Marta Fernández - Europa Press
Ela defende que o direito à greve não pode ser “imposto” e critica a tentativa de obter “ganhos políticos e sindicais”
MADRID, 15 out. (EUROPA PRESS) -
A secretária de Educação, Ciência e Universidades da Comunidade de Madri, Mercedes Zarzalejo, descartou nesta quinta-feira a possibilidade de tomar medidas adicionais para pôr fim a uma “greve política e revolucionária” na educação e alertou que “não se deixam intimidar” pelas camisetas coloridas, em alusão à camiseta verde em defesa da educação pública.
Foi o que afirmou a responsável pela educação do governo regional na Assembleia de Madri, onde compareceu para falar sobre as reivindicações da comunidade educacional, que nesta quinta-feira realiza seu segundo dia de greve para exigir melhorias na educação pública com mais recursos.
Zarzalejo destacou que a esquerda não se interessa “nem pela educação, nem pelos professores, nem pelas famílias, nem pela comunidade educacional madrilenha”, mas sim em “tomar como reféns todos aqueles que lhes interessam para obter ‘ganhos políticos e sindicais’”. Além disso, ela defendeu que o direito à greve não pode ser “imposto” e exigiu que a esquerda e os sindicatos não utilizem as salas de aula para “batalhas eleitorais”.
VÃO DENUNCIAR “QUALQUER ATO DE AGRESSÃO”
Ao mesmo tempo, ele destacou que o governo regional não vai adotar “nenhuma medida” para responder às reivindicações “da primeira greve política revolucionária” em Madri, no âmbito do que chamam de “outono quente”, exceto garantir o cumprimento dos serviços mínimos e denunciar “qualquer ato de agressão e intimidação” nas salas de aula, bem como salvaguardar o respeito à educação dos alunos e ao trabalho dos professores.
“E, em nome da comunidade educacional, todas, todas as medidas que estamos promovendo são em benefício da comunidade educacional; não fiz outra coisa desde que cheguei à Secretaria há oito meses, mas seus joguinhos, suas chantagens, suas faixas, suas barracas e suas camisetas coloridas, posso garantir que não nos intimidam”, afirmou.
Nesse mesmo tom, ela criticou o fato de o Mais Madrid considerar que as manifestações e as greves são “o que há de mais bonito em Madri” e ressaltou que isso não representa a comunidade educacional como um todo. “É importante que demos voz a todas essas educadoras, professoras e à grande maioria dos profissionais que não se sentem representados e que, aliás, nestes dias estão sendo coagidos, apontados e manipulados para que não possam comparecer aos seus postos de trabalho”, afirmou.
A secretária afirmou que a liberdade é de todos, “tanto de quem entra em greve quanto de quem não entra”, e questionou onde está também a liberdade das famílias para que seja garantido o direito à educação de seus filhos. “O sectarismo de vocês não vai nos intimidar e seus apelos à violência não vão nos assustar”, retrucou ela à bancada da esquerda.
Ela questionou se também fazem parte da comunidade educacional que a esquerda diz representar as profissionais da Educação Infantil que não concordam com a forma como a realidade das escolas está sendo retratada, os professores “expulsos quase à força de uma reunião do CCOO em suas escolas” ou os universitários “que se dedicam a estudar sem insultar nem agredir a Polícia Nacional” no contexto dos protestos pela greve.
Por fim, ele destacou que o governo de Madri continuará “defendendo as famílias e os professores que se dedicam de corpo e alma” à educação, além de insistir que continuarão colocando o foco no “esforço, o mérito e a capacidade dos alunos” diante da “corrupção” que a esquerda quer promover.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático