Publicado 22/09/2026 06:10

O julgamento sobre a morte por afogamento de dois militares em Cerro Muriano, em 2023, foi adiado para 2027

Archivo - Arquivo - Militares isolando o local onde foram encontrados os dois militares falecidos na base de Cerro Muriano.
RAFAEL MADERO/EUROPA PRESS - Arquivo

CÓRDOBA 22 set. (EUROPA PRESS) -

O julgamento pelas mortes do soldado Carlos León Rico, natural de El Viso del Alcor (Sevilha), e do cabo Miguel Ángel Jiménez Andújar, natural de Adamuz (Córdoba), da 10ª Brigada Guzmán El Bueno, durante um exercício no lago artificial da base militar de Cerro Muriano, em Córdoba, realizado na manhã de 21 de dezembro de 2023, que estava previsto para começar em 26 de outubro na Sala de Justiça do Tribunal Militar Central, em Madri, foi adiado para 2027.

Isso foi confirmado por fontes judiciais, que indicaram que o julgamento deverá ocorrer no primeiro trimestre do ano, após as partes terem solicitado um adiamento devido à coincidência com compromissos dos advogados que já estavam agendados.

Enquanto isso, o advogado da acusação particular da família do soldado Carlos León, Luis Romero, declarou, após a notificação inicial da data marcada para o julgamento, que “este é um dos processos penais militares mais relevantes das últimas décadas”.

O julgamento será realizado contra o capitão Ignacio Zúñiga Morillas, o capitão Jaime Tato Garrido, o tenente-coronel José Luis Zanfaño Hidalgo e o comandante Luis Fernando Velasco Quero. “Pela gravidade dos fatos, pelo desfecho fatal e pela posição dos réus, oficiais e chefes do Exército, este processo está entre os julgamentos penais militares mais importantes da história contemporânea da Espanha”, destacou.

Por meio desta acusação particular, foram solicitadas penas de cerca de dez anos de prisão para o tenente-coronel José Luis Zanfaño, ao comandante Luis Fernando Velasco, ao capitão Ignacio Zúñiga e ao capitão Jaime Tato, bem como a expulsão da carreira militar, a imposição de custas processuais e uma responsabilidade civil de cerca de 500.000 euros.

Este caso evidencia, na opinião da acusação particular, “a existência de práticas negligentes que devem ser eliminadas do Exército espanhol, tanto em sua instrução quanto em sua formação e em sua cultura interna”. Da mesma forma, considera que “ficou novamente evidente a necessidade de integrar a jurisdição penal militar à jurisdição ordinária, reservando a jurisdição militar para questões estritamente administrativas ou disciplinares de caráter interno”.

DENÚNCIAS E SANÇÕES

Além disso, o advogado destacou que, no exercício da acusação particular e como porta-voz da família, “foram apresentadas denúncias e propostas de sanções por parte de algumas defesas, especialmente pelos advogados do capitão Jaime Tato Garrido e do capitão Ignacio Zúñiga Morillas, devido às declarações feitas à mídia, às coletivas de imprensa convocadas e às opiniões expressas sobre o andamento do processo”.

No entanto, o Tribunal Militar Central arquivou tais procedimentos, ao considerar que “essa conduta estava amparada pelo exercício legítimo da liberdade de expressão, de informação e de defesa”. Por outro lado, o Tribunal Militar de Sevilha impôs uma sanção de advertência, mas essa decisão não é definitiva e, além disso, já prescreveu.

Quanto ao andamento do julgamento, Romero destacou que “sua complexidade é extraordinária”, de modo que intervirão dez partes com direito a interrogar: três acusações particulares, o Ministério Público, a Procuradoria do Estado, a representação da seguradora e quatro defesas.

Está previsto o depoimento de mais de cem testemunhas e peritos, além dos próprios réus. Isso significará mais de mil interrogatórios, considerando o número de partes com direito a interrogar e o elevado número de testemunhas, peritos e réus que comparecerão à audiência. Se a isso somarmos a duração das questões preliminares, a produção de provas documentais, as alegações finais e os relatórios finais, “é razoável prever que a duração efetiva do julgamento possa se estender até mesmo além das 20 sessões inicialmente fixadas”.

A esse respeito, a família de Carlos León pediu, desde o primeiro dia, que “este caso não caísse no esquecimento”, de modo que “esse compromisso continua plenamente em vigor, e esta acusação particular continuará trabalhando para que todas as responsabilidades sejam apuradas”, ressaltou o advogado.

PAIS DO CABO

Os pais do cabo Miguel Ángel Jiménez Andújar pedem penas de nove anos e seis meses de prisão para cada um dos quatro réus, bem como o pagamento de indenizações no valor de 257.064 euros aos pais e ao irmão do cabo, sendo o Estado responsável civil subsidiário.

De acordo com a petição de acusação, à qual a Europa Press teve acesso, o capitão Zúñiga foi “o responsável pela concepção, preparação, execução e direção do exercício”, que consistia em uma “travessia do rio”, “tomando uma série de decisões das quais o tenente Tato tinha conhecimento e nas quais participou, de forma ativa e direta, sem que tais decisões fossem comunicadas ao então chefe do Estado-Maior do Regimento, o tenente-coronel Zanfaño, em missão de serviço, nem ao comandante Velasco, nomeado em sua substituição”.

“Apesar de o capitão e o tenente não terem comunicado essas decisões ao Estado-Maior, este omitiu o dever objetivo de diligência que lhe é confiado”, indica-se, para salientar que o tenente-coronel Zanfaño e o comandante Velasco não agiram com a devida diligência, não levaram em conta a obrigação inerente ao cargo de evitar que o risco de uma obrigação se materializasse em um resultado prejudicial, e isso porque a Alta Comanda não cumpre suas atribuições apenas com o recebimento da documentação das manobras, mas, diante disso, inicia seu trabalho de diligência, custódia e cuidado com as mesmas”.

O MINISTÉRIO PÚBLICO

E o Promotor Jurídico Militar pediu penas de oito anos de prisão para o capitão Zúñiga e cinco anos de prisão para o tenente Tato. Conforme consta da acusação do Ministério Público, o capitão indiciado aparece como responsável na qualidade de autor por “sua participação material e direta” por dois crimes contra a eficácia no serviço, previstos no artigo 77.1 do Código Penal Militar, em relação ao artigo 142.1 do Código Penal, em conformidade com o disposto nos artigos 27 e 28 do Código Penal, assim como o tenente.

Além disso, exige dos réus, solidariamente, a título de responsabilidade civil, 422.174,40 euros para os familiares de ambos os militares, “sendo o Estado responsável civil subsidiário”.

Especificamente, consta da acusação que o capitão Zúñiga, chefe da Companhia no Período Básico de Instrução (PBI) e chefe de atividades nas manobras ALFA realizadas entre 18 e 22 de dezembro de 2023, foi o responsável pelo planejamento, preparação, execução e direção do exercício.

O exercício consistiu em uma “travessia de rio”, na qual o cabo e o soldado perderam a vida. “Em nenhum momento, tanto na preparação quanto na execução do exercício, o capitão Zúñiga expôs aos seus subordinados as condições em que o exercício seria executado ou desenvolvido, não especificou que se tratava de uma atividade cujo objetivo fosse praticar a flutuabilidade, nem explicou por onde e de que maneira seria realizado o exercício consistente na ‘travessia do rio’; ao contrário, agindo, segundo um critério pessoal e improvisado, baseado na necessidade de ‘nadar e evitar atravessar a pé’, buscou apoio em sua unidade orgânica, com base na previsão de uma circular, para que a prática fosse realizada conforme havia idealizado”, segundo o promotor.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado