Publicado 22/09/2026 04:46

Pezeshkian promete “defender com firmeza” as posições do Irã perante a Assembleia Geral da ONU

20 de setembro de 2026, Teerã, Irã: O presidente iraniano Masoud Pezeshkian preside uma reunião do gabinete com a presença de membros de seu governo em Teerã.
Iranian Presidency / Zuma Press / Europa Press

Araqchi critica a postura ocidental diante das ações de Israel e pede que se trabalhe para “restaurar a confiança” na Organização das Nações Unidas

MADRID, 22 set. (EUROPA PRESS) -

O presidente do Irã, Masud Pezeshkian, prometeu nesta terça-feira “defender com firmeza” as posições de Teerã no âmbito de sua visita a Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, em meio ao conflito em curso no Oriente Médio devido à ofensiva lançada de surpresa em 28 de fevereiro pelos Estados Unidos e por Israel contra o país asiático.

“Defenderemos com firmeza as posições do Irã nos fóruns internacionais”, afirmou antes de iniciar sua viagem a Nova York, antes de destacar que as questões que abordará na ONU “são uma expressão da opressão iraniana, dos crimes cometidos e da desconfiança que se gerou” em consequência da referida ofensiva.

Assim, ele ressaltou que o Irã “foi, em várias ocasiões, à mesa de negociações e assinou acordos”, apesar disso, “todo mundo viu como os compromissos não foram respeitados e os acordos foram violados (pelos Estados Unidos)”, conforme divulgado pela emissora de televisão pública IRIB.

“Não se pode obrigar as pessoas a obedecer. O que acontece em Gaza, na Palestina, na Síria, no Iêmen, no Irã e em outros lugares reflete a realidade que as pessoas observam em todo o mundo”, explicou Pezeshkian, que acusou “os inimigos” de “bloquear todas as vias possíveis para forçar a nação iraniana a se render”.

“Os inimigos bloqueiam todos os caminhos possíveis para forçar a nação iraniana a se render. Como não conseguiram atingir seus objetivos por meios militares, tentam agir por outras vias (...) e procuram tirar o máximo proveito de nossas fraquezas para nos levar a uma situação de fragilidade e à rendição a partir de dentro”, concluiu.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, já se encontra em Nova York, de onde destacou que sua viagem “ocorre após a guerra covarde desencadeada pelos Estados Unidos e pelo regime sionista”, que provocaram “um estado de guerra” na região do Oriente Médio.

“É natural que nosso objetivo principal seja estar presente em uma plataforma internacional de grande porte para defender a legitimidade, os direitos e os interesses do povo iraniano. As Nações Unidas constituem a maior plataforma internacional”, argumentou ele, antes de ressaltar que, embora “o grau de sucesso” do organismo na hora de “alcançar seus objetivos de estabelecer a paz, a segurança e a justiça” seja algo “em debate”, o certo é que “ela oferece aos países uma tribuna para transmitir suas posições e mensagens ao mundo”.

Araqchi esclareceu que, diante da situação atual, a Assembleia Geral da ONU servirá este ano “para denunciar a opressão sofrida pelo povo iraniano e para homenagear os mártires do Irã” vítimas da ofensiva dos Estados Unidos e de Israel, entre eles o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, assassinado logo no início do conflito junto com outras altas autoridades iranianas.

Dessa forma, ele denunciou que há países que “se arrogam o direito de agir como bem entendem” no cenário internacional, “sem demonstrar qualquer respeito pelas instituições internacionais, pelo Direito Internacional nem pela consciência coletiva da humanidade”.

“Vemos que um regime criminoso como o regime sionista tem total liberdade para agir como bem entender e, infelizmente, os países ocidentais e europeus, que se consideram defensores dos Direitos Humanos e do Direito Humanitário, permanecem em silêncio diante dessa situação”, criticou.

“Não vimos nenhuma condenação séria por parte desses países em relação ao que ocorre na Palestina, em Gaza, no Líbano e no Irã, nem sobre os crimes cometidos; em contrapartida, basta que surja algum problema em um canto de um país como o Irã para que derramem lágrimas de crocodilo, suspiram e se lamentem”, ironizou.

Por isso, reconheceu que “é natural que não reste nenhuma confiança em uma organização influenciada por esses países”, em referência à ONU, antes de enfatizar a importância de manter um debate sobre “como recuperar essa confiança” e de explicar à comunidade internacional “como a confiança na ONU foi perdida e como ela poderia ser restaurada”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado