HUELVA 21 out. (EUROPA PRESS) -
M.S., conhecido como “El Baba”, acusado de homicídio doloso pelo tiroteio que tirou a vida de seu cunhado, R.M., em 10 de setembro de 2024, no bairro de El Torrejón, na cidade de Huelva, e que resultou em mais duas pessoas feridas com gravidade variável, admitiu nesta quarta-feira que foi ele quem disparou o tiro fatal que tirou a vida da vítima e afirmou que agiu “por medo” de que a vítima o matasse depois de ele ter se apresentado no prédio dela, segundo sua versão, “com uma faca” e gritando “vou te matar, vou te matar”.
Foi o que ele declarou em seu depoimento no último dia do julgamento, realizado na Primeira Seção do Tribunal Provincial de Huelva, onde “El Baba” é acusado como suposto autor dos crimes de homicídio doloso consumado —pelo qual o Ministério Público pede 20 anos—, homicídio culposo —sete anos— e porte ilegal de armas —pelo qual pede um ano e seis meses de prisão—.
Durante seu depoimento, “El Baba” afirmou que, naquele dia, estava na porta de sua casa com o outro homem que ficou ferido quando L.M. passou de carro em várias ocasiões e parou na frente deles “de forma desafiadora” até que, na última vez, “parou o carro e estendeu a mão segurando uma embalagem de leite” e “começou a atirar”, de modo que “feriu” um homem e ele conseguiu entrar no prédio.
Em seguida, ele explicou que subiu para casa “com medo” e começou a atirar de uma janela “nas rodas do carro” de L.M. com a intenção de “fazê-lo ir embora”, mas garante que não acertou. Assim, ele continuou relatando que saiu para o patamar para conversar com sua irmã e seu pai quando R.M. apareceu com “uma faca na mão”, dizendo que “iria matá-lo”, e que ele acreditou que R.M. estivesse acompanhado por L.M.
M.S. afirmou que, então, deu dois tiros de advertência para que R.M. fosse embora e que seu cunhado chegou a subir até o final da escada do patamar de seu apartamento, o que justificou o tiro que acabou atingindo a casa de sua vizinha — o segundo tiro de advertência —, mas que, ao ver que ele não se afastava, atirou nele porque “ele vinha para matá-lo” e “temía” por sua vida.
Da mesma forma, “El Baba” afirmou que o tiroteio na rua foi iniciado por L.M. — irmão do falecido, para quem o Ministério Público pede 15 anos e meio de prisão por dois supostos crimes de tentativa de homicídio e porte ilegal de armas — porque “nunca” conseguiu “tê-lo em boa conta”, mas que com R.M. e o restante da família “sempre” se deu “muito bem”.
Nesse sentido, ele garantiu que sua ex-esposa “não desceu para a rua” durante o tiroteio e que ela testemunhou contra ele porque L.M. “a ameaça”, assim como “todo o bairro”, e que chegou a conversar com ela na prisão após os fatos porque “eles se amavam muito”.
Por fim, “El Baba” ressaltou que, embora temesse por sua vida, teria sido “melhor que o tivessem matado”, pois “tiraram toda a sua família dele”. “Mataram meu padrasto, minha mãe e minha irmã grávida de oito meses, e deram cinco tiros na minha outra irmã”, concluiu.
L.M. AFIRMA QUE NÃO INICIOU O TIROTEIO
Por sua vez, seu outro cunhado, L.M., afirmou que foi “El Baba” quem iniciou o tiroteio. Assim, ele explicou que estava passando pela região quando viu “muita gente” ao lado de M.S. e que este se levantou da cadeira em que estava sentada, “sacou uma arma” e começou a “atirar” em seu carro “por trás”, de modo que um dos tiros o atingiu na “cabeça”, fazendo com que ele perdesse o controle do carro e colidisse com outros veículos.
Nesse momento, explicou que saiu do carro e chegou “ao 24 horas”, de onde foi levado ao hospital, do qual saiu “por volta das 17h30 ou 18h”, e foi então que soube da morte de seu irmão.
L.M. relatou que passou por lá depois de ir buscar a filha na escola por volta das 14h, mas que, no fim das contas, foi a mãe dela quem a levou, e ressaltou que estava com a cadeirinha da menina no banco do passageiro, por isso justificou que “não poderia levar ali uma sacola com nada”, além de ressaltar que ele “não disparou nenhum tiro” e que, em seu carro naquele momento, “não havia nada” do que a Polícia Nacional encontrou posteriormente.
Da mesma forma, ele afirmou que contou “tudo” ao policial da Polícia Nacional quando foi entrevistado por ele no hospital, ao qual, segundo afirmou, disse que “não deu nenhum tiro” e que seu carro ficou “aberto” na rua até as onze da noite, quando um “amigo dele” o pegou e o levou para uma oficina, pelo que “não ficou sob custódia”.
Da mesma forma, ele destacou que uma pessoa do bairro foi “testemunha” e lhe contou que, enquanto seu carro estava na rua, “dispararam contra ele”, que “entraram no carro” e que “abriram o porta-malas”, mas que essa pessoa “não quer contar por medo de que façam algo a ele e à sua família”.
L.M. afirmou que se dava “muito bem” com seu cunhado e que tudo mudou quando M.S. “esfaqueou dois garotos” de uma família cigana porque “sempre foi muito conflituoso” e que, quando essa família pediu que ele assumisse a responsabilidade por seus atos, ele “se recusou, o expulsou da loja” e “cortou relações” com seu cunhado.
Desde então, ele relatou ter tido desentendimentos com M.S. antes do tiroteio de 10 de setembro de 2024 e que “alguns dias antes” ele atirou na traseira do seu carro, mas que não quis registrar queixa e “deixou passar”. Da mesma forma, ele se referiu ao outro homem que ficou ferido e afirmou que o conhece “desde sempre” e que “sempre” se deu “bem” com ele. Questionado sobre como explica seus ferimentos, L.M. ressaltou que havia “muitas pessoas atirando” no local.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático