Hugo Ortuno / Zuma Press / Europa Press - Arquivo
Os EUA afirmam buscar o fortalecimento das instituições que sustentem uma república duradoura, antes da realização de eleições
MADRID, 16 out. (EUROPA PRESS) -
A líder da oposição venezuelana e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, denunciou que o governo dos EUA, liderado por Donald Trump, não a incluiu nas conversas políticas que estão ocorrendo nesta semana em Caracas entre o governo interino de Delcy Rodríguez e outras facções da oposição, ao mesmo tempo em que prometeu retornar ao seu país “mais cedo do que se espera” para impulsionar uma transição democrática.
Em entrevista concedida ao jornal “The New York Times” do Panamá, Machado evidenciou o distanciamento da Casa Branca após meses em que Washington a deixou de lado, ao favorecer a continuidade da presidente interina, Delcy Rodríguez, após a captura de Nicolás Maduro em janeiro passado. Machado defendeu que o processo de estabilização no país “poderia ter sido feito sem ela (Delcy Rodríguez)”, ao considerá-la “parte do sistema criminoso”, e alertou que na Constituição venezuelana existem crimes “que não são objeto de anistia nem de perdão”, razão pela qual defende a criação de uma comissão da verdade e de tribunais especiais para julgar as violações dos direitos humanos cometidas pela atual líder.
A esse respeito, o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Tommy Pigott, reiterou o apoio “total” de Washington às conversas de reconciliação lideradas pelos próprios venezuelanos, destacando os “avanços reais” registrados no âmbito do plano de três fases —estabilização, recuperação econômica e transição democrática— traçado pelo secretário de Estado, Marco Rubio.
Pigott destacou, em entrevista à emissora de TV norte-americana NewsNation, a obtenção de “resultados concretos”, como as reformas voltadas para a criação de uma Suprema Corte independente e a alteração de leis repressivas utilizadas contra o discurso político, ressaltando que o objetivo final do governo dos Estados Unidos é consolidar uma Venezuela “livre, próspera e aliada” que deixe para trás o legado do regime de Maduro.
Por outro lado, a líder da oposição se pronunciou pela primeira vez sobre os recentes acordos promovidos por Washington para conceder ao empresário Alejandro Betancourt o controle de cerca de um quinto das reservas de petróleo do país, classificando-os como “corrupção obscena”.
Machado garantiu que um futuro governo democrático respeitará os contratos que “cumpram a lei venezuelana”, mas deixou claro que não considerará Betancourt um parceiro viável por ele ser “um dos principais responsáveis” pelo colapso da rede elétrica nacional.
AFIRMA TER TENTADO VOLTAR À VENEZUELA ATÉ SETE VEZES
Além disso, Machado denunciou ter feito sete tentativas frustradas de retornar à Venezuela, incluindo duas após os terremotos de junho passado, afirmando que suas viagens foram impedidas. Diante dessas afirmações, a porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos rejeitou as acusações, sinalizando que “os Estados Unidos não facilitam o retorno de figuras da oposição” e que a líder tem o direito de voltar quando quiser.
É exatamente essa a posição defendida na quarta-feira pelo secretário-geral do Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, que afirmou que “ninguém impede” Machado de voltar ao país. Chegou ao ponto de desafiar a oposicionista a retornar imediatamente e classificou como “pura balela” suas acusações sobre um suposto veto na fronteira.
“Por que ela não vem? Que ela venha para a Venezuela, ninguém a impede de vir”, afirmou o líder chavista, que sustentou que o verdadeiro “problema” de Machado é o cenário político que ela teria de enfrentar assim que pisasse em solo venezuelano.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático