Publicado 27/10/2026 05:23

Rubio confirma que os EUA discutiram “há muitas semanas” com Caracas o retorno de Machado à Venezuela

Archivo - Arquivo - O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
Michael Brochstein/ZUMA Press Wi / DPA - Arquivo

Defende uma reforma da “infraestrutura eleitoral” com vistas à realização de eleições livres e justas

MADRID, 27 out. (EUROPA PRESS) -

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, confirmou que Washington abordou “há muitas semanas” com as autoridades da Venezuela o retorno da oposicionista María Corina Machado, antes de destacar que a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz “não teve problemas” para entrar no país desde então e defender uma reforma institucional com vistas à realização das próximas eleições.

“Estamos bem cientes de que ela queria voltar. A única coisa que posso dizer sobre ‘facilitar’ é que, há semanas — e me refiro a muitas semanas —, conversamos com as autoridades interinas e transmitimos a elas que nossa expectativa é que ela seja venezuelana e deva estar em seu país”, afirmou Rubio em declarações à imprensa.

“Esse é o país de onde ela é. Ela deve ter autorização para voltar e deve ser permitida a sua volta sem contratempos nem problemas”, relatou, referindo-se à mensagem transmitida a Caracas, antes de acrescentar que as autoridades comunicaram, em seguida, que Machado poderia voar para o país “se assim o desejasse”. “Foi isso que comunicamos à equipe dela”, garantiu.

Rubio ressaltou que a oposicionista decidiu então voltar ao país, após o que sua equipe denunciou “obstáculos” ao seu retorno. “Isso não teve nada a ver conosco. Trata-se de impedimentos de natureza bilateral: países que, por seus próprios interesses (...) não queriam se envolver ou entrar em conflito por uma razão ou outra”, disse ele, sem dar mais detalhes a respeito.

“Do nosso ponto de vista, já há muitas semanas nos garantiram que ela poderia voltar sem enfrentar problemas. Pelo que entendi, na sua chegada (no domingo) e durante sua viagem pelo país, ela não enfrentou nenhum tipo de inconveniente ou problema: nem para entrar, nem durante sua estadia”, destacou o chefe da diplomacia norte-americana.

Por outro lado, ele enfatizou que os Estados Unidos analisam a situação em torno da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, com base em “as ações, não na retórica”, em resposta às críticas dela contra a operação lançada em janeiro por tropas americanas contra o país, que resultou em mais de cem mortos e na captura do presidente, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores.

“As ações são as seguintes: pedimos que fizessem algumas coisas no interesse da segurança nacional dos Estados Unidos, e elas as fizeram. Não vou falar de algumas delas aqui, mas elas as fizeram”, afirmou. “Basta dizer que a influência de iranianos e cubanos na Venezuela foi reduzida substancialmente, se não mesmo eliminada”, especificou.

“Pedimos que perseguissem as organizações criminosas, e eles o fizeram. Solicitamos que deportassem pessoas procuradas pelo sistema judiciário dos Estados Unidos, como Alex Saab — considerado o braço direito de Maduro —, e procederam à sua extradição”, destacou, antes de explicar que também foi solicitado a Caracas que “garantam o avanço desse processo de transição”, algo que “estão realizando”.

Nesse sentido, ele destacou que o que os Estados Unidos buscam é que haja “novas eleições” e “um novo sistema de governo”. “Além do que for dito ao longo do caminho, o importante é que isso se concretize; trata-se de um processo baseado em resultados. E, francamente, até agora, tudo o que solicitamos nesse processo, sejam reformas econômicas ou políticas, está sendo implementado”, elogiou.

REFORMA DAS INSTITUIÇÕES PARA AS ELEIÇÕES

O chefe da diplomacia norte-americana descartou a possibilidade de Caracas usar “táticas dilatórias” para atrasar a transição e reiterou que “há prazos que foram acordados e, até agora, todas as datas foram cumpridas”. “Digo isso apesar dos atrasos registrados devido ao terremoto (de junho), que desacelerou um pouco parte de tudo isso”, especificou.

“Se esse processo não funcionar, voltaremos ao ponto de partida, suponho, e é por isso que ele precisa funcionar”, argumentou, antes de enfatizar que “todos devem estar comprometidos com esse processo de transição”. “Isso inclui as autoridades interinas, e não há indícios de que elas não estejam dispostas a cooperar com esse processo no que diz respeito à forma como a transição deve ocorrer”, acrescentou.

“Ninguém vai nos fazer esperar. Reconheço o cronograma, o prazo e as limitações. Na melhor das hipóteses, ficarei neste cargo por mais dois anos e dois meses; portanto, pretendo que isso avance antes de eu deixar o cargo”, afirmou Rubio, que se mostrou “otimista” quanto à possibilidade de concretizar uma transição política na Venezuela.

Dessa forma, ele adiantou que, para que o processo seja bem-sucedido, é necessário mudar a “infraestrutura atual” para a realização de eleições, já que a atual “foi projetada pelo regime de Maduro para manipular as eleições”. “Essa infraestrutura deve ser substituída para que as eleições sejam válidas”, argumentou.

“Como pode haver eleições legítimas na Venezuela quando o Conselho Eleitoral é controlado por pessoas leais a um único lado, com o poder de decidir que determinados indivíduos não possam se candidatar e, portanto, não apareçam nas cédulas eleitorais? Como pode haver uma eleição legítima na Venezuela quando existe um Supremo Tribunal totalmente politizado, disposto a decidir que tudo o que o regime deseja é legal e permitido?”, questionou.

“É necessário mudar a infraestrutura eleitoral, e não daqui a dez, cinco ou dois anos, mas rapidamente, de acordo com os prazos que estabelecemos”, reiterou. “Acredito que estamos obtendo avanços reais nesse sentido. No entanto, se alguém tentar sabotar esse processo, estará causando um grave dano à Venezuela”, advertiu.

A ALTERNATIVA AO PROCESSO ATUAL “SERÁ PIOR”

Por isso, ele destacou que a Venezuela “tem duas opções”, uma das quais passa por “um período de reconciliação e reforma para que possam ocorrer eleições que resultem não apenas em um governo democraticamente eleito, mas em uma república duradoura”. “Essa é a opção A, e o único processo que nos leva até lá é aquele em que estamos envolvidos agora”, explicou.

“Se esse processo não der certo, a alternativa será pior. Essa alternativa consistirá, ou em violência e conflito armado dentro do país, ou em voltar à situação que prevaleceu nos últimos 20 anos, a qual não foi boa para o povo da Venezuela”, destacou.

“Meu interesse é garantir que a Venezuela possa contar com uma república funcional, com um sistema jurídico onde haja uma oposição, mas também um partido majoritário; onde as pessoas, a cada quatro, cinco ou três anos, conforme decidirem, vá às urnas para eleger uma nova Assembleia Nacional e novos presidentes, alternando-se no poder, assim como ocorre em muitos outros países da região”, enumerou.

Rubio explicou que isso deve incluir também “uma economia que tenha a oportunidade de prosperar, de modo que não apenas aqueles que vivem lá atualmente possam permanecer no país, mas que os seis ou sete milhões de pessoas que foram obrigadas a fugir também possam retornar”. “Muitos deles desejam voltar para a Venezuela, embora agora estejam espalhados pelo mundo inteiro”, destacou.

“Quero que tudo isso aconteça sem derramamento de sangue, sem uma guerra civil e sem cair novamente em um ciclo interminável de sanções, ameaças e confrontos constantes. Estamos tentando dar a esse processo uma chance de dar certo”, afirmou Rubio, que ressaltou que, neste momento, estamos “mais perto” do que nunca de alcançar esses objetivos de Washington.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado