Publicado 27/10/2026 06:44

Feijóo vai endurecer as penas para atos de vandalismo e introduzir a circunstância agravante de “rosto coberto” após os distúrbios e

O presidente do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, durante um evento público no âmbito da pré-campanha para as eleições gerais de 29 de novembro, na Estação Marítima, em 24 de outubro de 2026, em Vigo, Pontevedra, Galícia (Espanha).
Adrián Irago - Europa Press

Condena a mais recente “tentativa de intimidação” da “esquerda violenta”, critica o fato de Marlaska estar “desaparecido” e a demora de Sánchez em condenar

MADRID, 27 out. (EUROPA PRESS) -

O presidente do PP, Alberto Núñez Feijóo, prometeu restabelecer, a partir do governo, “a agravante de pena nos casos de distúrbios e atos de vandalismo com o rosto coberto”, após os incidentes violentos ocorridos nos últimos dias em A Coruña, Barcelona e Bilbao.

Feijóo explicou que a supressão desse agravante foi eliminada do Código Penal pelo PSOE e pelo Podemos no ano de 2022 e anunciou, além disso, que aumentará as penas quando os distúrbios forem convocados pelas redes sociais. “Portanto, vamos agir. Tenho que ser o garante da ordem pública nas ruas do meu país”, defendeu ele em entrevista à ‘Onda Cero’, divulgada pela Europa Press.

O líder do PP também denunciou que o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, está desaparecido “há algum tempo” após os distúrbios em A Coruña, Barcelona e Bilbao. “Não se sabe onde ele está”, ironizou Feijóo, que também destacou estar mais “preocupado” por ter sido incluído nas listas do PSOE do que com o Ministério.

O presidente do PP também criticou o chefe do Executivo, Pedro Sánchez, por ter demorado “dois dias” para reagir aos atos violentos na capital catalã, que resultaram em 130 detidos, dos quais 76 são menores.

CONDENAÇÃO À TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO DA ESQUERDA VIOLENTA

Anteriormente, Feijóo manifestou sua “condenação mais absoluta” à “nova tentativa de intimidação da esquerda violenta” nas ruas de Bilbao, cujos confrontos resultaram na prisão de 19 pessoas, entre elas sete menores de idade.

Após uma manifestação de estudantes contra um evento de Vito Quiles que, no fim das contas, não aconteceu, as ruas de Bilbao foram palco de confrontos que resultaram em inúmeros danos ao mobiliário urbano e a estabelecimentos da cidade.

Em uma mensagem no ‘X’, Feijóo defendeu que, após as eleições gerais de 29 de novembro, “haverá um governo que garanta a ordem e a segurança para que a Espanha decente possa viver tranquilamente nas ruas”.

“A CLOACA” DO CELULAR DE SÁNCHEZ COM MARROCOS

Por outro lado, Feijóo voltou a criticar a reação do governo à crise de Ceuta no final de julho, ao mesmo tempo em que afirmou não ter “nenhum compromisso” com o Marrocos, embora tenha garantido não saber “o que continha” o “esgoto do celular” de Sánchez. “Eu teria agido com o Marrocos com a firmeza que o cargo de presidente do governo exige”, disse ele.

Questionado se acredita que Sánchez “pode estar sendo chantageado por Marrocos”, o líder do PP destacou que haverá “um conjunto de questões” que ele revelará caso chegue ao governo, especialmente sobre as informações do CNI e da Polícia de que ele dispunha nos dias que antecederam a onda de imigrantes. “Vou contar à Espanha o que aconteceu e estou convencido de que estão mentindo para nós”, reforçou.

“NÃO SE PODE MANIFESTAR” ONDE QUISER

Sobre o acampamento pelo direito à moradia na Puerta del Sol, Feijóo considera que “não cumpre os parâmetros exigidos pela liberdade de circulação, pela liberdade de iniciativa empresarial e pelas condições mínimas de higiene exigidas nas ruas de Madri”, por isso “deveria ser desmontado”, já que se encontra em um local “absolutamente inadequado”.

O presidente defendeu a liberdade de expressão e de manifestação, embora tenha acrescentado que isso não significa “que se possa se manifestar onde quiser”. “Você quer se manifestar? Pois é preciso ver qual é o local adequado para não prejudicar os direitos dos demais cidadãos”, concluiu Feijóo, que também questionou os motivos pelos quais o delegado do Governo em Madri, Francisco Martín, renunciou ao cargo.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado