Publicado 27/10/2026 12:05

Israelenses residentes na Espanha viajam especialmente para votar a favor da mudança: “É o mínimo que podemos fazer”

Tzvia Rubin e seus filhos Ofer e Asaf Laszewicki, que viajaram de Barcelona para votar nas eleições em Israel
Europa Press

A obrigação de votar presencialmente leva cerca de 80 mil eleitores a viajar, o que poderia significar até duas cadeiras

TEL AVIV, 27 out. (Da correspondente especial da EUROPA PRESS, Leyre Guijo) -

Tzvia Rubin viajou com seus três filhos da Espanha para votar nas eleições que acontecem nesta terça-feira em Israel. Ela fez isso convencida de que é seu dever como israelense e também porque entende que seu país precisa de uma mudança após os últimos anos com Benjamin Netanyahu no comando. Assim como ela, estima-se que até 80.000 israelenses residentes no exterior tenham pegado um avião e voado até aqui para exercer seu direito, sendo que a maioria deles estaria a favor da oposição.

Israel é um dos poucos países que não permite o voto por correspondência e só permite o voto presencial; daí a necessidade de quem mora no exterior — pouco menos de um milhão de israelenses — ter que voltar para exercer esse direito. Nada os impede de fazê-lo, mesmo que estejam há anos fora do país ou tenham residido nele por um breve período. Em uma eleição em que o resultado deve ser acirrado entre o bloco de Netanyahu e o da oposição, esses eventuais 80 mil votos poderiam até mesmo garantir duas das 120 cadeiras da Knesset.

“A sensação daqueles que vivem no exterior é que isso é o mínimo que podemos fazer. As pessoas que vivem aqui sofreram com a guerra, sofreram com um governo péssimo, excludente e corrupto. Então, é o mínimo que podemos fazer para melhorar” a situação, explica em declarações à Europa Press essa israelense que divide seu tempo entre seu país e Barcelona.

Nos últimos 10 anos, explica ela, tem vindo votar porque “se importa” com Israel. “Sou israelense e o que acontece aqui me toca profundamente o coração e a mente, e o que está acontecendo agora é muito ruim para o Estado de Israel”, acrescenta, referindo-se ao “atual governo”. “Tenho todos os motivos para vir votar”, ressalta.

Seu filho, Ofer Laszewicki, concorda. “Nós, israelenses que moramos no exterior, não podemos votar de longe; então, só nos resta a opção de vir”, destaca. “A chapa de Netanyahu conta com um eleitorado tradicional muito mobilizado e muito fiel”, ressalta, antes de acrescentar que aqueles que, como eles, querem “um caminho diferente, não apenas uma mudança de rosto”, consideram que “era necessário vir, estar aqui fisicamente, votar”. E também, observa ele, “apoiar nosso povo em um dia que todos consideramos histórico e que, esperamos, traga uma mudança”.

AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Para essa família, o custo econômico da viagem — assim como, segundo afirmam, para outros amigos e conhecidos que fizeram o mesmo — vale a pena, pois “o sentimento” que muitos têm é de que “se a oposição não vencer essas eleições, elas poderão ser as últimas eleições democráticas”, destaca Ofer.

“Este governo tem uma tendência autoritária, fez mudanças no sistema que limitam cada vez mais a independência do judiciário. Há ministros que dizem isso abertamente, que querem acabar com o sistema democrático vigente. Por isso, muitos de nós acreditamos que vale a pena fazer esse esforço financeiro e de tempo para tentar mudar as coisas”, acrescenta.

É o caso de seu irmão, Asaf, que ficará apenas 48 horas em Israel e que, pela primeira vez desde que se mudou para a Espanha há 35 anos, decidiu votar em uma eleição. “Decidi vir desta vez, com todo o esforço que isso implica, porque acredito que este seja um momento crítico”, afirma. “Continuo muito ligado emocionalmente a este lugar; sou israelense, sou judeu e acredito que, para o futuro deste país, é importante que todos contribuam com sua pequena parte”, explica.

Sua percepção, como alguém que mora fora do país e não acompanha diariamente a imprensa local, é que Israel “precisa de uma mudança de rumo”, diz Asaf, que lamenta a “imagem estereotipada” que se tem de Israel, “que não reflete a realidade daqui” e que ele atribui, em parte, ao atual governo. “Mudar isso em nível mundial é um trabalho que provavelmente levará gerações, então não acredito que isso possa depender exclusivamente de um próximo governo, que pode durar o tempo que durar”, ressalta, quando questionado se acredita que, com a oposição, a imagem de Israel irá melhorar.

DE VOTAR EM NETANYAHU A VOTAR NA OPOSIÇÃO

Ben Avidar também viajou da Espanha. Esse jovem de 25 anos, morador de Toledo, conta que votou pela mudança ao sair de um seção eleitoral em Florentina, um bairro no sul de Tel Aviv com uma população muito heterogênea e onde não se veem cartazes eleitorais nas ruas do bloco liderado por Netanyahu.

“Da última vez, votei em Netanyahu para ter paz antes de 7 de outubro”, confessa, justificando que, na época, considerava importante que houvesse um acordo com a Arábia Saudita e com outros países árabes. No entanto, ele acredita que, após o ataque do Hamas, o primeiro-ministro administrou “muito mal” as relações com outros países, com exceção dos Estados Unidos. “Os israelenses não podem circular tranquilamente fora de seu país”, lamenta.

“Nosso governo, em alguns aspectos, agiu bem; em outros, agiu mal; mas, especificamente, toda a comunicação com o mundo foi péssima”, argumenta, garantindo que, se na Espanha ele disser que é israelense, as pessoas vão olhá-lo de forma hostil e até mesmo atacá-lo. “É responsabilidade dos países onde vivem israelenses e judeus, mas também é responsabilidade do nosso governo conduzir as relações muito melhor do que o que está sendo feito”, conclui.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado