MADRID 28 out. (EUROPA PRESS) -
O grupo de policiais nacionais e guardas civis que se trancou no Ministério do Interior abandonou, na madrugada desta quarta-feira, a sede do órgão dirigido por Fernando Grande-Marlaska, após ter sido “expulso” por outros agentes e “ignorado” pelo governo.
Vários sindicatos da Polícia Nacional e associações profissionais da Guarda Civil anunciaram nesta terça-feira sua decisão de realizar um “encerramento pacífico e por tempo indeterminado” no Ministério do Interior, após considerarem fracassadas as negociações com a Secretaria de Estado de Segurança para garantir uma “aposentadoria digna”.
A ocupação contou com o apoio do SUP, Jupol e UFP, por parte dos sindicatos da Polícia Nacional, bem como de representantes da AUGC, Jucil, AEGC, ASES-GC e União dos Cabos, no caso das associações profissionais da Guarda Civil.
Em declarações à imprensa após deixar o Ministério, o secretário-geral do JUPOL, Aarón Rivero, denunciou que “mais uma vez” os policiais e guardas civis foram “desprezados” e “jogados aos pés dos cavalos” pelo Ministério do Interior.
Segundo explicou, agentes da Unidade de Prevenção e Reação (UPR) pediram que eles deixassem a sede do ministério, ao que concordaram para não colocar seus colegas “em uma situação comprometedora” e “evitar represálias legais”, pois, conforme afirmou, foram ameaçados com “uma acusação de desobediência” que “poderia até mesmo envolver a ocupação de um prédio público”.
“Decidimos sair pacificamente porque o que se seguiria teria sido, talvez, uma cena que não beneficiaria a ninguém”, disse o secretário-geral da Jupol, que explicou que se reuniram com a secretária de Estado da Segurança, Aina Calvo, a quem repreenderam por ter “quebrado a mesa de negociação” e dado a ordem de expulsão.
Rivero defendeu que a reivindicação continua “totalmente válida” para que a Polícia Nacional “seja reconhecida como profissão de risco” e tenha “as mesmas condições” que a polícia local e autônoma.
NEGOCIAÇÃO EM UMA MESA TÉCNICA
Após o anúncio da convocação de eleições gerais para 29 de novembro, uma dúzia de sindicatos da Polícia Nacional e associações profissionais da Guarda Civil exigiram que o Ministério do Interior encerrasse a negociação em andamento para melhorar suas condições de aposentadoria antecipada.
Especificamente, enviaram um ofício à secretária de Estado da Segurança, Aina Calvo, solicitando a realização de uma reunião. Segundo os sindicatos, a reunião ocorreu nesta terça-feira, e foi-lhes informado que não seria possível atender à demanda por uma aposentadoria digna devido à convocação das eleições gerais.
No último dia 23 de setembro, após a reunião da mesa técnica, os sindicatos informaram que a negociação para atender à sua reivindicação histórica de melhorar a aposentadoria antecipada — equiparando-a à de outros corpos autônomos e locais — avançava em “bom ritmo”, uma vez que a Secretaria de Estado de Segurança aceitou novidades de “grande alcance”.
Os representantes dos policiais e da Guarda Civil referiam-se à melhoria da aposentadoria para o grupo C1, chegando a aproximadamente 39.000 euros, e para o grupo A2, que alcançaria a aposentadoria máxima tanto no Regime Geral de Previdência Social quanto no Regime de Aposentadoria dos Funcionários Públicos.
“A aposentadoria deixa de ser calculada com base em valores congelados no passado e passa a refletir a evolução real dos salários”, indicaram a SUP e a AUGC.
A Jupol e a Jucil também reagiram à proposta da Secretaria de Estado de Segurança, mas, neste caso, para evitar o “triunfalismo” e lembrar que sua exigência passa por “elevar para 39.000 euros a aposentadoria anual dos policiais nacionais e guardas civis do grupo C1”.
O sindicato UFP foi outro que avaliou “favoravelmente” a proposta do governo, embora a considerasse insuficiente para fixar o valor regulador “em um mínimo de 39.000 euros anuais”. “Há avanço, mas ainda não há acordo”, acrescentou.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático