Publicado 22/10/2026 08:12

Bolaños alerta sobre aqueles que buscam uma “desinstitucionalização” por meio do corte das aposentadorias ou dos serviços de saúde p

O ministro da Presidência, Justiça e Relações com os Poderes Legislativos, Félix Bolaños; a secretária de Justiça e Direitos Humanos, María Jesús San José; e o presidente do Tribunal de Justiça do País Basco, Iñaki Subijana, durante o 40º Congresso de Juí
Arnaitz Rubio - Europa Press

Ele afirma que, sem lei, “não prevalece a liberdade, mas sim a lei do mais forte”, e defende instituições “fortes” para garantir o Estado de bem-estar social

SAN SEBASTIÁN, 22 out. (EUROPA PRESS) -

O ministro da Presidência, Justiça e Relações com os Poderes Legislativos, Félix Bolaños, alertou que “há muitas pessoas” que defendem “um processo de desinstitucionalização, ou seja, que as instituições, as aposentadorias, a saúde e o direito internacional público vão sendo desmantelados”, e advertiu que “se não houver lei, a liberdade não surge”, mas sim “surge outra lei, a lei do mais forte”.

Dessa forma, ele aludiu à visita “muito recente à Espanha” do presidente da Argentina, Javier Milei, embora sem citá-lo expressamente, “recebida daquela maneira por seus parceiros espanhóis”, e criticou aqueles que querem “acabar com o sistema de aposentadorias públicas e com o sistema nacional de saúde”, pois isso “também é uma barbaridade”.

O ministro inaugurou, ao lado da secretária de Justiça e Direitos Humanos, María Jesús San José, do presidente do Tribunal de Justiça do País Basco, Iñaki Subijana, da membro do Conselho Geral do Poder Judiciário, Esther Erice, da deputada de Cultura, Cooperação, Juventude e Esportes, Goizane Álvarez, e a coordenadora da Seção Territorial do País Basco da Associação de Juízas e Juízes pela Democracia, Ane Fadrique, inauguraram em San Sebastián o 40º Congresso de Juízas e Juízes pela Democracia, sob o título ‘Barbárie ou direito: encruzilhada para a humanidade”.

Em sua intervenção, ela alertou sobre a proliferação de discursos “em que o direito se torna um obstáculo, algo que limita a liberdade econômica e a liberdade individual das pessoas”, e considerou que “ou há Estado de Direito, ou há aplicação de leis iguais para todos, ou quem tem menos dinheiro no mundo pode ter acesso à justiça para que seus direitos sejam reconhecidos, ou estamos na barbárie”.

Da mesma forma, o ministro rejeitou a ideia de que o direito seja “uma disciplina essencialmente conservadora” e defendeu que “não há ferramenta mais poderosa do que o direito para acabar com as injustiças e para que uma sociedade progrida e avance”.

Nesse sentido, ele destacou a importância de contar com “instituições sólidas e fortes para garantir o Estado de Direito e o Estado de bem-estar social”. “Falar de progresso é falar de instituições fortes, porque quem quer instituições fracas não quer que prevaleça outra lei além da lei do mais forte e, por isso, trabalhar nas instituições e nos sistemas democráticos é fundamental”, afirmou.

“Como se acabou com o trabalho infantil? Com uma lei. Como se acaba com o analfabetismo? Com outra lei. Como se acaba com o medo que, durante décadas, nossos antepassados tinham de adoecer? Com uma lei e o sistema nacional de saúde. Como se acaba com o medo que muitos de nossos antepassados também tinham de envelhecer? Com o sistema público de aposentadoria. Como acabar com essa desigualdade que subjuga metade da população, as mulheres? Com leis que vêm de longe: a lei da igualdade, a lei do aborto, a lei contra a violência de gênero, a lei da paridade”, afirmou.

O ministro da Justiça destacou que essas leis contam hoje com um “consenso social e não será fácil encontrar alguém que as questione”, mas, quando foram aprovadas, “houve oposição e elas foram levadas aos tribunais para serem contestadas”, razão pela qual ele considerou que “é nossa responsabilidade fazer tudo o que estiver ao nosso alcance” para mantê-las.

Félix Bolaños alertou que, atualmente, “está-se tentando fazer com que as relações multilaterais de respeito mútuo, boa vizinhança, amizade e Estado de Direito, neste caso, do direito internacional, caiam em desuso e prevaleça outro: a lei do mais forte, a lei da selva”.

“Se todos os exemplos que apresentei em matéria de aposentadorias, de igualdade entre homens e mulheres e de trabalho infantil são exemplos de direito ou de barbárie, no direito internacional isso é indiscutível”, e defendeu o “direito internacional com regras iguais para todos”.

SOLUÇÕES PARA A JUSTIÇA

Por outro lado, o ministro da Presidência, Justiça e Relações com os Poderes Legislativos destacou que sua equipe chegou ao Ministério “para reformar, e acredito que, três anos depois, podemos afirmar que o fizemos, e que trabalhamos arduamente para resolver todos os problemas que afetavam a Justiça ou para estabelecer as bases para que possam ser resolvidos”.

Assim, ele se referiu à superação do “impasse” do Conselho Geral do Poder Judiciário (CGPJ) que, após “cinco anos e meio paralisado”, atualmente “funciona normalmente e é uma boa notícia para a nossa democracia”.

Ele também destacou a mudança, após a aprovação da Lei de Defesa do Serviço Público da Justiça, nos tribunais unipessoais que “cumpriram uma missão de 1834 a 2026”, mas “não conseguiam atender às necessidades da justiça do século XXI” porque eram “arcaicos, inflexíveis e caros”.

“Nesta legislatura e na próxima, continuaremos a implementar as reformas de que a justiça necessita. Não nos importamos com as críticas; queremos deixar um sistema de justiça melhor do que aquele que encontramos e com as bases para que, no século XXI, ele possa ser próximo, acessível e um serviço público de excelente qualidade”, destacou.

Félix Bolaños também destacou que, “para o interesse daqueles que desejavam o colapso da Administração da Justiça”, o número de processos agendados e de julgamentos realizados aumentou “entre 5% e 7%”, e serão criados mais de 500 novos cargos de juízes ainda este ano. “Durante três anos consecutivos, vamos criar 500 cargos de juízes e 200 de promotores”, precisou ele, acrescentando que, na primeira convocação, 125 juízes eram da quarta turma.

“CONVIVÊNCIA”

Por sua vez, a secretária de Justiça e Direitos Humanos, María Jesús San José, afirmou que a convivência não é apenas a ausência de violência, mas que “se constrói a cada dia por meio do respeito às diferenças, da defesa das liberdades, do reconhecimento das vítimas e da garantia de que nenhuma pessoa seja privada de seus direitos”. Em um contexto de “banalização do uso da força, desumanização do diferente e descrédito da Lei”, ela apelou ao compromisso de toda a sociedade.

San José lembrou que, “infelizmente, o País Basco tem um passado marcado por graves violações dos direitos humanos, falta de respeito às liberdades fundamentais, à dignidade humana e ao Estado de Direito”. “Essa experiência faz parte de nossa responsabilidade atual, mas também de nossa vontade de contribuir para uma sociedade mais justa, plural e respeitosa dos direitos humanos”, acrescentou.

Além disso, defendeu que “o Direito não é apenas um conjunto de normas. É a garantia de que o poder tem limites, é a barreira de defesa contra a impunidade e a barbárie”, e, nesse sentido, “é fundamental o trabalho das administrações, dos juízes e juízas, e também de toda a sociedade”.

CONGRESSO

Mais de 150 magistrados de toda a Espanha participam deste congresso, que este ano é realizado em San Sebastián com o patrocínio do Governo Basco, da Câmara Provincial de Gipuzkoa e a colaboração da Prefeitura de San Sebastián.

O 40º Congresso de Juízas e Juízes pela Democracia analisará a vigência do Direito Internacional Público, a Carta das Nações Unidas e o respeito aos direitos humanos nas relações internacionais diante dos abusos de poder que deram origem à guerra na Ucrânia, o genocídio palestino ou a intervenção na Venezuela.

Também será abordada a vigência do Tribunal Penal Internacional e a grave situação dos direitos humanos em nível internacional, com análise especial sob a perspectiva de gênero.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado