou a oferecer cartões e certificados oficiais para diferenciar os diversos tipos de sobreviventes”, afirmou.
No entanto, ela insistiu que “demorou muito para que se começasse a investigar os efeitos das explosões sobre a população civil, em sua maioria pessoas simples e pobres”. “Com essas primeiras ajudas (que chegaram em 1957, doze anos depois), fomos reconhecidos como ‘hibakusha’ e pudemos receber tratamento médico gratuito”, acrescentou.
“Foi então que se começou a descobrir que a maioria das pessoas afetadas desenvolvia leucemia. Meus pais morreram de câncer e outros parentes por causas desconhecidas. Havia muita discriminação e preconceitos, principalmente contra as mulheres, na hora de se casar. “Tive sorte; achava que nunca me casaria”, esclareceu.
“Quando engravidei, fiquei muito preocupada com os possíveis efeitos sobre o feto, pois havia muitos indícios de que poderia haver problemas. Quando minha filha começou a frequentar a escola, passei a me mobilizar junto aos movimentos civis. Os professores nas escolas falavam da guerra, mas não do bombardeio, então elas me pediam para falar sobre isso”, indicou. “Aos poucos, fomos contando nossa história”, reforçou.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático