Sebastian Barros / Zuma Press / Europa Press
MADRID 14 out. (EUROPA PRESS) -
Milhares de pessoas saíram nesta quarta-feira às ruas das principais cidades da Colômbia para exigir melhorias nas condições de trabalho e no sistema educacional, entre outras coisas, naquela que é a primeira greve convocada por sindicatos e organizações da sociedade civil contra o governo do presidente Abelardo de la Espriella.
Na capital, Bogotá, milhares de pessoas iniciaram a marcha até se reunirem na Praça Bolívar, causando desvios e atrasos no transporte, apesar da chuva, e reunindo figuras do Pacto Histórico, da oposição, como o ex-candidato à presidência Iván Cepeda, que horas antes denunciou em suas redes sociais uma “estratégia intimidadora” do Executivo colombiano com o objetivo de “reprimir” o protesto.
Também compareceu o ex-presidente Gustavo Petro, que, com base em imagens divulgadas em suas redes sociais sobre o protesto, defendeu que “é assim que se responde à adversidade com dignidade e com vontade de vencer novamente, sem medo”. “A vida é nossa companheira, e não a morte. O povo não desiste, caramba”, acrescentou, fazendo alusão ao slogan do presidente argentino, Javier Milei.
Além da formação da oposição, a manifestação foi convocada pela Central Unitária dos Trabalhadores (CUT), a Federação Colombiana de Educadores (Fecode), organizações universitárias e da sociedade civil, reunindo reivindicações trabalhistas, educacionais, econômicas e territoriais, além da oposição às políticas anunciadas pelo Executivo.
As marchas ocorrem, além disso, um dia depois de o líder de extrema direita ter aprovado um decreto que altera os protocolos de atuação das forças de segurança em protestos.
“O direito de protestar não está acima do direito de trabalhar, estudar, se mobilizar e viver em paz!”, afirmou De la Espriella ao anunciar uma medida que, segundo ele, visa “fortalecer as garantias daqueles que se manifestam pacificamente e assegurar que as autoridades ajam, dentro dos limites da lei, contra aqueles que pretendam semear o caos”.
O primeiro artigo do decreto estabelece que “diante de atos de violência, a obrigação de privilegiar o diálogo e a mediação constitui uma regra de preferência (...) e não um requisito prévio que condicione, suspenda ou adie as ações” das forças de segurança.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático