ESTADO MAYOR DE LA DEFENSA (EMAD)
O destacamento “Paznic” registrou cerca de vinte alertas desde agosto, e um deles resultou no abate de um drone
BASE MIHAIL KOGALNICEANU (ROMÊNIA), 27 (pela correspondente especial da EUROPA PRESS, Alicia Vela)
A guerra na Ucrânia tornou comum o uso de drones no campo de batalha, mas a Rússia também os utiliza como uma ameaça híbrida contra a OTAN, com incursões no espaço aéreo aliado que se tornam cada vez mais frequentes. O destacamento espanhol “Paznic”, destacado na Romênia em missões de Polícia Aérea Reforçada sob o comando da Aliança Atlântica, constatou um aumento “sem precedentes” nas penetrações de drones russos nas últimas semanas. “Nossa guerra começa quando soa o alarme”, declara o chefe do destacamento, o tenente-coronel Borja Calvo.
“O uso de drones pela Rússia era esporádico, mas desde agosto temos recebido muitos alertas, um número sem precedentes”, explica Calvo da Base Aérea Mihail Kogalniceanu, em Constanza (Romênia), onde cerca de 200 militares pertencentes à Força Aérea e Espacial zelem pela segurança do espaço aéreo aliado no flanco leste da OTAN com sete caças F-18 (da 12ª Ala) e um avião de reabastecimento em voo A400M (da 31ª Ala). Está previsto que, em outubro, sejam incorporados três helicópteros NH-90 (48ª Ala).
Os dados falam por si mesmos e evidenciam o crescimento: em agosto, foram registrados 15 alertas, chamados de “Alpha Scramble”, e, até o momento, em setembro, quatro, sendo o último deles na madrugada da última quinta-feira. Por exemplo, a 70ª rotação da missão registrou apenas um “Alpha Scramble” entre fevereiro e março de 2026.
O chefe da “Paznic” explica que as incursões russas, “principalmente as deliberadas”, têm como objetivo testar a resposta da Aliança a essa ameaça. “Se a Aliança as aceitar, se as normalizar (...) a Rússia testa continuamente a capacidade de resposta da OTAN e até onde pode se intrometer em um país aliado”, acrescenta.
“A fronteira (da Romênia) com a Ucrânia é difusa e, às vezes, acontece que drones entram e saem”, continua ele. “Mas quando eles entram (no espaço aéreo romeno), já é perfeitamente legal acionar um ‘Alpha Scramble’”, acrescenta o tenente-coronel. Ele esclarece que os aliados não podem abater drones fora do território da OTAN nem em águas internacionais, e o objetivo é sempre evitar que eles caiam em áreas habitadas.
Quanto a esses dispositivos não tripulados, o chefe da ‘Paznic’ indica que eles costumam carregar carga explosiva (de cinco quilos a 90), são de uso único — “a Rússia não espera recuperá-los”, diz Calvo — e de fabricação iraniana ou russa. Os meios eletro-ópticos dos caças permitem identificar o tipo de drone, mas não é possível saber qual carga eles transportam. “Mas sejam de cinco quilos ou de 90, a ordem é clara: abatê-los”, conclui.
O ABATE DE AGOSTO
Quando soa o alarme, o que geralmente ocorre à noite, a equipe, composta por sete membros (pilotos, mecânicos e armeiros), tem 15 minutos para decolar com dois F-18. Uma das aeronaves monitora a situação e a outra executa o abate, e elas trocam de funções em tempo real.
É imprescindível ter duas aeronaves preparadas e outras duas sempre na reserva. Quando decolam, não é possível saber quanto tempo a missão durará, e é aí que entra o A400M, que funciona como uma espécie de posto de abastecimento voador, caso seja necessário. “Nossa guerra começa quando soa o alarme”, resume o tenente-coronel Calvo.
Das 19 operações “Alpha Scramble” registradas desde agosto, uma resultou em abate: a de 16 de agosto, que ficará para sempre marcada como um dia “histórico” para a 12ª Ala. O alerta foi acionado às 3h (hora local), com a tripulação dormindo, depois que um drone Gerbera entrou na Romênia, saiu para a Ucrânia, cruzou a Moldávia e voltou a penetrar na Romênia.
“'Alpha Scramble'! 'Alpha Scramble'!”. Os militares correram para decolar, mas um dos F-18 apresentou falha e a tripulação correu para um dos aeronaves de reserva. O drone foi detectado às 3h45 e o abate ocorreu às 5h. No total, a missão durou uma hora e 15 minutos, mas por trás disso há horas e horas de treinamentos diários, os chamados “Tango Scramble”.
“É um orgulho ter participado do abate, uma satisfação; significa que estamos preparados, que é para isso que temos treinado”, declaram membros da equipe.
O tenente-coronel Calvo dedica um momento à reflexão e considera que, quando há uma ameaça híbrida como a que a Rússia representa com os drones — que claramente aumenta com o consequente consumo de recursos —, todo o sistema de defesa aliado “deveria ser repensado e reformulado”. “Para enfrentar a ameaça, não podemos continuar nos baseando em parâmetros de dez ou 15 anos atrás”, destaca.
DESTACAMENTO COM DRONES EM TERRA
A Espanha também contribui na Romênia com o envio da Força de Infantaria da Marinha, integrada ao Batalhão Multinacional da OTAN liderado pela França, localizado na base de Cincu. Trata-se de um subgrupo tático mecanizado com unidades de apoio ao combate, composto por mais de 200 militares provenientes da Brigada de Infantaria Naval “Tercio de Armada”.
Contribui com veículos blindados Piranha IIIC 8x8, veículos de alta mobilidade tática (VAMTAC) equipados com o míssil antitanque “Spike” ou morteiros de 81 mm e conta com um destacamento de RPAS, drones controlados remotamente, para a obtenção de informações.
Os soldados da Infantaria Naval realizaram um exercício em um campo de manobras localizado em Babadag na quinta-feira, no qual esse tipo de drone se mostrou fundamental como avanço para obter informações recebidas em tempo real pela equipe operacional, o que lhes permite avançar em direção ao inimigo de forma mais segura.
A cabo Calero operava esse RPAS. Ela explica que ele possui uma câmera integrada que permite ver quantos inimigos há e quais armas eles portam, entre outras informações “valiosas”. Ela coleta as coordenadas e as repassa ao capitão, que pode enviar “diretamente” os fuzileiros contra o inimigo.
No entanto, ela precisa ser cautelosa, pois o drone corre o risco de ser abatido e ela precisa ajustar a distância para que o inimigo não o detecte. O drone usado pelos fuzileiros navais na Romênia, um Parrot que custa cerca de 8.000 euros, não é detectável a 500 metros de altura.
Ela destaca que os drones são “o futuro”, uma tecnologia “de ponta” e que desempenham funções de apoio que antes “eram impensáveis”. “Para onde estamos indo, todas as unidades têm drones”, resume a cabo.
UM RADAR DE VIGILÂNCIA
A contribuição espanhola na Romênia é completada pelo Destacamento Aerotático “Tigru”, composto por cerca de 40 membros da Força Aérea e Espacial (principalmente do Grupo Móvel de Controle Aéreo, GRUMOCA) que operam um radar de vigilância aérea de longo alcance na localidade de Schitu, na costa oeste do Mar Negro. Seu trabalho consiste em coletar informações, que o Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC) de Torrejón (Madri) analisa para avaliar ameaças e violações do espaço aéreo.
O destacamento “Tigru” acumulou mais de 30.000 horas de vigilância do espaço aéreo de sua área de responsabilidade, com índices de operacionalidade bem próximos a 90%. O chefe do destacamento, comandante José Alberto Escolar, destaca que esse marco indica o alto nível de formação técnica, experiência e comprometimento do pessoal que já passou pelo destacamento.
O comandante Escolar informa que a missão prevê a substituição do radar atual, o AN/TPS-43M, pelo LTR-25, fabricado pela Indra, prevista para 2027. Isso melhorará a detecção de drones menores e exigirá a mobilização de mais pessoal para operá-lo.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático