O crescente peso da religião no país preocupa os israelenses, que temem até mesmo uma guerra civil
TEL AVIV, 26 out. (Da correspondente especial da EUROPA PRESS, Leyre Guijo) -
Israel está colocando em jogo sua identidade como Estado judeu, democrático e liberal nas eleições desta terça-feira, segundo alertam os opositores do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, em um país onde a divisão em dois grandes blocos — representando, por um lado, aqueles que defendem uma visão nacionalista e religiosa, que vem ganhando força desde antes do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, e, por outro, aqueles que reivindicam os valores sobre os quais o Estado foi criado em 1948 — vem se aprofundando.
À falta de prestação de contas por parte do governo em relação ao que foi o maior ataque terrorista sofrido pelo país em sua história somou-se o que é percebido como uma injustiça: o fato de os ultraortodoxos não serem recrutados para combater nas diversas frentes militares abertas por Netanyahu.
Nessas circunstâncias, de acordo com a última “Avaliação Anual do Povo Judeu”, elaborada pelo Instituto de Política do Povo Judeu (JPPI), 55% dos israelenses apontam a polarização e a divisão interna como o maior perigo para Israel, à frente da ameaça nuclear iraniana (23%) e do conflito israelo-palestino (18%). Além disso, seis em cada dez entrevistados consideram que existe um risco real de uma guerra civil.
De acordo com essa pesquisa, 78% dos israelenses estão preocupados com a coesão social. Nesse contexto, a porcentagem daqueles que apontam a tensão entre a direita e a esquerda passou de 56% para 46% no último ano, enquanto a dos que apontam a tensão entre judeus religiosos e leigos passou de 20% para 32%, o nível mais alto dos últimos três anos. Esse número chega a 36% entre os judeus.
Para o JPPI, “essa mudança não é acidental”, mas reflete o conflito vivido no último ano entre a maioria da sociedade israelense e a comunidade ultraortodoxa (os haredim), principalmente devido à recusa deles em cumprir o serviço militar obrigatório. Nesse sentido, 80% dos entrevistados apoiam que os ultraortodoxos sirvam no Exército, enquanto entre os haredim 93% rejeitam essa questão, considerando-a inaceitável.
COMISSÃO DE 7 DE OUTUBRO E ALISTAMENTO DOS ULTRAORTODOXOS
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto para a Democracia em Israel (IDI) com vistas às eleições, 72% dos judeus israelenses defendem que a primeira medida que o novo governo deve tomar é aprovar uma lei que obrigue os haredim a ingressar no Exército, enquanto 71% defendem que ele deve nomear uma comissão para investigar o atentado de 7 de outubro, um dado que cai para 52% no caso dos árabes-israelenses.
Da oposição, há consenso de que essas duas questões são prioritárias e fazem parte de suas promessas eleitorais. “Estas são eleições sobre a identidade do país, os valores da nação e quem vamos ser”, resume Lianne Pollack-David, membro do partido Yashar, liderado por Gadi Einsenkot, que pode se tornar o próximo primeiro-ministro.
Em um encontro com jornalistas organizado pela Fuente Latina, ela defende que “Israel é um Estado judeu, democrático e também liberal” e deixa claro que é isso que buscam recuperar a partir da oposição, uma mensagem ratificada pelo ex-ministro Eitan Ginzberg, candidato pelo partido Juntos, liderado por Naftali Bennett e Yair Lapid. “O que está em jogo é o tipo de Israel que queremos ter”, acrescenta.
“Este é um momento crucial, não podemos continuar agindo como até agora. Trata-se de uma ameaça existencial, muito mais do que qualquer ameaça externa”, alerta Pollack-David. Por isso, além da comissão de inquérito sobre o 7 de outubro para “apurar responsabilidades”, aprender com os erros e garantir que isso não se repita, eles também apostam não apenas em tornar obrigatório o alistamento para todos os setores da sociedade, mas também em estabelecer um único sistema educacional, já que atualmente os ultraortodoxos contam com um sistema próprio, embora financiado pelo Estado.
FALTA DE EQUILÍBRIO ENTRE O JUDUISMO E A DEMOCRACIA
Também nesse ponto os israelenses parecem estar de acordo. Em outra pesquisa publicada na sexta-feira pelo IDI, apenas 24% dos judeus israelenses consideram que existe um equilíbrio entre os componentes judaico e democrático em Israel, enquanto 41% acreditam que o componente judaico é dominante demais e 23% acreditam que o democrático é.
Entre os judeus, o índice é maior entre aqueles que se declaram de esquerda (76%) e de centro (66%), enquanto a direita se mostra mais dividida. Assim, 31% consideram que o componente democrático é excessivamente dominante, 25,5% acreditam que o judaico é, e 30% consideram que ambos estão equilibrados.
Do ponto de vista religioso, 69% dos ultraortodoxos consideram que o componente democrático está presente em excesso, enquanto entre os leigos, 71% acreditam que o componente judaico é excessivamente dominante. Por outro lado, entre os árabes-israelenses, 65% acham que o componente judaico do Estado tem peso excessivo.
Conforme destaca Beth Oppenheim, especialista em Oriente Médio do “think-tank” Conselho Europeu de Relações Exteriores (ECFR), desde sua criação, em Israel, tem havido forças que lutam pela identidade do Estado. Inicialmente, prevaleceu a ideia dos fundadores sionistas trabalhistas: “um Estado judeu com instituições laicas e aspirações liberal-democráticas”.
O MARGINAL DEIXOU DE SER MARGINAL
O modelo sempre teve falhas, argumenta ela em um artigo sobre “As ideias de Israel” publicado pelo ECFR, já que, ao mesmo tempo, os palestinos eram excluídos e, desde 1967, estavam sob ocupação tanto em Gaza quanto na Cisjordânia. No entanto, ele ressalta que “nos últimos anos, as ideias iliberais que antes estavam confinadas às margens políticas e religiosas de Israel se tornaram a corrente dominante”.
Hoje em dia, destaca ele, “uma liderança radical, religiosa e nacionalista está promovendo um papel mais significativo da legislação judaica no Estado, bem como a soberania judaica sobre o ‘Grande Israel’”, que abrange a Palestina e além. Essas ideias influenciaram a direita tradicional, que “vem adotando um conceito etnonacionalista e majoritário de democracia, no qual a maioria eleitoral deveria enfrentar menos limitações institucionais”.
Nesse contexto, acrescenta ele, o apoio à criação de um Estado palestino praticamente desapareceu do espectro político judeu, enquanto “o controle permanente de Israel sobre os palestinos se tornou a norma”.
“Após o dia 7 de outubro, os israelenses entendem que o Estado palestino não é possível nessas condições”, ressalta Ginzburg, uma postura amplamente compartilhada por outros partidos da oposição, assim como no bloco de Netanyahu. Da mesma forma, embora se mostre crítico em relação ao que está acontecendo na Cisjordânia, ele afirma que seu partido se opõe apenas àqueles que tentam se estabelecer em territórios palestinos sem permissão do governo ou do exército.
A exceção são os Democratas, que englobam o Partido Trabalhista e o Meretz (esquerda). “Somos o único partido que ainda fala de paz”, ressalta Tomer Avital, candidato deste partido à Knesset. “Israel antes era um farol na região e agora somos o país mais odiado do mundo”, lamenta ele em conversa com jornalistas organizada pela Fuente Latina. “Merecemos essa imagem pelo que acontece na Cisjordânia”, ressalta, convencido de que, após as eleições, o novo governo “liberal” poderá mostrar ao mundo sua verdadeira face, que não é a atual.
Na Lista Árabe Conjunta, um dos dois partidos árabes-israelenses nessas eleições, vão além. “Somos os únicos que falamos de paz e do fim da ocupação”, afirma seu diretor de campanha, Mauricio Lapchik, para quem “a solução mais justa” no contexto atual é que os palestinos possam exercer seu “direito à autodeterminação”, como fizeram, em seu tempo, os israelenses, e tenham seu próprio Estado.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático