Eduardo Parra - Europa Press
Anuncia que, no dia 3 de novembro, serão apresentados a “equipe” e o “plano” decorrentes do Acordo de Libertação
MADRID, 16 out. (EUROPA PRESS) -
A oposicionista cubana Rosa María Payá afirmou nesta sexta-feira que “Cuba está mais perto da liberdade do que muitos imaginam” e anunciou que, no dia 3 de novembro, serão apresentados, no âmbito da 30ª Cúpula Ibero-Americana, a “equipe” e o “plano” decorrentes do Acordo de Libertação, assinado em março nos Estados Unidos por grupos da oposição para impulsionar “o restabelecimento da democracia” em Cuba.
“Gostaria de convidar a todos, no próximo dia 3 de novembro, nesta mesma cidade (...), a participar da apresentação da equipe, do plano e das capacidades já desenvolvidas e em desenvolvimento para a transição em Cuba”, disse ele durante a cerimônia de entrega, em Madri, do XIII Prêmio da Liberdade, concedido pela fundação conservadora espanhola FAES, prêmio que divide com Yulia Navalnaya, viúva do opositor Alexei Navalny, e com a ativista iraniana da oposição Masih Alinejad.
Assim, ele defendeu que “as principais forças democráticas cubanas” se uniram no referido acordo “para consolidar a alternativa democrática à barbárie castrista”. “Nos comprometemos a trabalhar para desenvolver as capacidades e reunir a equipe capaz de apoiar o período de transição em todas as suas áreas, desde a transformação política rumo a eleições livres até a economia ou a resposta humanitária”, explicou.
Payá, que dedicou algumas palavras em memória de seu pai, o oposicionista Oswaldo Payá — falecido em julho de 2012 em um acidente de trânsito envolvendo um veículo dirigido por Ángel Carromero, na época secretário-geral das Novas Gerações do Partido Popular de Madri —, destacou que a história do país “está prestes a entrar em um novo capítulo”.
“Na ilha e no exílio, estamos convencidos de que a única maneira de superar essa catástrofe humanitária é saindo da ditadura, e estamos dedicando nossas vidas a isso”, afirmou, ao mesmo tempo em que agradeceu aos Estados Unidos por suas ações “em apoio à coragem de um povo que clama pela mudança do sistema” e afirmou que o apoio internacional é “essencial” para alcançar a “liberdade”, para o que também é necessária “a construção da alternativa democrática”.
“Juntem-se a nós, precisamos de vocês. Queremos uma Cuba onde a lei proteja os cidadãos e não aqueles que governam. Onde ninguém seja preso por pensar diferente. Onde os cubanos possam escolher e trocar seus governantes”, ressaltou Payá, que enfatizou que “Cuba não é sua ditadura”. “Cuba é seu povo. Uma nação que vive dentro e fora da ilha”, argumentou.
Nesse sentido, ele destacou que “Cuba são as mães que continuam esperando por seus filhos presos, são os jovens que saem às ruas gritando liberdade, são os homens e mulheres que continuam defendendo seus direitos dentro da ilha, mesmo sabendo o preço que podem pagar”. “São os milhões de cubanos que tiveram que abandonar sua pátria e hoje sonham em voltar”, enumerou.
AFIRMA QUE “OS DITADORES NÃO VÃO DECIDIR O FUTURO”
“O povo cubano não renunciou à sua liberdade. Os ditadores não vão decidir o futuro dos cubanos. Eles tiveram quase sete décadas para demonstrar o que seu sistema poderia lhes oferecer”, destacou a opositora, que denunciou que, em 2025, em Cuba, “morreram o dobro das pessoas que nasceram”. “94% da população em Cuba vive hoje abaixo do índice de pobreza extrema”, argumentou ela.
“A criminalidade está em ascensão. Comer duas vezes por dia é um luxo. As famílias não sabem como vão alimentar seus filhos, cuidar de seus idosos ou tratar seus doentes. Não há remédios, não há eletricidade, não há água potável. A sobrevivência não está garantida. Mas nem mesmo o terror, por mais implacável que seja, pode deter indefinidamente a vontade de um povo de avançar rumo à liberdade”, destacou.
Por isso, ela defendeu que a oposição “não aspira simplesmente a trocar quem está no poder”. “Queremos devolver o poder aos cidadãos. Essa é a nossa tarefa e estamos preparados para assumi-la”, afirmou, ao mesmo tempo em que argumentou que não pretende “pedir a outra geração que continue esperando”. “Minha geração quer construir a democracia. Não queremos que nossos filhos herdem nossa luta. Queremos que eles herdem uma Cuba livre”, defendeu.
Payá, que também dirigiu palavras de agradecimento ao ex-presidente espanhol José María Aznar, destacou que “ser amigo de Cuba significa ficar do lado do povo”, antes de fazer referência às eleições que serão realizadas em novembro na Espanha, sobre as quais afirmou que “os espanhóis terão uma nova oportunidade de enviar à Moncloa uma força que trabalhe pelo bem comum e que não se submeta aos tiranos”.
“A Espanha tem diante de si mais uma oportunidade histórica”, afirmou, antes de exortar os espanhóis a “se prepararem para acompanhar Cuba nestes momentos em que estamos próximos de alcançar uma transição”. “Que utilizem sua influência na Europa e no mundo para exigir ações em favor dessa mudança. Que comece hoje, enquanto ainda estamos no limiar, uma nova relação entre a Espanha e Cuba”, apelou.
“A democratização não será uma tarefa fácil. Haverá instituições a serem reconstruídas, feridas a serem curadas e enormes desafios econômicos e sociais a serem superados. Mas contamos com o talento do nosso povo, tanto dentro quanto fora da ilha. Contamos com a experiência daqueles que já passaram por isso antes. E contamos com o legado daqueles que hoje já não estão entre nós”, argumentou.
Por fim, ela enfatizou que “a melhor maneira de homenagear aqueles que deram a vida pela liberdade não é apenas lembrar seu sacrifício, mas concluir a tarefa que eles começaram”. “Hoje, estou convencida. Ouso dizer a vocês que estamos a poucos instantes do amanhecer em Cuba. Que, quando amanhecer, a Espanha e o mundo livre estejam ao lado do povo cubano”, concluiu.
O ACORDO DE LIBERTAÇÃO
O Acordo de Libertação, assinado em 2 de março em Miami por diversas organizações da oposição — lideradas pela Assembleia da Resistência Cubana (ARC) e pela Pasos de Cambio — e ratificado em maio em Madri, representa “um plano integral para o restabelecimento da democracia e do Estado de Direito em Cuba”.
O texto estabelece que os signatários se unem “com o propósito comum” de “devolver ao povo cubano sua soberania, que é a soma, sem qualquer exclusão, de suas liberdades e direitos”, ao mesmo tempo em que se comprometem a “coordenar esforços, recursos e estratégia” para alcançar a “libertação” e “o fim da impunidade dos culpados por crimes contra a humanidade”.
“Estamos unidos no objetivo de alcançar o fim da ditadura em Cuba e acabar com o sistema comunista, devolvendo a liderança civil a todos os assuntos do Estado”, afirma o documento em seu artigo IV, enquanto o quinto destaca que o plano de transição “contempla a libertação, a estabilização, a reconstrução e a democratização do país, bem como o desmantelamento da organização criminosa que é o Partido Comunista de Cuba (PCC)”.
“Estamos unidos pela urgência de pôr fim à catástrofe humanitária e atender imediatamente às necessidades básicas, dando início a um período limitado de transição que conduza a eleições livres, durante o qual o país será administrado por um governo provisório”, afirma o texto, que defende a “libertação imediata de todos os presos por motivos políticos” e o restabelecimento das “liberdades de expressão, de imprensa, de associação e de religião”.
Para isso, foram criadas diversas comissões de trabalho — incluindo Segurança, Defesa e Ordem Pública; Recuperação Econômica, Desenvolvimento Social e Infraestrutura; Saúde; Educação; Legislativa; Judiciária— e chegou-se ao compromisso de “convocar eleições gerais” assim que “tecesse o prazo do governo provisório”, sem data nem duração definida para o mandato deste.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático