O Conselho Nacional do Movimento foi convencido de que o texto visava uma evolução do Regime por meio de “pequenas mudanças jurídicas”
MADRID, 3 out. (EUROPA PRESS) -
Em outubro de 1976, a Espanha dava os primeiros passos rumo à Transição. Quatro semanas após o Conselho de Ministros ter aprovado o projeto de lei para a Reforma Política, em 8 de outubro, o presidente do Governo, Adolfo Suárez, enfrentou o primeiro desafio contra os alicerces do regime franquista para conseguir levar adiante esse texto: o parecer do Conselho Nacional do Movimento que endossasse a lei, embora esse parecer não fosse vinculativo.
A origem desse órgão remontava a 1937 e, a modo de “Senado” da ditadura, por ele tinham que passar as leis fundamentais do Regime, como foi o caso da própria Lei de Reforma Política. Seus pareceres eram obrigatórios, mas não vinculativos, e constituíam a etapa prévia antes do envio de uma norma às Cortes.
Era composto por 99 conselheiros: um era eleito por cada província, 40 por Franco, 12 eram representantes das estruturas básicas reconhecidas pelo Regime — família, sindicatos e administração local —, e seis indicados pelo próprio presidente do Conselho, que era o próprio Suárez, na qualidade de presidente do Governo.
No outono de 1976, uma crescente mobilização popular e sindical em prol das liberdades percorria o país. O terrorismo da ETA, assim como o da extrema direita, também estava na ordem do dia.
Conforme especifica o historiador e autor do livro “Retrato da Transição”, Francisco J. Leira-Castiñeira, o resultado disso, quase um ano após a morte do ditador, foi uma sociedade com “medo”, mas “com vontade de participar da política” e de caminhar rumo à democracia sem derramar mais sangue.
A Lei de Reforma Política foi, para José Manuel Otero Novas, na época colaborador próximo do presidente Suárez como diretor-geral de Política Interna, “o fato mais marcante” da Transição, superando até mesmo a própria Constituição de 1978.
A lei foi o marco prévio necessário para a transição de uma ditadura para uma democracia e serviu de base para a legalização dos partidos em 1977, as eleições constituintes de 1977 e a aprovação final da Carta Magna em 1978.
Leira-Castiñeira destaca que a negociação com os conselheiros para que emitissem um parecer favorável à Lei recaiu principalmente sobre Suárez e o então presidente das Cortes, Torcuato Fernández-Miranda. “Foi uma das partes mais complexas do processo e tudo se deu nos bastidores”, afirma.
“PEQUENAS ALTERAÇÕES JURÍDICAS” PARA AGRADAR À SOCIEDADE
Assim que o projeto de lei foi aprovado, Suárez iniciou uma série de contatos com os conselheiros. “Uma das coisas que Suárez e Fernández-Miranda souberam interpretar bem foi que tanto as Cortes quanto o Conselho Nacional do Movimento não eram homogêneos, mas que havia diferentes sensibilidades e posições reformistas”, descreve Leira-Castiñeira.
O historiador detalha que a argumentação de ambos perante os conselheiros se concentrou em explicar que a lei era “uma evolução”, mas que o sistema continuaria funcionando “de acordo com as leis fundamentais do Movimento”. Ambos insistiram com os membros de que se tratava de “pequenas mudanças jurídicas” para agradar à sociedade, mas que também seriam do agrado das Cortes franquistas.
O ponto-chave, na opinião do historiador, é que as negociações foram conduzidas de forma individualizada: aos continuistas foi explicado que a Lei não representaria uma ruptura com o regime e, aos reformistas, que era o caminho para uma mudança política.
INQUIETAÇÃO NO GOVERNO
No entanto, o clima no Governo era de inquietação. “Sempre tivemos em mente o medo e a possibilidade de que as negociações fracassassem”, admite José Manuel Otero Novas em declarações à Europa Press.
“À medida que as coisas iam acontecendo, eu passava documentos para Suárez dizendo ‘se isso acontecer, isso vai dar errado para nós’. Tínhamos soluções alternativas previstas na lei para continuar a transição sem rupturas. O problema é que as outras soluções eram sempre mais onerosas”, explica ele, referindo-se a um maior envolvimento do rei Juan Carlos, algo que o governo não pretendia.
O ex-ministro e ex-deputado da UCD, e atual presidente da Fundação Transição Espanhola, Rafael Arias-Salgado, insiste que o Conselho aprovou a reforma política porque o projeto de Suárez e Fernández-Miranda “respeitou a legalidade vigente”, ou seja, as normas fundamentais do Regime, e foi nesse marco legal que se iniciou uma mudança rumo a um sistema democrático.
Por sua vez, Otero Novas lembra que, embora o parecer do Conselho fosse obrigatório, não era a prioridade para Suárez. “Ele vinha do Movimento e tentou fazer com que o parecer fosse o mais favorável possível”, conta ele, e admite: “Mas isso não nos importava tanto, pois o decisivo era o que os procuradores votariam nas Cortes”.
UMA SESSÃO PLENÁRIA TENSIONADA APROVOU O RELATÓRIO EM 8 DE OUTUBRO DE 1976
“A importância do relatório do Conselho Nacional ficou evidente na dignidade e na responsabilidade que presidiram aos trabalhos da Comissão e aos debates da Seção, que revelaram as sólidas razões que levam o Governo a empreender a reforma do nosso sistema constitucional, a fim de garantir a estabilidade política para, a partir dela, alcançar com determinação os grandes objetivos nacionais”, afirmou Suárez em sua defesa do projeto de lei perante o plenário do Conselho em 8 de outubro de 1976, reunido no antigo salão de plenário do Senado.
Após suas palavras, nenhum conselheiro aplaudiu, e a sala ficou mergulhada em um ambiente tenso de frieza, conforme consta nas crônicas jornalísticas da época. Suárez retirou-se alegando que precisava comparecer ao Conselho de Ministros para tratar de assuntos cujo adiamento não era “conveniente”.
Com Suárez já ausente, a sessão foi retomada. Foi então o conselheiro Francisco Abella quem interveio para apresentar as ideias fundamentais do projeto de lei. Seguiram-se os convictos franquistas Gonzalo Fernández de la Mora e José Martínez Emperador, aos quais se juntou, em nome da comissão de relatório, Julio Gutiérrez Rubio, que mais tarde se tornou senador por indicação real.
80 VOTOS A FAVOR, 13 CONTRA E 6 ABSTENÇÕES
A votação terminou com sucesso para Suárez, com 80 votos a favor, 13 contra e seis abstenções. Entre os conselheiros conhecidos como “inmovilistas” que votaram contra, destacaram-se o ex-ministro do Trabalho José Antonio Girón de Velasco, o futuro líder da Fuerza Nueva, Blas Piñar, e o tenente-general e ex-diretor da Guarda Civil Carlos Iniesta Cano.
Quanto às abstenções, destacaram-se as dos três ministros presentes na sessão plenária: o da Marinha, almirante Gabriel Pita da Veiga; o das Relações Exteriores, Marcelino Oreja; e o do Interior, Rodolfo Martín Villa.
As alterações solicitadas no relatório aprovado pelo Conselho foram: que o Congresso e o Senado fossem equiparados na atividade legislativa; que os interesses econômicos, culturais e sociais fossem representados na atual Câmara Alta; que o Conselho do Reino tivesse o mesmo número de membros provenientes de ambas as Câmaras, e que esse órgão informasse obrigatoriamente sobre qualquer referendo consultivo que o Rei convocasse.
Uma semana depois, em 15 de outubro de 1976, o Governo decidiu, no Conselho de Ministros, encaminhar às Cortes o projeto de Lei de Reforma Política, juntamente com o relatório elaborado pelo Conselho Nacional do Movimento.
O Governo não levou em conta as sugestões do Conselho e encaminhou aos procuradores o mesmo texto que havia sido aprovado em 10 de setembro no Conselho de Ministros. A partir desse momento, os esforços de Suárez concentraram-se na votação nas Cortes: cabia agora aos 531 procuradores da Câmara franquista.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático