Publicado 21/10/2026 01:38

Araqchi afirma que os EUA aceitaram as condições do Irã para reabrir o Estreito de Ormuz, mas acrescentaram as suas próprias

TEERÃ, 4 de outubro de 2026  -- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, discursa durante uma reunião com embaixadores e diplomatas estrangeiros em Teerã, no Irã, em 4 de outubro de 2026. Araghchi afirmou aqui no domingo que o país
Sha Dati / Xinhua News / Europa Press

O ministro das Relações Exteriores do Irã afirma que Teerã está tão preparada para a diplomacia quanto para a guerra

MADRID, 21 out. (EUROPA PRESS) -

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, confirmou que as negociações indiretas com os Estados Unidos continuam por meio de países intermediários, entre eles o Catar e o Paquistão, e afirmou que Washington comunicou a Teerã sua aceitação das condições iranianas para a reabertura do Estreito de Ormuz, embora “tenha colocado suas próprias condições na mesa”.

Araqchi detalhou, em entrevista concedida à emissora iraquiana Al Iraqiya e divulgada pela agência de notícias iraquiana INA, que o Irã apresentou uma iniciativa de sete dias que prevê a abertura do estreito no sexto dia, desde que os Estados Unidos aceitem e respeitem as condições iranianas. Embora o ministro não tenha revelado o conteúdo das exigências americanas, ele explicou que as demandas de Teerã se referem a questões de segurança e economia abordadas em rodadas anteriores.

A principal, disse ele, é que Washington cumpra todos os compromissos estabelecidos no memorando de entendimento de Islamabad; somente então os demais assuntos poderiam ser abordados até se chegar a um acordo global. Segundo ele, a proposta visa manter aberta a via diplomática, apesar da desconfiança em relação aos Estados Unidos, já que, afirmou, as três rodadas de negociação anteriores terminaram com o lançamento de ataques contra o Irã e, na terceira, Washington respeitou os entendimentos alcançados com Donald Trump “apenas por duas semanas”. “O mundo deve reconhecer que é o lado americano que obstrui o processo diplomático”, sustentou.

O chefe da diplomacia iraniana reiterou que a posição de seu país sobre o estreito “é clara e não mudou”: não será totalmente aberto ao tráfego marítimo sem um acordo com Washington e, em sua opinião, “qualquer navio que tentar atravessá-lo enfrentará graves problemas de segurança”.

Araqchi rejeitou a tese dos Estados Unidos de que a rota marítima está aberta e garantiu que Teerã e Mascate (a capital de Omã) chegaram a um acordo sobre as rotas de entrada e saída, com mapa e coordenadas já determinados, que serão as designadas quando ocorrer a reabertura. O mapa deve ser registrado junto à Organização Marítima Internacional, acrescentou ele, e a reabertura total continua condicionada a um acordo político entre o Irã e os Estados Unidos. Ele destacou ainda que o Irã habilitou rotas especiais para os navios iraquianos com o objetivo de reduzir as perdas que o fechamento do estreito causou ao Iraque, e atribuiu os danos econômicos regionais aos ataques dos Estados Unidos e de Israel.

No âmbito militar, Araqchi alertou que “todas as possibilidades continuam em aberto”, incluindo uma nova guerra dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, e garantiu que seu país “está totalmente preparado”. Ele defendeu que essa postura não reflete um desejo de conflito, mas sim uma mensagem de dissuasão, e ressaltou que o Irã “está tão preparado para a diplomacia quanto para a guerra”. Ele sustentou que Washington não alcançou seus objetivos, apesar de já terem se passado vários meses desde o início do conflito, o que qualificou como uma “derrota estratégica” para os Estados Unidos, e acusou Netanyahu de ter arrastado Washington para a guerra.

Nesse contexto, ele aludiu a informações sobre um suposto conhecimento prévio do primeiro-ministro israelense sobre os ataques de 7 de outubro, sem apresentar provas. Araqchi também admitiu que as sanções e o bloqueio representaram “um fardo pesado” para a população iraniana, embora tenha assegurado que isso não implica renunciar às suas posições políticas.

Sobre o Mar Vermelho e o Iêmen, o ministro negou que o Irã seja parte direta do que ocorre na região e atribuiu os últimos acontecimentos em torno do estreito de Bab el Mandeb aos esforços dos houthis (Ansar Allah) para romper o bloqueio saudita. Ele afirmou que o Irã se ofereceu para mediar entre a Arábia Saudita e o movimento iemenita sem ter recebido resposta de nenhuma das partes, o que, em sua opinião, confirma a independência de decisão dos houthis.

Na mesma linha, ele ressaltou que o partido-milícia xiita libanês Hezbollah e os houthis “não são grupos subordinados ao Irã”, mas sim “amigos” cujas posições são apoiadas por Teerã. Questionado sobre uma eventual participação do Egito em operações militares ao lado de Riade contra os houthis, Araqchi disse acreditar que o Cairo evitará se envolver diretamente e revelou que as autoridades egípcias lhe comunicaram que qualquer posição futura se enquadraria na defesa da Arábia Saudita.

Araqchi afirmou ter abordado a situação no Iêmen e outras questões regionais com o primeiro-ministro iraquiano, Ali al-Zaidi, e o ministro das Relações Exteriores, Fuad Hussein, além de ter mantido consultas sobre o programa nuclear iraniano com outros ministros presentes em Bagdá. O ministro das Relações Exteriores sustentou que o programa nuclear é “um mero pretexto” de Washington e que a verdadeira disputa reside na rejeição dos Estados Unidos à política independente de Teerã.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado