Publicado 01/10/2026 05:13

O Casal Real visitará Ceuta e Melilla nos dias 13 e 14 de outubro, na primeira visita real desde 2007

O Rei Felipe VI e a Rainha Letizia aguardam a chegada do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e da Primeira-Dama, Brigitte Macron, no Palácio Real, em 29 de setembro de 2026, em Madri (Espanha). Essa visita de Estado servirá para...
José Oliva - Europa Press

A visita, prometida pelo próprio Sánchez há semanas, ocorrerá dois meses e meio após a crise em Ceuta

MADRI, 1 out. (EUROPA PRESS) -

O rei Felipe VI e a rainha Letizia viajarão no próximo dia 13 de outubro para Ceuta, em sua primeira visita desde que assumiram o trono em junho de 2014, que ocorrerá dois meses e meio após a entrada em massa de mais de 80.000 migrantes a essa cidade autônoma vindos de Marrocos, conforme anunciado nesta quinta-feira por fontes do Palácio da Zarzuela e do Governo.

A visita incluirá também Melilha, onde eles também ainda não haviam estado até o momento. A única visita real desde o restabelecimento da monarquia a ambas as cidades situadas no norte da África foi a realizada por Juan Carlos I e Sofía nos dias 6 e 7 de novembro de 2007, e “foi acordada entre o Governo e a Casa Real”, precisaram as fontes.

A viagem dos Reis a Ceuta foi anunciada no final de agosto pelo próprio presidente do Governo, Pedro Sánchez, que defendeu que havia “argumentos e razões mais do que suficientes” para que o monarca viajasse à cidade autônoma e prometeu que ela ocorreria quando houvesse “condições para isso”.

A data não havia sido definida até o momento, embora, nas semanas decorridas desde então, o Executivo tivesse vindo a confirmar que a visita ocorreria em breve e que Moncloa e Zarzuela estavam trabalhando em sua organização. Nesta mesma quarta-feira, questionado sobre a data, Sánchez disse que ela seria anunciada na hora certa e evitou esclarecer se acompanharia os Reis na viagem.

O REI, ATENTO A CEUTA EM TODOS OS MOMENTOS

Felipe VI tem acompanhado de perto, desde o início, a situação em Ceuta. Já nas primeiras horas, ele entrou em contato tanto com o presidente do Governo quanto com o presidente de Ceuta, Juan Jesús Vivas, e, da Zarzuela, foi informado que ele havia acompanhado “com grande preocupação e indignação os graves acontecimentos” nessa cidade autônoma e “em menor medida, também em Melilha”, onde igualmente ocorreram algumas tentativas de entrada.

“O Rei considera necessário adotar todas as medidas que transmitam, de forma unida, clara e determinada, às populações de Ceuta e Melilla o apoio e o carinho do resto da Espanha”, informaram, em 1º de agosto, fontes da Casa Real, insistindo que “o Estado deve zelar pela segurança da população e evitar que esses fatos se repitam”.

Em um gesto adicional, o monarca recebeu Vivas no Palácio de Marivent, onde estava de férias, no dia 6 de agosto; ao sair, Vivas já havia adiantado que o monarca havia lhe manifestado o desejo de poder viajar para Ceuta assim que fosse possível.

Felipe VI conversou novamente com o presidente de Ceuta em 2 de setembro, coincidindo com o Dia de Ceuta, para transmitir-lhe “o apoio de toda a Espanha” e apelar “à unidade e à convivência” e aproveitou seu primeiro evento público após o recesso de verão para se referir à “situação de extrema complexidade” que a cidade autônoma está enfrentando e elogiar o “exemplo de civismo” que ela tem demonstrado.

Na terça-feira, durante o jantar de gala oferecido ao presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio Real, o monarca não hesitou em qualificar de “inaceitável” o que ocorreu em Ceuta, o que considerou ter sido uma violação de uma fronteira não apenas espanhola, mas europeia. Nesse sentido, ele defendeu que os países na fronteira externa da UE, como a Espanha, não podem “assumir sozinhos uma responsabilidade que é de todos”.

Além disso, na qualidade de capitão-general das Forças Armadas, o monarca realizou, em 7 de setembro, uma reunião com a ministra da Defesa, Margarita Robles, o chefe do Estado-Maior da Defesa (JEMAD), almirante-general Teodoro García Esteban, bem como o comandante-geral de Ceuta e os comandantes operacionais, a fim de conhecer em primeira mão a situação do ponto de vista da defesa.

POSSÍVEL REAÇÃO DE MARROCOS

Um dos fatores que contribuiu para adiar a visita foi a realização de eleições parlamentares em Marrocos no dia 23 de setembro, especialmente porque o governo sustenta que a visita às duas cidades autônomas não deveria provocar o reino alauí, onde os acontecimentos do final de julho reacenderam as reivindicações sobre Ceuta e Melilla.

Nesse sentido, o ministro das Relações Exteriores, da União Europeia e da Cooperação, José Manuel Albares, deixou bem claro que “os Reis da Espanha não precisam solicitar autorização a ninguém nem pedir permissão a ninguém para visitar qualquer cidade espanhola”, embora tenha ressaltado que “por cortesia diplomática, é possível transmitir alguma informação, mas, certamente, nem autorizações nem detalhes a esse respeito”.

A visita de Juan Carlos I e Sofia provocou, na época, uma reação furiosa por parte de Marrocos, que chamou para consultas seu então embaixador em Madri, Omar Azziman, que demorou mais de dois meses para retornar ao cargo, além de críticas por parte da classe política e também alguns protestos.

Em Rabat, não só incomodou o fato de se questionar sua soberania sobre ambos os enclaves — que o país considera ocupados pela Espanha —, mas também o fato de a visita ter ocorrido coincidindo com o aniversário da “Marcha Verde”, um dos marcos de sua história e que lançou as bases para a ocupação do Saara Ocidental após a saída da Espanha em 1976, que se mantém até hoje.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado