Os familiares das vítimas continuam exigindo respostas e que, caso a oposição vença, cumpra sua promessa de criar uma comissão de inquérito
TEL AVIV, 27 out. (Da correspondente especial da EUROPA PRESS, Leyre Guijo) -
Para Eyal Eshel, assim como para muitos familiares dos mais de 1.200 israelenses assassinados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, é muito difícil ver que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, continue no cargo mais de três anos depois e ainda não tenha prestado contas pelo que consideram uma falha na segurança de Israel. No caso dele, é ainda mais doloroso porque sua filha, Roni Eshel, assim como muitas outras colegas da base de Nahal Oz, bem próxima a Gaza, já vinham alertando há algum tempo que o grupo terrorista estava planejando algo.
Roni tinha pouco mais de 19 anos e faltavam-lhe apenas cinco meses para concluir o serviço militar. Naquele dia fatídico, ela estava na sala de comando da base quando o Hamas atacou. Ao lado dela estavam a espanhola Maya Villalobos e outra colega. As três deram o alarme pelo rádio quando o ataque começou e as três, assim como outras quatorze colegas, morreram queimadas vivas dentro do posto de comando, depois que os milicianos derramaram gasolina pelos dutos do ar-condicionado e atearam fogo.
Eyal levou 30 dias para saber realmente o que havia acontecido com sua filha, já que, a princípio, disseram a ele que acreditavam que ela tivesse sido sequestrada e levada para Gaza. No entanto, ele sabia que, na hora do ataque, ela deveria estar em seu posto, já que haviam conversado por telefone algumas horas antes. “Ela foi identificada pelo DNA”, explica ele em um encontro com vários meios de comunicação, incluindo a Europa Press, organizado pela Fuente Latina.
A jovem, assim como outras colegas antes dela, havia informado aos seus superiores que havia visto milicianos treinando e pastores que se aproximavam com seus rebanhos até a cerca da fronteira, onde foram cavados buracos para esconder as armas utilizadas no ataque, além de inúmeros drones de reconhecimento que tiravam fotos e gravavam vídeos. Mas “ninguém as ouviu”, lamenta Eyal, que considera que isso não se deveu ao fato de serem meninas, mas sim porque eram soldados rasos e o “ego” dos oficiais prevaleceu.
“Haverá um ataque”, ele lembra que a filha lhe disse, mas ele sempre tentou tranquilizá-la. “Eu dizia a ela que nada aconteceria, que tínhamos um Exército forte”, acrescenta, visivelmente entristecido pelo fato de sua filha ter tido razão e de que, três anos depois, ninguém lhes tenha esclarecido por que o posto ficava a menos de 800 metros de Gaza e por que não tinham armas. Também por que ninguém se preocupou com o fato de que 6 de outubro foi o dia mais tranquilo desde 1948, segundo ele, já que ninguém se aproximou de nenhuma das fronteiras.
O GOVERNO SABIA, E NETANYAHU TAMBÉM
“Todo o governo sabia, especialmente o primeiro-ministro”, afirma Eyal, que faz parte do Conselho de Outubro, formado por familiares das vítimas do atentado e que, até o momento, conseguiu reunir muito mais informações do que o Executivo gostaria, segundo ele. “O que sei hoje é que o primeiro-ministro sabia de tudo muito antes de 7 de outubro”, ressalta.
Apesar de tudo, Netanyahu “nunca se reuniu conosco e nunca conversamos”, comenta Eyal, que garante não querer falar sobre o primeiro-ministro. “Tudo o que quero é que ele e seu governo saiam da nossa vida e que reconstruamos Israel”, afirma, pois considera que “algo precisa mudar” para que as crianças possam ter “uma vida boa, com bons oficiais no Exército e boas pessoas no governo”.
Por outro lado, assim como as vítimas e os familiares daqueles que foram assassinados no dia 7 de outubro, ele clama por uma comissão de inquérito, algo que até agora a coalizão governista se recusou a fazer. Nesse sentido, ele confia que a oposição cumpra sua promessa eleitoral. Segundo ele, todos os seus líderes “prometeram isso”, a começar pelo próprio Gadi Einsekot, o ex-chefe do Exército que tem chances de destituir Netanyahu. “Todos eles prometeram”, ressalta.
Eyal espera que, em última instância, tanto Netanyahu quanto outras altas autoridades acabem “assumindo responsabilidades” pelo que ocorreu não apenas no dia 7 de outubro, mas também nos dias e meses anteriores. “Acredito na justiça em Israel e eles precisam estar na prisão. Não quero pensar que perdi minha filha e que eles vão ficar livres nas ruas”, afirma.
COMPROMISSO DA OPOSIÇÃO
“A primeira decisão que tomaremos depois de formarmos um novo governo liderado por Gadi Eisenkot será a criação de uma comissão de inquérito para esclarecer o massacre de 7 de outubro e compreender o que aconteceu e por que ocorreu essa falha sistemática”, afirma Lianne Pollack-David, candidata do partido Yashar, do ex-militar, para estas eleições.
“Isso não é apenas uma obrigação moral para com as comunidades, para com os familiares, para com os reféns, com a nação, mas é algo que realmente devemos a nós mesmos, como país, para que possamos aprender e entender o que aconteceu e garantir que isso não se repita”, ressalta ela, defendendo que isso também “é um símbolo do restabelecimento dos valores de responsabilidade e prestação de contas” por parte dos líderes políticos, que haviam se perdido.
Essa promessa também é reafirmada pelo ex-ministro Eitan Ginzburg, candidato pelo partido “Juntos”, liderado pelos ex-primeiros-ministros Naftali Bennett e Yair Lapid e que faz parte do bloco de oposição. “Quando ocorreu o 7 de outubro, todos estavam do nosso lado e agora, três anos depois, estamos isolados e alguém precisa assumir a responsabilidade”, afirma ele, esclarecendo que esse alguém deve ser o governo de Netanyahu.
Enquanto isso, o Executivo se defende. O ministro da Diáspora e membro do Likud, Amijai Chikli, argumenta que “não há qualquer debate sobre a necessidade de uma investigação e de respostas sobre a atuação do Exército, dos serviços de inteligência e, obviamente, daqueles que tomam as decisões”.
A disputa, acrescenta ele em uma reunião com jornalistas organizada pela Fuente Latina em seu gabinete em Jerusalém, está em “quem nomeia seus membros”. No governo, defendem que não pode ser o presidente da Suprema Corte, Isaac Amit, “um extremista de esquerda”, nas palavras de Chikli. Segundo o ministro, o governo ofereceu à oposição “um mecanismo paritário” para escolher “profissionais sérios, com direito de veto para ambas as partes” e que permita formar uma comissão “apoiada por toda a população de Israel”, mas a proposta foi rejeitada.
Segundo Ginzburg, o que a oposição quer é que seja o presidente da Suprema Corte quem decida quem serão os membros da comissão de investigação, enquanto o governo determinará “o que será investigado”.
A maioria dos cidadãos concorda que chegou a hora de esclarecer o que aconteceu. 71% dos judeus israelenses consultados pelo Instituto para a Democracia em Israel (IDI) em uma pesquisa recente defendem que a primeira medida que o novo governo deve tomar é nomear uma comissão para investigar o atentado, um dado que cai para 52% no caso dos árabes-israelenses.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático