Publicado 22/10/2026 04:07

Cuba rejeita as “falsas acusações” dos EUA que implicam Havana na guerra na Ucrânia

Archivo - Arquivo - O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez
MINISTERIO DE RELACIONES EXTERIORES DE CUBA

Acusa Washington de tentar “confundir e desinformar a comunidade internacional” e critica “o grave flagelo do mercenarismo”

MADRID, 22 out. (EUROPA PRESS) -

O governo de Cuba rejeitou as “falsas acusações” dos Estados Unidos que implicam Havana na guerra na Ucrânia e ressaltou “de forma categórica” que a ilha “não faz parte desse conflito, nem participa com efetivos militares lá, nem em qualquer outro país”.

O Ministério das Relações Exteriores cubano reiterou, em um comunicado, sua “rejeição absoluta” às “falsas acusações que o governo dos Estados Unidos, sem qualquer fundamento ou evidência, continua divulgando sobre uma suposta participação cubana no conflito militar na Ucrânia, com o objetivo de confundir e desinformar a comunidade internacional”.

“Cuba apoia a solução pacífica dos conflitos, por meio do diálogo e das negociações, inclusive no caso da Ucrânia, em conformidade com o Direito Internacional e a Carta das Nações Unidas”, afirmou o ministério, acrescentando que “ao contrário dos Estados Unidos, Cuba possui um histórico impecável na luta contra o grave flagelo do mercenarismo, em relação ao qual existe no país uma política de tolerância zero”.

“Por isso, Cuba processa e pune criminalmente o mercenarismo, de acordo com o estabelecido em sua legislação nacional e suas obrigações internacionais”, destacou, antes de ressaltar que “nenhum dos cidadãos cubanos que participaram ou participam em qualquer das partes deste conflito conta com o incentivo, o apoio ou o consentimento de nenhuma instituição estatal ou governamental cubana”.

Assim, argumentou que “a imensa maioria” das atividades de recrutamento de cubanos, “assim como de muitas outras nacionalidades”, ocorreu “no exterior”, ao mesmo tempo em que destacou que as autoridades cubanas investigam, desde 2023, 17 “processos na fase preparatória pelo crime de mercenarismo”, com um total de 49 indiciados.

O ministério chefiado por Bruno Rodríguez detalhou que foram abertos doze processos por esses motivos, com pedidos de penas de prisão entre cinco e 16 anos, antes de acrescentar que “até o momento, foram realizados dez julgamentos orais e outros dois continuam pendentes”. “Os acusados foram condenados de acordo com as petições da Procuradoria-Geral da República”, ressaltou.

Por fim, o Ministério das Relações Exteriores cubano enfatizou “o firme compromisso de Cuba contra o mercenarismo”, bem como “sua disposição de avaliar formas de cooperação, em conformidade com a legislação nacional e as obrigações internacionais, para prevenir, combater e punir esse grave crime em todas as suas manifestações”.

CUBA ACUSA OS EUA DE “PRESSÕES” EM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO SOBRE O BLOQUEIO

Por outro lado, Rodríguez denunciou “pressões e ameaças brutais” dos Estados Unidos contra outros Estados-membros da ONU para que alterem seu voto em uma próxima resolução de condenação do bloqueio à ilha, apontando diretamente o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, como um dos principais impulsionadores desses esforços.

“Eles vêm fazendo isso há meses. Seus métodos de persuasão incluem ameaçar governos com a imposição de tarifas punitivas, suspender programas de cooperação, negar vistos a funcionários do governo e seus familiares, apoiar as forças de oposição em eleições futuras e até mesmo desestabilizar politicamente os países”, afirmou Rodríguez em uma mensagem nas redes sociais.

“Além disso, circulam documentos com mensagens claras e ameaçadoras do governo dos Estados Unidos contra diversos governos e suas delegações na ONU. Eles tentaram identificar governos que assumissem o papel de líderes para motivar outros a mudar sua posição histórica. Chegaram ao ponto ridículo de propor que certos países se abstenham ou, em última instância, se ausentem da votação, caso não pudessem votar contra Cuba”, observou.

Assim, ele esclareceu que “a essência da questão é a agressão implacável e prolongada de uma superpotência contra um país pacífico e relativamente pequeno, e a necessidade de pôr fim a essa injustiça”. “É uma questão fácil de compreender e está claramente enunciada no título do item da pauta”, disse Rodríguez, que defendeu que “isso se coaduna estritamente com a defesa do Direito Internacional e dos propósitos e princípios da Carta da ONU, bem como das regras e normas internacionais do comércio e da navegação”.

“Essa questão tão evidente é justamente a que os Estados Unidos pretendem distorcer. Eles tentaram todo tipo de manobras, desde espetáculos com a participação de terroristas e mercenários, bem aqui, neste prédio, até o lançamento de uma campanha mentirosa que pretende acusar Cuba de representar uma ameaça, além de outras falácias e lendas caluniosas”, lamentou.

Nesse sentido, ele enfatizou que “a imensa maioria dos Estados-membros da ONU manterá seu apoio à resolução” e acrescentou que “a comunidade internacional está ciente da natureza criminosa do bloqueio”. “Ela está a par do reforço cruel e contínuo ocorrido este ano. Conhece a aplicação das sanções secundárias e o uso da intimidação para proibir governos e empresários de qualquer parte do mundo de comercializar e se relacionar com Cuba”, argumentou.

“A comunidade internacional compreende o impacto do bloqueio energético e os danos que ele causa à população e à economia. Rejeita, política e moralmente, a tentativa de asfixiar uma população inteira por meio da fome, da miséria e do desespero”, destacou. “Em quase todas as sociedades, condena-se a punição coletiva e as tentativas genocidas de provocar uma crise humanitária”, destacou, antes de concluir que “Cuba não é uma ameaça; o bloqueio, sim”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado