O bloco de oposição liderado por Eisenkot mostra-se relutante em aceitar apoio árabe, mesmo que externo
TEL AVIV, 25 out. (Da correspondente especial da EUROPA PRESS, Leyre Guijo) -
O ataque perpetrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 representou um golpe difícil de engolir para os israelenses e, se algo ele fez, foi ampliar a já tradicional divisão com um setor da sociedade que já era, por si só, ignorado: os árabes-israelenses, que têm sido demonizados e comparados a terroristas. Paradoxalmente, seus partidos podem ter a chave para o governo que surgirá das eleições deste dia 27 de outubro e estão dispostos a entregá-la à oposição para derrubar o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Em um Parlamento tão fragmentado quanto o israelense, onde tradicionalmente mais de uma dezena de listas obtêm representação, o nível de mobilização desse grupo será crucial, já que eles constituem 20% da população (cerca de 2,15 milhões) e 17% do eleitorado, embora, tradicionalmente, sua participação tenha sido inferior à dos judeus-israelenses. Assim, nas últimas eleições, a participação ficou em 53%, contra 70,6% da participação total.
A criação da Lista Conjunta, que reuniu todos os partidos árabes-israelenses (juntamente com a esquerda judaico-árabe) em 2015, na tentativa de superar o limite eleitoral — que em 2014 havia sido elevado para 3,25% —, representou um impulso para esse grupo, que conquistou 13 cadeiras nas eleições daquele ano e se tornou a terceira força no Knesset. Em 2020, graças a uma participação do eleitorado árabe-israelense de cerca de 65%, obteve seu melhor resultado, com 15 cadeiras.
No entanto, em 2021, a Lista Árabe Unida (Raam), liderada por Mansur Abbas, abandonou a aliança devido a divergências ideológicas, passando a integrar a chamada “coalizão da mudança”, liderada por Naftali Bennett e Yair Lapid, que durou apenas alguns meses, levando às eleições de 2022, nas quais Netanyahu saiu vitorioso à frente do que constitui o governo mais à direita que o país já teve. Naquela ocasião, a fragmentação fez com que a Lista Árabe Unida e o que restava da Lista Conjunta (Hadash e Taal) obtivessem apenas cinco cadeiras, enquanto o Balad, que rompeu com eles, ficou de fora.
Desta vez, as pesquisas apontam para um resultado melhor para as duas opções eleitorais dos árabes-israelenses: a Lista Conjunta, que volta a reunir Hadash, Taal e Balad, e a Lista Árabe Unida. Ambas poderiam conquistar entre 13 e 15 cadeiras no total, graças, segundo as previsões, ao fato de que a participação dessa comunidade poderia disparar para mais de 70%.
EISENKOT E SEUS ALIADOS NÃO QUEREM SEU APOIO
No entanto, apesar da necessidade de reunir todo o apoio possível, não parece que o bloco de oposição formado contra Netanyahu — liderado pelo ex-chefe do Exército israelense Gadi Eisenkot e seu partido Yashar (Reto, centro-direita) — esteja disposto a dar esse passo.
“Não quero o apoio dos partidos árabes e não lhes peço que me apoiem”, enfatizou em entrevista ao “Times of Israel”, garantindo que, caso não alcance a maioria de 61 cadeiras necessária, submeterá seu partido a um voto de confiança na Knesset e pedirá tanto ao Likud de Netanyahu quanto a todos os partidos sionistas que o apoiem. “Acredito que não se pode descartar a possibilidade de que pelo menos um partido ultraortodoxo se distancie e se abstenha estrategicamente”, acrescentou, contando assim com uma ruptura no bloco do primeiro-ministro.
Também a aliança “Juntos”, liderada por Naftali Bennett (direita) e Yair Lapid (centro) — e que as pesquisas apontam como terceira força —, não vê essa possibilidade com bons olhos. “Estamos lutando para chegar a 61 cadeiras sem olhar para os extremos de um lado e de outro”, afirma Eitan Ginzburg, candidato à Knesset por essa chapa, em um encontro com jornalistas organizado pela Fuente Latina, descartando assim buscar apoio — mesmo que externo — tanto de árabes-israelenses quanto de ultraortodoxos.
“Essa relutância em compartilhar o poder com os árabes não é nova, mas se tornou uma questão de consenso político desde 7 de outubro de 2023”, ressaltam no ‘think-tank’ Crisis Group, destacando como Netanyahu tem enfatizado que seus rivais só conseguirão derrubá-lo se se unirem aos árabes-israelenses, recorrendo ao “preconceito anti-árabe para alarmar os eleitores” e deslegitimar qualquer possibilidade de acordo por parte da oposição.
POSIÇÕES DIFERENTES DOS DOIS PARTIDOS
Por sua vez, os dois partidos árabe-israelenses também apresentam posições diferenciadas. Enquanto a Lista Árabe Unida, de Mansur, se mostra mais pragmática e disposta a apoiar um governo de oposição que aceite suas demandas, chegando até mesmo a fazer parte dele, a Lista Conjunta não considera, de forma alguma, ingressar na futura coalizão.
Mansur, cujo partido já sabe o que é fazer parte de um governo por ter participado da coalizão pela mudança liderada por Bennet e Lapid em 2021 — da qual chegou a ser ministro — e que incorporou em suas fileiras o ex-chefe da Polícia israelense Yoav Segalovitz, já afirmou que não descarta repetir a experiência.
“Chegamos à conclusão de que a representação parlamentar não é suficiente para servir à sociedade árabe”, explicou recentemente à BBC. Por isso, “decidimos assumir a responsabilidade de nos tornarmos parte da solução para nossos problemas e oferecer esperança, tanto aos árabes quanto aos judeus”, acrescentou.
Da Lista Conjunta, seu diretor de campanha, Mauricio Lapchik, garante que farão “tudo o possível para evitar o retorno de Netanyahu”, apontando essencialmente para a possibilidade de um apoio externo a uma coalizão de governo da oposição ou de uma possível abstenção na votação de confiança no Knesset. Os árabes-israelenses, ressalta ele, “são uma força política impossível de ignorar” nessas eleições, mas tudo dependerá do que os líderes da oposição quiserem: “a bola está no campo deles”.
Em um encontro organizado pela Fuente Latina, ele adverte, no entanto, que esse apoio “não será de graça” e aponta como exigências, essencialmente, que seja enfrentado o problema do crime organizado nas cidades árabes-israelenses — que o governo cessante ignorou —, mas, acima de tudo, que se “trave” a violência contra os palestinos na Cisjordânia, perpetrada por colonos e apoiada, segundo ele, pelo bloco de Netanyahu.
Nesse contexto, o único aliado de Eisenkot que não hesita em defender a participação de um partido árabe-israelense no próximo governo é o partido “Os Democratas”, que reúne o que restou do histórico Partido Trabalhista e do Meretz (esquerda). Na opinião de Tomer Avital, que integra sua lista, o líder da Lista Árabe Unida “é o árabe que estávamos esperando” porque “é contra a violência e a favor de um Estado judeu”. Por isso, ele confia que, no final, seus parceiros acabarão aceitando que a participação desse partido é “o que é moralmente correto”.
Para o professor Alberto Spectorovsky, a entrada do partido de Mansur Abbas no governo seria “excepcional em nível internacional para Israel, já que haveria uma coalizão de direita, mas com um partido árabe e um partido de esquerda aceitável”. “Do ponto de vista da imagem, isso é significativo”, defende esse especialista, embora, na prática, não haja uma mudança radical do ponto de vista político. Eisenkot afirmou que não quer isso, mas “não há outras opções”, ressalta.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático