ZARAGOZA 31 ago. (EUROPA PRESS) -
Um relatório elaborado pela Cátedra DPZ sobre Despovoamento e Criatividade da Universidade de Zaragoza concluiu que os estágios universitários em ambientes rurais, conhecidos como Erasmus Rural, são uma ferramenta promissora para colocar os jovens em contato com uma realidade diferente daquela das cidades, mas não são suficientes e precisam ser complementadas com outras iniciativas se o objetivo for promover o enraizamento nas comunidades rurais.
O documento, apresentado nesta segunda-feira na instituição provincial, foi elaborado por Pablo Delgado, María Dolado, Nieves García Casalejos e Adrián Palacios-Mateo, e analisa, por meio de pesquisas já realizadas, uma série de programas semelhantes, como Desafío, Arraigo, Campus Rural, UCLM Rural, Odisseu, Raíces/Sustraiak, Talent Rural ou Impuls Rural.
A deputada provincial Cristina Palacín afirmou que esses programas geraram “muitos impactos positivos” desde sua implantação em 2018 e que conseguiram rever a imagem que se tem sobre o despovoamento.
Ela elogiou o fato de que os Erasmus rurais conectam o mundo acadêmico ao mundo do trabalho e as cidades ao meio rural, em um programa de sucesso que foi replicado em Huesca, Teruel, Castellón, Alicante e Navarra e que conseguiu que cerca de 10% dos estudantes que realizavam estágios permanecessem em uma vila, embora não se saiba quantos deles continuam lá.
“Quando copiam, imitam ou replicam em outros lugares, isso significa que está tudo certo”, destacou o diretor da Cátedra, Vicente Pinilla, a respeito desse programa. Até mesmo o Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico (Miteco) tomou esse modelo como referência para criar, há três anos, o Campus Rural.
O relatório se baseia em 700 respostas de estudantes e 540 das entidades participantes dos programas, e o primeiro aspecto que chama a atenção é o “desvinculamento” tanto dos universitários da realidade rural —apenas 14% são provenientes de localidades com menos de 5.000 habitantes— quanto nos interesses das partes envolvidas. Ciências sociais, jurídicas, artes e humanidades e ciências da saúde são as áreas mais comuns, e os estágios são realizados principalmente no setor público — prefeituras, grupos LEADER ou centros de saúde.
A avaliação por parte dos universitários é muito positiva — 8,92 em 10 — e a dezena de participantes que deram nota abaixo de 5 alegou questões relacionadas à entidade anfitriã, como o “mau ambiente de trabalho”.
PROBLEMAS: FUTURO PROFISSIONAL, LAZER E INFRAESTRUTURAS
Os jovens destacam a “falta de oportunidades” nos ambientes onde realizaram os estágios, especialmente no que diz respeito ao futuro profissional; no entanto, o fator mais determinante para eles na hora de decidir se vão ou não se estabelecer na zona rural são as infraestruturas e o lazer — eles destacam carências no acesso à internet, serviços, lojas, pessoas da mesma faixa etária ou moradias acessíveis em boas condições—.
No entanto, um dos autores do estudo, Adrián Palacios Mateo, alertou que há um certo viés de “percepção”, já que esses jovens não levam em conta que o lazer nas cidades do interior é de natureza diferente do das grandes cidades.
De qualquer forma, mesmo melhorando essas infraestruturas e as opções de lazer, o coautor do relatório observou que, certamente, a porcentagem daqueles que decidiriam se estabelecer em um vilarejo não seria “muito alta”, pelo que esse fator é determinante, mas não “decisivo”.
Em suas respostas, destacam-se especialmente a acolhida da entidade — 9,12 —, os laços pessoais e profissionais criados — 8,95 — e a atratividade de se viver nos municípios rurais — 8,02 —. O aspecto menos bem avaliado é o acesso à internet e aos serviços — 5,4.
Quanto às entidades, elas veem esses programas de forma positiva — a avaliação é de 9,3/10 — por seu trabalho na hora de “desmistificar” clichês sobre a vida no meio rural, mas a maioria afirma que não contrataria esses alunos, em grande parte devido à incapacidade de realizar concursos públicos ou à falta de recursos financeiros. Pinilla acrescentou que o tecido empresarial no meio rural costuma ser “fraco” e que os objetivos de uns e de outros nem sempre são exatamente os mesmos.
Por outro lado, essas entidades, públicas ou privadas, veriam com bons olhos que esses jovens quisessem empreender ou abrir um negócio na região, mas isso não está entre as prioridades dos universitários e recém-formados.
Chama a atenção também que elas avaliam muito melhor as condições de conectividade, moradia, serviços e infraestrutura do que os estudantes, o que pode indicar que as pessoas que já moram e trabalham na região podem estar subestimando as barreiras que os potenciais novos residentes realmente percebem.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático