Gabriela Sardá Núñez - Europa Press - Arquivo
Vivas participará do protesto no qual será exigido o reforço da segurança nas fronteiras ou a garantia da segurança das mulheres de Ceuta e das migrantes
MADRID, 24 out. (EUROPA PRESS) -
Mulheres de Ceuta convocaram para este domingo uma manifestação em Madri para exigir soluções para que a cidade autônoma possa retornar à “normalidade” anterior a 30 de julho, quando ocorreu a entrada em massa de 80 mil pessoas vindas do Marrocos. Nesse sentido, elas clamarão por um reforço nas fronteiras, o repatriamento dos migrantes ou a reforma da Lei de Estrangeiros.
A partir das 11h, famílias de Ceuta marcharão da rotatória de Atocha até o Congresso dos Deputados, na Praça das Cortes, onde lerão um manifesto que estabelecerá um prazo para suas reivindicações: trinta dias para que as mudanças se concretizem.
“Não vimos nenhuma solução nestes três meses. Ceuta precisa do retorno imediato dos imigrantes e do reforço das fronteiras com mais recursos humanos, materiais e tecnológicos”, defende Maxi Lacasa, policial local na cidade autônoma e membro da ‘Mujeres Caballas’, em conversa com a Europa Press.
Da mesma forma, a organização “Mujeres Caballas” exigirá, durante o protesto, uma alteração urgente da Lei de Estrangeiros para que “se adapte à situação de Ceuta e Melilha”, insiste Lacasa, bem como um decreto-lei com medidas específicas para a cidade. “Por que não há a mesma urgência que se vê na questão da moradia?”, questiona a policial local.
As organizadoras garantem que já há cerca de dez ônibus lotados nos quais chegarão famílias de Ceuta. De fato, dezenas de empresários da cidade financiaram os ônibus para que todos os ceutianos possam participar da marcha, na qual também estará presente o líder ceutiano, Juan Jesús Vivas.
Além disso, elas também destacam que há transporte fretado de outras regiões do país, como Alicante, Granada, Sevilha, Málaga ou Talavera de la Reina (Toledo). “É incontável; em todos os lugares onde foi possível, sairá um ônibus”, afirma Elisabeth Muñoz, enfermeira e integrante da Mujeres Caballas.
Nesse sentido, a Mujeres Caballas faz um apelo a todos os madrilenhos e espanhóis de diferentes províncias para que participem da manifestação. “Para nós, a presença de pessoas de diferentes lugares é um abraço à nossa causa”, afirma Lacasa. Além disso, a organização pediu que os participantes compareçam ao evento vestindo camisetas brancas ou pretas, em representação das cores da bandeira de Ceuta.
MÃES DE FAMÍLIA À FRENTE DO PROTESTO
A organização Mujeres Caballas surgiu de forma espontânea e é formada por “chefes de família” que pertencem a diversos setores e que pedem o apoio de toda a sociedade espanhola. “Somos advogadas, policiais, profissionais da saúde, professoras... Na porta das escolas, nas conversas do dia a dia, fomos as primeiras a dar um passo à frente para exigir que Ceuta volte à normalidade”, explica Maxi Lacasa.
A segurança é um dos principais motivos que levou as “caballas” a se deslocarem até Madri para exigir mudanças. “Vemos brigas diárias que exigem atendimento médico. Houve mais de 400 agressões sexuais, ocorridas especialmente entre os próprios migrantes, porque estamos nos isolando”, explica a policial local.
Lacasa destaca a necessidade de garantir proteção também para as mulheres migrantes. “São seres humanos. Por que não há pontos violeta para elas?”, insiste. Nesse sentido, ele afirma categoricamente: “Nossa Ceuta nunca foi assim. Só queremos voltar à normalidade”.
Por sua vez, Muñoz expõe que, no âmbito da saúde, a situação é “dantesca”. “Quase nada foi reforçado. Estamos abandonados à nossa sorte. O Ministério da Saúde divulga dados estatísticos que estão distantes da realidade que vivemos”, denuncia a enfermeira e secretária-geral do sindicato Satse na cidade autônoma.
Na opinião dela, a “pressão assistencial” não foi reconhecida em nenhum momento, o que fez com que “não seja possível atender adequadamente nem aos ceutianos nem aos migrantes que precisam de cuidados”.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático