Sha Dati / Xinhua News / Europa Press - Arquivo
MADRID 30 set. (EUROPA PRESS) -
O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou “veementemente” a visita “extremamente perigosa e alarmante” realizada no domingo pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), para se reunir com o presidente dos Emirados, Mohamed bin Zayed al Nahyan.
Nesse contexto, a diplomacia iraniana declarou que “condena veementemente” uma visita que, adverte, poderia ter “consequências extremamente perigosas (...) em um momento em que a região do Oriente Médio atravessa um dos períodos mais frágeis e delicados de sua história devido às agressões militares do regime sionista contra o Irã e à intensificação da ocupação e do genocídio em terras islâmicas, particularmente na Palestina e no Líbano”.
“É extremamente perigosa e alarmante a presença de um criminoso cujas mãos estão manchadas com o sangue de centenas de milhares de pessoas inocentes e que está sendo julgado por tribunais internacionais”, enfatizou o ministério liderado por Abbas Araqchi, que instou “todos os países da região” a “permanecerem vigilantes diante das consequências e repercussões dessa presença, que ameaça a paz e a segurança coletivas da área”.
Nesse sentido, o Ministério das Relações Exteriores do Irã defendeu que “a segurança regional é uma questão coletiva e indivisível”, ressaltando que “qualquer medida que facilite a entrada de atores desestabilizadores na região acabará, em última instância, prejudicando todos os países da região e levará à divisão, bem como a uma maior intensificação da insegurança e da instabilidade”.
Nesse sentido, Teerã manifestou sua expectativa de que “os governos da região, conscientes de sua responsabilidade em relação à paz e à estabilidade regionais, se abstenham de criar condições para a presença destrutiva do regime sionista”, esperando que “não permitam que seus territórios se tornem uma plataforma para ações desestabilizadoras contra outros países” do Oriente Médio.
A diplomacia iraniana se pronunciou dessa forma depois que os governos dos Emirados Árabes Unidos e de Israel confirmaram na segunda-feira que Netanyahu viajou no domingo para Abu Dhabi para se reunir com Al Nahyan, embora nenhum deles tenha confirmado que o motivo da visita estivesse relacionado ao suposto aviso dos Emirados a Israel antes do ataque de 7 de outubro de 2023.
De fato, Israel, ao mesmo tempo em que confirmava a viagem, desmentiu a “notícia falsa” divulgada pela agência de notícias norte-americana AP, que havia publicado que a viagem se devia ao fato de Netanyahu querer pedir ao líder dos Emirados Árabes Unidos que negasse ter avisado o primeiro-ministro israelense sobre o ataque das milícias de Gaza antes que ele ocorresse.
Naquela mesma segunda-feira, fontes próximas ao primeiro-ministro indicaram ao jornal “Haaretz” que Netanyahu pediu a Al Nahyan que negasse as informações publicadas, que sugeriam que ele teria avisado o líder israelense sobre um possível ataque do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) antes de 7 de outubro.
Por fim, Netanyahu acabou entrando com uma ação por difamação contra meios de comunicação como o jornal “Haaretz”, o Canal 12, o portal de notícias Yedioth Ahronoth, bem como contra os jornalistas Shlomi Eldar, Uri Misgav, Nadav Eyal, Barak Ravid e Attila Somfalvi, a quem ele acusa, justamente, por esse tipo de revelação.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático