Ela reconhece que, nestes tempos de incerteza, desigualdades e conflitos, os jovens têm “dúvidas”
OVIEDO, 23 out. (EUROPA PRESS) -
A Princesa Leonor quis enviar uma mensagem de esperança nestes tempos de “incerteza” e “caos”, nos quais os jovens, como ela reconheceu, sentem “desencanto” e também percebem uma “falta de perspectivas” na hora de planejar seu futuro e de contar com um emprego ou uma moradia, durante a cerimônia de entrega dos Prêmios Princesa das Astúrias.
Em linha com seus discursos dos últimos anos, nos quais falou sobre os desafios enfrentados pelos jovens de sua geração, a herdeira do trono quis apresentar aos premiados e aos presentes na cerimônia no Teatro Campoamor as perguntas e dúvidas que a juventude enfrenta.
A Princesa das Astúrias começou com uma referência ao passado, à primeira cerimônia de entrega dos prêmios em 1981 e à mensagem que, em nome de María Zambrano — premiada na época e que vivia no exílio —, foi lida por José Ortega Spottorno. A mensagem dirigia-se a Felipe VI, na época ainda príncipe e com apenas 13 anos, para dizer-lhe que nele “se acende uma luz na qual palpita uma presença onde se unem a juventude e o inédito, esperança de uma história que se abre”.
Conforme explicou, ela quis resgatar essa mensagem que falava de esperança para refletir “sobre o que ela nos oferece diante das perguntas que muitos de nós nos fazemos hoje”. “Nós, jovens, nos fazemos perguntas”, admitiu a princesa Leonor com “uma mistura de vertigem e ilusão”.
“Como manter o entusiasmo nestes tempos de profundo desencanto social, de descrença e desigualdades, de conflitos, extremismos, populismos, guerras tecnológicas e híbridas, realidades líquidas, realpolitik, ameaças, incerteza — tudo amplificado nas redes sociais... os indicadores macroeconômicos e o custo de vida”, questionou.
A filha mais velha dos Reis, cuja intervenção foi acompanhada com atenção e orgulho visível pelos pais, assim como pela Infanta Sofia, destacou que estes também são tempos “de esforço e de trabalho silencioso de muitos, de buscar a autenticidade diante do virtual, de debater sobre o valor da imperfeição humana diante da suposta perfeição da máquina”.
Os jovens de sua geração, acrescentou ela, também se perguntam como lidar com “tal complexidade”, como assimilar “a velocidade e o desencanto, o que muitos consideram falta de expectativas e impossibilidade de planejar uma vida, ter um bom emprego, uma casa...”, mencionando assim um dos principais debates das últimas semanas na Espanha, que levou a acampamentos em muitas cidades por todo o país.
NECESSIDADE DE CONFIAR
“Mas diante de tal caos”, ela quis se mostrar “nem ilusa nem apocalíptica, nem cínica nem dramática”, mas sincera para defender a importância de observar as conquistas alcançadas pelos premiados nesta edição e também a “necessidade de confiar”.
“Será que estes tempos são mais sombrios do que os anteriores? Faz sentido vir todos os anos a Oviedo para agradecer a essas mulheres e a esses homens que hoje estão sentados aqui, neste palco, cuja vida e obra nos ajudam a confiar? Sim, faz sentido”, afirmou.
Depois de comentar sobre os diversos premiados e elogiar suas conquistas, a Princesa Leonor relembrou seu discurso de dois anos atrás, quando se referiu à esperança citando Serrat, Prêmio de Artes 2024. Na ocasião, ela citou sua famosa estrofe: “hoje pode ser um grande dia e amanhã, também”.
“Recorro a ela novamente, justamente porque percebo certo desânimo, talvez ceticismo, talvez indignação...”, justificou ela, para citar também o ex-presidente tcheco Václav Havel, igualmente entre os agraciados com o Prêmio Princesa das Astúrias, que “dizia que a esperança não é a convicção de que as coisas vão dar certo, mas a certeza de que há coisas que fazem sentido e que vale a pena defender, aconteça o que acontecer”.
“Por isso, continuo respondendo a mim mesma: sim, faz sentido homenagear essas mulheres e esses homens. E lembrar agora um verso de Paul Valéry que Miyazaki, um dos fundadores do Ghibli, resgatou em uma de suas obras: ‘O vento se levanta... É preciso tentar viver!”, concluiu ela, referindo-se assim aos estúdios japoneses premiados nesta edição na categoria de Comunicação.
HOMENAGEM AOS PREMIADOS
Pelo terceiro ano consecutivo, coube à princesa Leonor proferir o discurso de homenagem aos premiados nas oito categorias dos prêmios, após ter protagonizado pela primeira vez sozinha, sem a companhia de Felipe VI e Letizia, a tradicional recepção a todos eles, realizada nesta manhã no Hotel de la Reconquista.
Sobre Timothy Garton Ash, Prêmio de Ciências Sociais, ela destacou que ele conquistou de merecimento o título de “britânico mais europeu” e convidou a todos a lerem sua obra, ressaltando que ela “ajuda a compreender o que acontece na Europa”.
Ela também convidou a leitura da obra de Julian Barnes, Prêmio de Letras. “Façam isso se quiserem rir, chorar, desmoronar ou se entusiasmar. Tudo ao mesmo tempo”, exortou. “Nenhuma IA será capaz de reproduzir a emoção que sua obra provoca”, assegurou a herdeira do trono.
Quanto ao estúdio Ghibli, ela contou uma anedota para relembrar que foi a rainha Letizia quem a levou para assistir a ‘Ponyo no Penhasco’ junto com a infanta Sofia, para quem, aos dois anos, foi a primeira vez no cinema. “O cinema educa”, avaliou ela, “mesmo quando não tem essa intenção”, destacando que os filmes do estúdio japonês “mostram princesas guerreiras e corajosas”, bem como respeito pela natureza.
Sobre o jogador de futebol Lionel Messi, ganhador do Prêmio de Esportes, ela destacou sua “trajetória única” , enquanto que, sobre a cantora Patti Smith, agraciada com o Prêmio de Artes deste ano, comentou que, ao ouvir suas canções, acreditou “compreender o sentido de reconhecer o olhar inconformista de uma artista integral, cuja autenticidade e vida se fortalecem com a idade”.
A Princesa das Astúrias defendeu que “preservar o patrimônio vegetal e garantir a segurança alimentar e a diversidade de culturas faz todo o sentido do mundo”, celebrando assim o Prêmio de Cooperação, concedido ao Cofre de Sementes de Svalbard, na Noruega. “Aqui são guardadas sementes duplicadas de quase 200 bancos de genes de todo o mundo que podem estar ameaçados por guerras, inundações, incêndios, determinadas decisões políticas ou falta de recursos — um projeto científico útil e universal”, destacou.
“Quem achar que é possível prosperar sozinho e sem levar ninguém em conta, que converse com Christina Koch”, continuou ele, elogiando a astronauta norte-americana, premiada na categoria Concórdia. A 400 mil quilômetros da Terra, afirmou ele, Koch pôde constatar que “compartilhamos tudo, estamos conectados, estamos condenados a nos entender”.
“E faz sentido que seja assim: isso nos faz compreender que somos menores do que pensamos e menos importantes do que acreditamos, mas sempre responsáveis por cada palavra e ação; responsáveis pela maneira como nos conduzimos na vida a cada dia”, destacou.
Por fim, sobre os químicos David Klenerman e Shankar Balasubramanian e o biofísico Pascal Mayer, premiados na categoria de Pesquisa, ele comemorou que “eles conseguiram transformar o que antes era um processo demorado e caro em algo rápido, barato e eficaz”.
“Esse sequenciamento massivo e paralelo de DNA faz sentido porque permite avanços em muitas áreas da biomedicina, com aplicações na prática clínica em doenças infecciosas, câncer e doenças raras”, elogiou ele, destacando que “essa proeza científica se baseou, como tantas vezes, na colaboração e no trabalho em equipe”.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático