Publicado 15/10/2026 12:04

Milhares de professores “cercam” a Secretaria de Educação no segundo dia de greve em defesa do ensino “público”

Professores durante uma corrente humana em frente à Secretaria de Educação da Comunidade de Madri, em 15 de outubro de 2026, em Madri (Espanha). Os professores do ensino público da Comunidade de Madri iniciaram ontem, 14 de outubro, uma greve por tempo in
Gustavo Valiente - Europa Press

O Csif leva os protestos até a sede do departamento de Rocío Albert

MADRID, 15 out. (EUROPA PRESS) -

Milhares de professores — 10 mil, segundo dados da Delegação do Governo — se reuniram nesta quinta-feira, no segundo dia de greve educacional na região, em frente à Secretaria de Educação da Comunidade, na rua Alcalá, para defender o ensino “público” e exigir melhorias à titular do departamento, Mercedes Zarzalejo.

Atrás de uma grande faixa na qual se lia “Defendamos a educação pública. Defendamos o futuro”, a convocação do comitê de greve — formado pelos sindicatos CC.OO., CGT, CNT, Solidaridad Obrera, STEM e UGT, bem como pelas plataformas de professores Educação Especial Digna, Menos Aulas e Queremos FP — reuniu, em frente à sede da Secretaria, milhares de professores, famílias e alunos em uma “cadeia humana” simbólica para exigir “respeito e recursos” para a escola pública.

A “maré verde” cercou a sede da Secretaria de Educação pouco antes do meio-dia, no segundo dia de greve educacional na região, à qual estão convocados 65.000 professores do ensino não universitário que dão aula para mais de 666..000 alunos na região, em uma ação na qual as camisetas dessa cor com o lema “Escola pública de todos, para todos” se misturaram às amarelas da greve na educação infantil.

A adesão à greve neste segundo dia ficou em 62%, segundo os organizadores. A Secretaria de Educação reduziu o número para 32,2% em escolas de ensino fundamental e médio, mais de 12 pontos abaixo do dado do primeiro dia de paralisação, em um dia que transcorre “com normalidade”, segundo informaram do departamento dirigido por Mercedes Zarzalejo.

Com apitos e gritos de reivindicação, os manifestantes bloquearam a rua Alcalá, na altura da rua Cedaderos, e entoaram slogans em defesa da educação pública e contra a presidente regional, Isabel Díaz Ayuso, como “um pulo, dois pulos, quem não pular é a Ayuso” ou “Ayuso, ouça: a educação pública está em luta”. Também foram ouvidos outros gritos, como “A professora, ao lutar, também está ensinando” ou “O pátio da Ayuso é particular; se você não tiver dinheiro, não poderá entrar”.

Os participantes exigiram, assim, que a secretária estadual atenda às suas reivindicações, centradas em questões como a retomada de, no máximo, 17 períodos letivos semanais no Ensino Médio e na Formação Profissional e de 22 no Ensino Fundamental, a redução do número de alunos por sala de aula ou um aumento de 600 euros mensais no Complemento Específico Geral Docente regional, juntamente com a equiparação salarial para os professores de Formação Profissional e de Serviços à Comunidade, Pedagogia Terapêutica e Audição e Linguagem.

CSIF LEVA O PROTESTO À SECRETARIA DE ECONOMIA

Por sua vez, o CSIF, que também convocou três dias de greve educacional, levou nesta quinta-feira os protestos à Secretaria de Economia, Finanças e Emprego, dirigida por Rocío Albert, onde cerca de 200 professores, segundo o sindicato, exigiram “um aumento salarial real e um complemento de capitalidade para todo o corpo docente de Madri”.

Em declarações à imprensa, Miguel Ángel González, responsável pelo CSIF Educação Madrid, lembrou que esse departamento “é quem manda na Comunidade, pois é ele que distribui o orçamento” e exigiu que o dinheiro “que está sendo economizado em folhas de pagamento” dos 31 mil professores em greve seja revertido “para a reforma das unidades educacionais”.

Segundo dados do sindicato, se 45% do quadro de funcionários aderir à greve, estaríamos falando de quase 31 mil professores por dia. Com uma redução média de 100 euros por professor, a economia para a Secretaria de Educação ultrapassaria 3 milhões de euros por dia, um valor que, com os três dias de greve, chegaria a cerca de 10 milhões.

“Mercedes Zarzalejo precisa saber que todo o dinheiro dos salários poderia reverter os cortes na educação que vemos sofrendo nesta comunidade há mais de 20 anos”, destacou o porta-voz do sindicato, que também pediu à Comunidade que “ouça, dialogue e negocie imediatamente para evitar que o conflito se prolongue por todo o ano letivo”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado