Publicado 07/10/2026 05:40

Bolaños admite que a anistia foi acordada para “alcançar os 176 votos”, mas também “para a normalização” na Catalunha

O ministro da Presidência, Félix Bolaños, no Congresso dos Deputados, em 30 de setembro de 2026, em Madri (Espanha). A oposição do PP e vários aliados parlamentares do governo exigem hoje, no Congresso, que a ministra da Habitação preste contas por s
Marta Fernández - Europa Press

Ele reconhece que o PSOE também considerava que a anistia não se encaixava na Constituição, mas isso ocorreu antes de “analisar o assunto em profundidade” e elaborar a lei

MADRID, 7 out. (EUROPA PRESS) -

O ministro da Justiça, da Presidência e das Relações com os Poderes Legislativos, Félix Bolaños, admitiu que a Lei de Anistia foi acordada com o ERC e o Junts para garantir a maioria parlamentar de 176 votos de que o governo de coalizão precisava após as eleições de 23 de junho para aprovar a investidura do presidente do Governo, Pedro Sánchez; no entanto, ele também destacou que a negociação teve como objetivo a “normalização na Catalunha”.

“A anistia foi acordada com o Junts, com a Esquerra Republicana e com outros grupos parlamentares para alcançar a maioria de 176 votos de que precisávamos”, explicou o ministro Bolaños em entrevista ao programa ‘Hoy por Hoy’ da ‘Cadena SER’, divulgada pela Europa Press.

O ministro da Justiça acrescentou que o acordo também foi feito para que a normalização política chegasse à Catalunha. “Gosto sempre de lembrar o segundo objetivo da Lei de Anistia para a normalização política, institucional e social na Catalunha. Esse efeito benéfico para os catalães e para a coesão da Espanha já foi alcançado”, defendeu.

Dito isso, Bolaños criticou o PP e o Vox por levarem “milhares de pessoas às ruas com mentiras”, alegando que a anistia era inconstitucional e contrária ao direito europeu. “Era tudo mentira”, criticou.

PUIGDEMONT “PODERIA VOLTAR HOJE SE QUISESSE”

Além disso, ele reconheceu que, anteriormente, o PSOE também achava que a anistia era contrária à Constituição, mas que essa opinião foi formada antes de “analisá-la em profundidade” e antes de “elaborar a lei”.

Sobre a possibilidade de o líder do Junts, Carles Puigdemont, retornar à Espanha, Bolaños indicou que é “uma decisão que cabe a ele” e acrescentou que, se quisesse voltar, teria garantias de não ser detido. “Ontem, o Supremo suspendeu o mandado de prisão; ou seja, ele poderia voltar hoje, se quisesse”, acrescentou.

O ministro da Justiça afirmou que “o Estado de Direito funcionou” e que toda a defesa do governo com base na lei “foi confirmada” agora nos tribunais. Nesse sentido, ele ressaltou que compreende que, no início, houvesse pessoas com “dúvidas” sobre a lei, mas que hoje é “indiscutível” que ela serviu “para a normalização da Catalunha”.

ELMA SÁIZ AFIRMA QUE O MAIS IMPORTANTE FOI RECUPERAR A CONVIVÊNCIA

A porta-voz do Executivo, Elma Sáiz, também abordou a decisão do Tribunal Constitucional de endossar a anistia em uma entrevista no programa “La Mirada Crítica” da Tele 5, divulgada pela Europa Press, na qual defendeu que essa medida do governo contribuiu para a convivência e a coesão social na Catalunha.

Sáiz alegou que “a anistia é plenamente constitucional, de A a Z”, já que “foi validada pelo Tribunal Constitucional e pelo Tribunal de Justiça da União Europeia”. Embora acredite que o mais importante tenha sido recuperar a convivência para que todas as medidas que o Executivo apresenta possam ser implementadas: “sem convivência e sem coesão social, elas não fazem sentido algum”.

No entanto, ele evitou responder à ameaça do ex-presidente da Generalitat, Carles Puigdemont — que fugiu da justiça na Bélgica —, de que eles farão isso novamente. Na sua opinião, o importante é “que se aprendam muitas lições e que se corrijam os erros cometidos”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado