Grigory Sysoyev / Zuma Press / Europa Press
MADRID 25 set. (EUROPA PRESS) -
O primeiro-ministro do Egito, Mustafa Madbuly, reiterou nesta sexta-feira perante a Assembleia Geral da ONU a oposição “categórica” de seu país a qualquer decisão que vise deslocar os palestinos da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e da Faixa de Gaza, e destacou que “gerenciar a ocupação em vez de pôr fim a ela é viver em uma ilusão”.
“O Egito reafirma sua rejeição categórica a qualquer tentativa de deslocar o povo palestino de sua terra, seja na Faixa de Gaza ou na Cisjordânia, incluindo Jerusalém”, declarou ele de Nova York, que sedia nesta semana a 81ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O líder enfatizou que o cessar-fogo assinado em outubro de 2025 na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, o fim das “violações diárias por parte de Israel”, a entrada de ajuda humanitária em Gaza, bem como os planos para o fim da ofensiva e a reconstrução do enclave palestino “não são etapas humanitárias, mas sim marcos fundamentais de um processo político sério que atenda às causas profundas do conflito”.
Assim, ele afirmou que o que os habitantes de Gaza vivem hoje “não pode ser normalizado, não pode se tornar uma crise prolongada” e lembrou à comunidade internacional que “ela tem a clara responsabilidade de coibir as violações sistemáticas do Direito Internacional por parte de Israel”.
“Isso não pode passar pelo desenraizamento de um povo de sua terra. É possível alcançar a estabilidade na região, mas ignorar o sofrimento do povo palestino e simplesmente administrar a ocupação em vez de pôr fim a ela é simplesmente viver em uma ilusão”, afirmou.
Madbuly reiterou a defesa de um Estado palestino independente com as fronteiras de 1967 e Jerusalém Oriental como capital, um sistema político que permita aos palestinos decidir sobre seu presente e seu futuro, bem como “rejeitar a punição coletiva e garantir o respeito ao Direito Internacional Humanitário” e “reconhecer os direitos dos palestinos como inalienáveis, e não como moeda de troca que dependa de cálculos eleitorais ou de outros interesses”.
O primeiro-ministro garantiu que o Egito continuará prestando assistência humanitária, mas pediu que “passemos de gerenciar a tragédia para erradicar suas causas”. “O Egito está comprometido com o respeito às instituições, com a rejeição ao desmantelamento dos Estados e com a priorização de soluções políticas, bem como com a prevenção da lógica da força e do fato consumado”, destacou.
Em outro âmbito, ele se pronunciou sobre a segurança hídrica, alertando que não se trata apenas de um recurso econômico, mas que “é o pulmão do qual dependem a existência e a sobrevivência de nossa sociedade” e defendendo o uso de recursos conjuntos como esse “por meio da boa vizinhança e de acordos vinculativos ao Direito Internacional” e não de forma “unilateral” ou com uma política de fatos consumados.
“O desenvolvimento e a segurança hídrica não são objetivos que se contradigam.
Não nos opomos ao direito de nenhum povo de ter acesso ao desenvolvimento, mas queremos que seja aplicado um princípio justo e claro. O desenvolvimento de uma parte não pode depender de causar dano a outra”, enfatizou.
Por outro lado, defendeu um Conselho de Segurança mais representativo da ordem mundial atual, uma vez que seus membros “refletem desequilíbrios históricos já ultrapassados”, e, diante da rápida transformação geopolítica, apostou em um processo de desarmamento “no qual não haja dois pesos e duas medidas”.
“Estamos comprometidos também com a criação de uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio, bem como de outras armas. A segurança coletiva não passa pelo acúmulo de armas de destruição, mas sim por ter obrigações, regras e também vontade política que priorize conter a escalada, em vez de reagir quando já se está em uma crise”, observou.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático