JESÚS HELLÍN / EUROPA PRESS - Arquivo
Apela à responsabilidade dos partidos políticos e das próprias redes sociais e incentiva os cidadãos a “verificar”, “comparar” e “se informar”
LOGROÑO, 18 out. (EUROPA PRESS) -
“Na era dos algoritmos, os eleitores devem recuperar o controle sobre as informações que consomem”. Essa é a advertência feita pela diretora acadêmica do mestrado em Comunicação e Marketing Político da UNIR, Rocío Gutiérrez Díaz, diante da próxima campanha eleitoral para as eleições gerais de 29 de novembro.
Em entrevista à Europa Press, Gutiérrez explica que o uso das redes sociais “tem, de fato, uma grande vantagem, que é a rapidez das mensagens: tudo chega mais rápido e em tempo real”.
“Mas também é verdade — ressalta ela — que elas se tornaram o espaço onde se constrói a opinião pública. E é aí que entram os algoritmos, que selecionam e hierarquizam os conteúdos de acordo com o que você consome, com base nos sinais de comportamento que vão coletando a partir do consumo de cada usuário”.
Algo que, por si só, não precisa ser negativo, mas, como aponta a especialista da UNIR, “o problema é que isso pode gerar câmaras de eco, que reforçam suas crenças ou aquilo com que você concorda”, o que pode fazer com que “você esteja vendo apenas uma parte da realidade”.
Dessa forma, “você está esquecendo ou está tendo a outra parte da realidade restringida, e isso pode acentuar viéses como o de confirmação”, segundo o qual “o que você vê, acaba acreditando que é o que todo mundo pensa”.
O resultado mais imediato: a temida e agora tão difundida polarização, “que é um fato”. “É verdade — reconhece Rocío Gutiérrez — que as redes sociais são um bom campo de batalha para criar esses discursos de ódio. Mas também é verdade que as demonizamos demais, quando elas podem ser ferramentas muito úteis, sobretudo na comunicação política, desde que seu uso seja ético e responsável”.
Assim, como exemplo, ela destaca que as mensagens políticas alcançam mais pessoas, “até mesmo aquelas que estão desinteressadas pela política ou que não acompanham a política, para explicar de maneira mais simples medidas que podem ser muito complexas em nível técnico, ou divulgando as propostas de cada partido político”, com recursos como vídeos ou apresentações.
“Nem tudo é ruim”, defende Gutiérrez, mas ela afirma que, para gerar polarização, “há várias responsabilidades bem distintas”, que ela atribui, por um lado, “aos próprios partidos políticos, que precisam utilizar as redes sociais de forma ética e responsável”.
Em sua opinião, o usuário também tem responsabilidade, “porque não se deve viralizar tudo o que aparece e não se deve acreditar que tudo o que se viraliza é o mais importante”, já que, com esses processos em torno das polêmicas do momento, “muitas vezes isso faz com que se deixem de lado os temas que mais preocupam a população, como moradia, emprego ou economia”.
Para a especialista da UNIR, da mesma forma, “a educação e a alfabetização digital” têm um papel muito importante na hora de evitar a polarização e, por fim, “as próprias redes sociais, que também deveriam estabelecer mais controles e limites sobre o que é publicado e o que não é”.
No entanto, ela considera que essas mensagens, ao simplificarem temas complexos por meio das redes sociais, não significa que “sejam supérfluas ou frívolas”; por isso, ela insiste que “no fim das contas, o que precisamos evitar é, justamente, o discurso vazio ou a polêmica e realmente nos concentrarmos no que importa”.
Ele dá como exemplo a possibilidade de divulgar as plataformas eleitorais de cada partido, “que hoje em dia são lidas por um número muito pequeno de pessoas”. Seria, além disso, uma forma de “tentar combater o discurso de ódio e a polarização, porque, no fim das contas, quem é mais forte não é aquele que mais gera polêmicas ou critica, mas sim aquele que realmente propõe soluções para as pessoas”.
JOVENS.
É evidente que os principais destinatários das mensagens nas redes sociais são os jovens, inclusive, nesta ocasião, aqueles que vão votar pela primeira vez. Nas palavras de Rocío Gutiérrez, “sempre falamos que os jovens não sabem nada de política, nem se informam, ou só o fazem pelas redes sociais”.
Uma ideia que ela refuta, afirmando que “hoje em dia, existe um segmento jovem da população que está, de fato, muito envolvido na política”, ao que acrescenta que “o jovem que quer se informar pode fazê-lo e pode comparar”, pois o fato de “os jovens usarem as redes sociais para se informar não significa que não tenham espírito crítico ou que não possam fazer uma reflexão crítica”.
É uma situação à qual os adultos também não estão imunes, pois “também podem ser facilmente manipulados”, alguns por terem “uma orientação partidária muito acentuada ou por terem uma desconfiança muito marcante em relação à mídia”. “O problema, então — afirma ela —, não é tanto o que é publicado nas redes, mas o usuário que está por trás disso”.
Pois, insiste a especialista, a polarização e os discursos de ódio “estão lá”, mas, ainda assim, ela ressalta que “as pessoas também não confiam cegamente em um partido político que só sabe criticar; o que os cidadãos querem são partidos que proponham soluções para seus problemas, e soluções bem claras”.
As pessoas exigem, inclusive, que os partidos “apresentem propostas e expliquem como vão colocá-las em prática”. Por isso, ela insiste que, embora no caso atual da Espanha, onde a campanha e as eleições de 29 de novembro “nos pegaram um pouco de surpresa”, o que se deve buscar é “fugir da polarização, buscar e comparar informações e respeitar opiniões diferentes das suas”.
“Estamos na era da desinformação e da impaciência. A quantidade de informação que nos chega por tantos canais é tanta que, no fim das contas, foi para isso que os algoritmos foram criados: para priorizar, para não sobrecarregar as pessoas com tanta informação. Mas, no fim das contas, você, inconscientemente, vai filtrando e atribuindo veracidade ao que lhe interessa, e ao que não lhe interessa, não tanto”, ressalta.
Dessa forma, Gutiérrez destaca que “o desafio realmente está em você sair em busca da informação, deixar de ser um usuário passivo, deixar de aceitar que o algoritmo lhe ofereça apenas as informações que você consome normalmente, e ir além, verificando e comparando informações e opiniões, sobretudo aquelas contrárias às suas”. “É a única maneira de ver e entender o quadro completo com uma visão panorâmica”, conclui.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático