Marta Fernández - Europa Press - Arquivo
O relatório alertava para a “situação financeira crítica” da entidade após a gestão de Irene Lozano
MADRID, 4 out. (EUROPA PRESS) -
A presidente do Tribunal de Contas, Enriqueta Chicano, comparecerá nesta terça-feira perante a comissão mista responsável pelas relações com esse órgão fiscalizador para explicar o relatório sobre a “situação financeira crítica” que a Casa Árabe enfrenta e que provocou, nos últimos meses, um conflito entre o Ministério das Relações Exteriores, por um lado, e a Comunidade de Madri e a Prefeitura de Madri, por outro.
Esse relatório abrange os exercícios de 2023 e 2024, durante os quais Irene Lozano, ex-deputada do PSOE e que ajudou o presidente do Governo, Pedro Sánchez, a elaborar seu “Manual de Resistência”, esteve à frente dessa entidade, e nele o Tribunal de Contas conclui que “a entidade encontra-se em uma situação financeira crítica que afeta sua viabilidade, devido aos déficits anuais contínuos e às importantes deficiências do imóvel em Madri, o que obriga a adotar medidas urgentes para sanar a situação”.
Além disso, o documento, consultado pela Europa Press, detalha que ocorreram resultados negativos recorrentes, próximos a um milhão de euros por ano, com despesas de gestão ordinária de 3,2 milhões de euros em 2023 e 3,3 milhões de euros em 2024, que foram compensadas mediante o uso do saldo de caixa.
E alerta que, levando em conta as “importantes deficiências nas coberturas, no telhado, na umidade e no sistema de climatização” que sua sede em Madri, localizada nas Escuelas Aguirre, apresenta, “se fosse necessário arcar com alguma das despesas urgentes decorrentes dessas deficiências, o saldo disponível se esgotaria em 2026”.
Chicano terá agora a oportunidade de explicar as conclusões do relatório e responder às perguntas que lhe forem feitas pelos deputados e senadores que integram a Comissão Mista para as Relações com o Tribunal de Contas, que se reunirão na terça-feira à tarde na sede do Senado.
SAÍDA DA COMUNIDADE DE MADRID
Após o divulgamento do conteúdo do relatório, a Comunidade de Madri, que faz parte do consórcio público da Casa Árabe juntamente com o Ministério das Relações Exteriores e a Prefeitura de Madri, bem como a Junta da Andaluzia e a Prefeitura de Córdoba, onde há uma segunda sede, anunciou sua saída do consórcio.
Em sua carta de notificação, a Comunidade de Madri afirmou que, nos últimos anos, havia observado “com preocupação” uma “série de dinâmicas” que considerava “incompatíveis” com os princípios que “devem prevalecer em toda entidade pública” e argumentou que o relatório do Tribunal de Contas “vem confirmar” as dúvidas do Executivo regional sobre a gestão liderada por Irene Lozano, com “decisões e ações que repercutiram negativamente na credibilidade da instituição”.
Nessas circunstâncias, Irene Lozano divulgou um comunicado para negar categoricamente que lhe possa ser imputado qualquer “traço de corrupção” em sua gestão como diretora-geral da Casa Árabe, cargo que deixou em fevereiro de 2025, e se mostrou disposta a recorrer aos tribunais para defender sua reputação, caso seja necessário.
Além disso, a ex-deputada socialista denunciou que a decisão do governo de Isabel Díaz Ayuso de se retirar da Casa Árabe foi “uma decisão política” e que o “déficit” com o qual a justificava era “estrutural desde 2012 e tem origem nos cortes do governo de Mariano Rajoy, após a crise financeira e econômica”.
A PREFEITURA PEDE O DESOCUPO DA SEDE
Apesar da polêmica gerada, a Prefeitura de Madri decidiu, na época, permanecer no consórcio, embora tenha afirmado que se manteria “atenta”, para voltar a colocar a Casa Árabe no centro das atenções em junho passado, quando o prefeito, José Luis Martínez Almeida, anunciou que pretendia recuperar o prédio que abriga a sede.
A Prefeitura da capital deu prazo até 1º de setembro para que o Ministério das Relações Exteriores desocupasse as Escuelas Aguirre, alegando como motivo o mau estado de conservação do prédio, mas também citando a gestão realizada durante o mandato de Irene Lozano.
Durante o mês de julho, ocorreram alguns contatos para tentar resolver a situação, inclusive por meio de uma ligação entre o ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares, e o próprio Almeida, mas não foi possível resolver as divergências.
Diante dessa situação, Almeida acusou, no próprio dia 1º de setembro, o Ministério das Relações Exteriores de “ocupação ilegal” da Casa Árabe, por não ter procedido à desocupação do prédio, acusação da qual se defendeu o departamento dirigido por Albares.
Um mês depois, o impasse persiste. A Prefeitura da capital denunciou que o Ministério das Relações Exteriores se recusa a convocar o Conselho Diretor que permitiria abordar a questão, enquanto o Ministério alega que Madri só pode retirar sua contribuição ao consórcio — que é justamente o prédio das Escuelas Aguirre — se outro dos membros do consórcio se retirar, e afirmam que a saída da Comunidade de Madri, embora anunciada há meses, ainda não se concretizou.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático