Publicado 22/09/2026 08:02

Vários associados criticam a Espanha por vincular o status oficial do catalão ao alargamento da UE

O secretário de Estado para a União Europeia, Fernando Sampedro, e o comissário para os Assuntos Econômicos, Valdis Dombrovskis, ao chegarem à reunião do Conselho de Assuntos Gerais da UE, em Bruxelas.
FRANCOIS LENOIR /EUROPEAN COUNCIL

A Espanha insiste que “não há motivos” jurídicos, financeiros nem práticos para negar seu reconhecimento

BRUXELAS, 22 set. (EUROPA PRESS) -

Os ministros de Assuntos Europeus de vários países parceiros alertaram nesta terça-feira a Espanha de que não consideram aceitável a nova estratégia do governo de condicionar o reconhecimento do catalão, o euskera e o galego como línguas oficiais da UE para que a Espanha não trave o processo de ampliação de novos Estados-membros, encerrando o debate em cinco minutos.

O secretário de Estado para a UE, Fernando Sampedro, levou essa questão como ponto de informação ao Conselho de Assuntos Gerais realizado em Bruxelas, dedicando cerca de dez minutos para expor a proposta da Espanha em um “ponto de informação” que não permite aos 27 tomar decisões.

Esse formato não prevê um debate extenso após a exposição do país interessado, mas permite que outros parceiros tomem a palavra e, neste caso, fontes europeias confirmaram à Europa Press que três países intervieram para rejeitar a vinculação entre o alargamento e a questão das línguas.

Outras fontes estimam que essas intervenções somaram apenas cinco minutos à intervenção inicial de Sampedro e esclarecem que nenhum outro parceiro tomou a palavra para apoiar a proposta espanhola.

Em linha com o exposto em declarações à imprensa ao chegar à reunião, os ministros da Suécia, da Alemanha e da Lituânia expressaram na sala seu descontentamento, segundo informaram fontes diplomáticas à Europa Press.

“Para a Lituânia, isso não é aceitável”, advertiu o vice-ministro de Assuntos Europeus do país, Sigitas Miktus, ao chegar à reunião de ministros europeus, quando questionado pela imprensa sobre como seu governo avalia a ameaça do governo de Pedro Sánchez de bloquear o processo de ampliação — tendo Montenegro e a Albânia como os países candidatos mais avançados — caso a UE não ceda e reconheça como línguas oficiais europeias o catalão, o basco e o galego.

Na mesma linha, o secretário de Estado da Alemanha para a Europa, Gunther Krichbaum, alertou para os riscos de abrir debates que possam comprometer a unidade da Europa e considerou que “não é útil” transferir uma reivindicação de caráter interno para o debate europeu sobre o processo de ampliação.

“Sou contra uma bilateralização da integração europeia”, argumentou o político alemão, que alertou que, se a defesa do status de línguas cooficiais deve ser entendida como parte da política de integração da União, isso é algo que, nesse caso, deveria ser decidido pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).

Por sua vez, a ministra sueca de Assuntos Europeus, Jessica Rosencrantz, defendeu um “processo sério” que passe por discussões em nível técnico entre os Vinte e Sete para analisar “o que realmente implica” reconhecer como línguas oficiais da União as três cooficiais que a Espanha deseja incorporar ao regulamento comum de línguas.

“Não é um debate novo propriamente dito. Como já dissemos em ocasiões anteriores em que abordamos essa questão, assim como em outros assuntos, precisamos conduzir um processo sério. Refiro-me a analisar, no âmbito de um grupo de trabalho, o que essa proposta realmente implica no que diz respeito à introdução de mais línguas”, reforçou.

Além disso, a política sueca quis “deixar bem claro” que as negociações sobre o alargamento não devem ser confundidas com as relativas às línguas, pois são questões muito distintas. Assim, Rosencrantz destacou que “no que diz respeito ao alargamento, a Suécia é uma defensora firme de avançar com o Montenegro e com muitos dos outros países que estão progredindo. E não acredito que essas questões devam ser vinculadas dessa forma”.

A secretária de Estado para a Europa da Croácia, Andreja Metelko-Zgombic, também admitiu que não espera “nenhum debate” sobre o assunto, uma vez que se trata apenas de um ponto em que esperam “receber informações” da colega espanhola sobre os argumentos que defendem que a Espanha condicione qualquer ampliação da UE à integração prévia do catalão, do basco e do galego na União.

“Só posso dizer que debatemos a fundo a proposta espanhola (no passado) e decidimos mantê-la em nossa agenda de uma forma ou de outra. Seria de grande ajuda contar também com o apoio dos serviços jurídicos às propostas concretas a esse respeito”, concluiu ele, lembrando que há parceiros que continuam exigindo do Governo avaliações de impacto realizadas pelas instituições europeias para esclarecer suas dúvidas.

Esta é a oitava vez que o governo leva o assunto para uma discussão entre os Vinte e Sete em nível ministerial, embora, desta vez, o faça como “ponto de informação”, o que permitirá à Espanha apresentar seus argumentos perante os demais parceiros dos Vinte e Sete, sem que se possa dar como certo que haverá, então, um debate entre ministros.

Embora vários parceiros exijam que as discussões avancem em nível técnico nos grupos de trabalho, a Espanha optou, até agora, por abordar as discussões bilateralmente com as capitais mais reticentes, como é o caso da Alemanha, e levar o assunto a Bruxelas apenas em nível ministerial.

O formato escolhido desta vez pela Espanha permite que um Estado-membro peça a palavra para informar sobre um assunto, mas não permite que sejam tomadas decisões de fundo. Outros ministros ou representantes do Conselho e da Comissão Europeia podem intervir se assim o desejarem, mas isso não garante nenhuma intervenção, ao contrário do que ocorre quando os assuntos são incluídos como pontos de debate.

A ESPANHA INSISTE QUE CLARIFICOU TODAS AS DÚVIDAS

Nesse contexto, Sampedro defendeu que a Espanha vem “explicando a proposta há três anos” aos seus parceiros da União e “atendeu a todas as dúvidas surgidas” com relação à viabilidade jurídica, econômica e prática do status oficial das línguas cooficiais.

“Acredito que ficou absolutamente claro que não há motivo algum para continuar adiando essa decisão”, insistiu o secretário de Estado em declarações à imprensa ao chegar à reunião em Bruxelas, mostrando-se depois “convencido” de que a reivindicação da Espanha será aceita “o mais rápido possível”.

“Sabemos que isso requer unanimidade”, continuou ele, para, em seguida, afirmar estar disposto a esclarecer “qualquer dúvida” dos países mais reticentes — cerca de dez parceiros se manifestaram contra a mudança no regulamento linguístico na última vez em que o assunto foi discutido pelos 27, em julho de 2025.

Assim, ele indicou que o pedido da Espanha não exigiria nenhuma alteração nos Tratados, pois não reivindica que sejam “línguas autênticas” da UE, mas sim que sejam reconhecidas como “oficiais” no regulamento linguístico.

De qualquer forma, argumentou ele, “não há motivos — nem em termos de custo, nem em termos jurídicos, nem em termos técnicos, nem em termos de precedentes — que possam justificar (a não) reconhecimento dos direitos linguísticos de 20 milhões de europeus, que já utilizam essas línguas como oficiais em seu dia a dia”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado