Glòria Sánchez - Europa Press - Arquivo
Ele acredita que são o PSOE e o PP que devem se aproximar do Junts e explicar o que farão após o dia 29 de novembro
BARCELONA, 18 out. (EUROPA PRESS) -
O ex-prefeito de Barcelona, Xavier Trias, recomendou que o Junts seja “habilidoso” após as eleições gerais de 29 de novembro e converse com o PSOE e o PP caso as propostas apresentadas beneficiem a Catalunha.
Em entrevista à Europa Press, ele afirmou que a melhor opção entre o presidente do Governo, Pedro Sánchez, e o líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, é a Catalunha: “Faremos o que acharmos que é bom para a Catalunha. Olha só, que se danem. Faremos o que for melhor para a Catalunha. E faremos isso se tivermos influência, não por querer fazer acordos”.
“É preciso fazer acordos? Sim, não somos estúpidos. Mas tenho certeza de que o partido não está disposto a aceitar certas coisas. E para fazer e apoiar certas coisas, você deve fazer outras. Que coisas? Coisas que beneficiem a Catalunha”, acrescentou.
NEGOCIAÇÃO E CUMPRIMENTO
Ele lamentou que a maioria dos compromissos assumidos por Sánchez com o Junts nesta legislatura não tenha sido cumprida e previu que o atual presidente do Governo não tem vida fácil porque tem “muitos problemas para resolver”, o que, segundo ele, lembra o fim do mandato do ex-presidente do PSOE, Felipe González.
Sobre o PP, ele acredita que é um partido com o qual seria possível colaborar, mas rejeitou suas alianças com o Vox e expressou sua decepção com Feijóo desde que este assumiu a liderança do partido.
“Há cinco anos, eu teria dito que ele era uma ótima pessoa. Eu até sentia simpatia por ele. Mas isso já aconteceu comigo outras vezes, como com Rajoy. O único com quem isso não aconteceu foi com Aznar; é muito difícil”, relatou.
NÃO RENUNCIAR AOS PRINCÍPIOS
Diante desse cenário, Trias defendeu que o Junts deve ser hábil, não abrir mão de seus princípios e manter-se firme em suas posições: “São eles (socialistas e populares) que devem se aproximar, não você”, insistiu.
“Vocês já nos fizeram todas as maldades possíveis e imagináveis. A culpa de Trias não ser prefeito foi de Sirera e do PP. Esquecer? Não esquecemos. Portanto, cabe a você nos explicar como vai agir” e o que fará com a Catalunha e para recuperar a confiança, ressaltou.
FALTA DE CUMPRIMENTO COM A CATALUNHA
Quando questionado se o Junts pode voltar a confiar em Sánchez, ele afirmou que eles terão de demonstrar isso “e não com base em promessas que não levam a lugar nenhum”, citando como exemplo o descumprimento das promessas de investimentos na Catalunha.
Depois de afirmar que seria mais fácil chegar a um entendimento com o PSOE se o Sumar não estivesse na equação, ele destacou a importância de colocar uma pessoa ou outra à frente de um projeto político.
URTASUN E COLAU
Sobre a esquerda, definiu o ministro da Cultura e membro da direção dos Comuns, Ernest Urtasun, como uma pessoa que age corretamente, enquanto acredita que a ex-prefeita de Barcelona e candidata da Frente Ampla, Ada Colau, “tem formas de agir altamente incorretas e é capaz de fazer qualquer coisa para tirar proveito disso”.
“Colau é uma pessoa que não está disposta a obedecer. É uma pessoa veemente e que quer mandar”, afirmou Trias, que não acredita que a entrada de Colau na política espanhola vá dar certo, o que ele interpreta como um passo para permanecer na política e receber um salário, apesar de admitir que ela é esperta e que seu nome representa uma marca forte.
APLICAÇÃO DA ANISTIA
Sobre a aplicação integral da Lei de Anistia, ele acredita que ela acabará beneficiando o PSOE porque, em sua opinião, ela demonstra um gesto de “generosidade”.
Quanto à possibilidade de isso também representar um caminho para o diálogo ou o entendimento com o Partido Popular, Trias afirmou que isso dependerá deles: “Agora, os partidos espanhóis podem usar isso como algo positivo se acreditarem que se trata de uma questão de justiça e não de uma obra de caridade”.
“O PP tem um problema. Se você passa a vida dizendo que esse cara é um desgraçado, um merda e sei lá o quê, depois, quando quiser reorientá-lo, pode se deparar com uma situação difícil. Isso já aconteceu com Aznar”, explicou.
Embora defenda que a política espanhola deva se normalizar, ele reconheceu que não é fácil e deixou claro que não devem contar com ele para fazer certas coisas, já que tentaram “afundá-lo”.
“Estou disposto a cumprimentar Jorge Fernández Díaz e, se ele me pedir perdão, como sou católico, terei a obrigação de perdoá-lo. Mas não porque eu queira perdoá-lo. Eu o mandaria para o inferno, para queimar bem”, afirmou.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático