Publicado 03/10/2026 08:54

O acampamento pelo direito à moradia será desmontado esta tarde para que a luta continue nas assembleias e se espalhe pelos bairros

Barracas no acampamento do Sindicato das Inquilinas.
EUROPA PRESS.

Uma faixa em apoio a Ceuta, empunhada por um cidadão que se opõe a esse acampamento, provocou um incidente com os manifestantes

ZARAGOZA, 3 out. (EUROPA PRESS) -

O acampamento em prol da moradia instalado na Praça da Espanha, em Saragoça, será desmontado às 15h deste sábado para, três horas depois, às 18h, participar da manifestação que partirá da Praça Santo Domingo, no Centro Histórico, e continuar a luta em assembleias que pretendem se estender a outros pontos da cidade para que mais coletivos se juntem à causa.

A partir das 15h, começará a desmontagem das 130 barracas, que, por iniciativa do Sindicato das Inquilinas, foram montadas na noite da última quinta-feira, 1º de outubro, nesta praça central de Saragoça.

Foi o que divulgou a porta-voz do Sindicato das Inquilinas, Paula Ríos, que afirmou que, após desmontar o acampamento, “a luta continuará por outros meios” e fez um apelo aos cidadãos para que participem da manifestação desta tarde.

“Temos que demonstrar que estamos fartas, que somos milhares e que queremos acabar com o negócio da habitação”, enfatizou. “Foram dias de solidariedade e de demonstrar que somos capazes de ocupar o espaço público que estão tentando privatizar e de defender o que é nosso”, reivindicou.

Em declarações à imprensa, Paula Ríos lamentou que a votação desta sexta-feira no Congresso dos Deputados, na qual os dois decretos reais foram rejeitados, “tenha demonstrado que todos os partidos do espectro parlamentar legislam em favor do rentismo”.

A esse respeito, ela explicou que propuseram uns “remendos cheios de buracos, que ainda ofereciam benefícios fiscais aos rentistas e indenizações aos proprietários que querem nos expulsar de nossas casas”. E os outros porque “nem mesmo esses remendos cheios de buracos conseguiram ser aprovados”.

“A MUDANÇA VEM PELA FORÇA”

Dessa votação, eles extraíram uma lição “clara”: “Ninguém vai nos dar nada de graça. Qualquer conquista, qualquer mudança só pode vir da força da classe trabalhadora organizada. E é por isso que as próximas semanas, os próximos meses, precisam continuar sendo meses de luta”, argumentou.

Ele reconheceu que será um caminho “longo”, com muito trabalho a ser feito para “continuar expandindo a luta para os bairros, para os centros de estudo e para os locais de trabalho”.

Por isso, após a manifestação desta tarde, convocaram uma grande assembleia aberta à população, na Praça São Paulo, para quinta-feira, 8 de outubro, às 19h.

“Queremos deixar claro que desmontar o acampamento não significa, de forma alguma, que a luta termine aqui. A luta continua, é o único caminho, e nos vemos esta tarde às 18h na Praça Santo Domingo”, incentivou.

“ACAMPAMENTO DE SUCESSO”

Paula Ríos garantiu que essas duas noites de acampamento foram “um sucesso” porque demonstraram “ter a força de montar um acampamento em poucas horas, de reunir centenas de pessoas”, não apenas aqueles que participaram das atividades do acampamento, mas também porque “muitas, muitas pessoas entraram em contato para enviar materiais, apoio, dinheiro e comparecer para nos apoiar”.

“Sem dúvida”, observou ela, “foi uma maneira de nos tornarmos visíveis, de que mais pessoas nos conheçam e de demonstrar do que somos capazes”, ao argumentar que “há três semanas, ocupar a Praça da Espanha com um acampamento cheio de faixas dizendo que é preciso acabar com o negócio da habitação parecia impossível e, no entanto, hoje é realidade”.

Isso mostra a elas que não podem “ficar resignadas”, mas que as coisas “podem mudar e que, de forma alguma, o que aconteceu nestes dias pode ser motivo para o desespero, muito pelo contrário: é para redobrar a raiva e redobrar a organização”.

Diante de uma possível antecipação das eleições gerais, Paula Ríos enfatizou que “é preciso continuar lutando”. “Não confiamos em nenhum dos partidos políticos que atualmente estão no Congresso dos Deputados. Eles não vão legislar a nosso favor; portanto, qualquer melhoria terá de ser arrancada, e é por isso que precisamos continuar lutando”.

Quanto à forma de articular essa luta, Ríos adiantou que o “movimento de protesto” desses últimos dias poderá ser canalizado de diversas maneiras e, por isso, insistem em fortalecer os sindicatos de moradia, que são os que há muito tempo vêm impedindo despejos e organizando esse conflito, mas também em estender a luta aos bairros, aos locais de trabalho e aos centros de estudo”.

O Sindicato das Inquilinas tentará alcançar novos recantos da cidade aos quais ainda não chegou. A partir da assembleia da próxima quinta-feira, serão formados grupos de trabalho para se expandir aos bairros e levar esse “sindicalismo da moradia aos bairros”.

GREVE GERAL

Quanto à possibilidade de convocar uma greve geral, ela comentou que “alguns atores” fizeram esse apelo e, embora considerem que “seria algo positivo”, também estão cientes do “trabalho que implica convocar uma greve a partir da base, em um momento em que já faz anos que não se vive uma”.

Na opinião dela, são necessárias “muitas mãos, muito trabalho paciente e metódico, invisível, mais invisível do que o que se viu aqui hoje”. Por isso, reiterou o apelo para que os cidadãos se unam à causa.

Questionada sobre o apoio dos sindicatos, informou que o CCOO e a UGT “até o momento, não quiseram se posicionar”. “Estamos cientes de que são sindicatos que nem sempre estão na linha de frente defendendo os interesses da classe trabalhadora; por isso, acreditamos que a única maneira de isso mudar é que o impulso vindo de baixo, da base, seja tão forte que não lhes reste outra opção”.

Além disso, ela garantiu que nem os sindicatos nem os partidos políticos em Aragão realizaram reuniões formais. “Por enquanto, não tivemos reuniões formais com nenhum desses sindicatos em Aragão, nem com nenhum partido político, e não acreditamos que eles vão nos dar nada de graça”, concluiu.

INCIDENTE

No meio da manhã, ocorreu um incidente entre um cidadão que carregava uma faixa de apoio a Ceuta e vários acampados, que o xingaram de “fascista” porque ele havia reclamado que as barracas o obrigavam a dar uma volta mais longa pela Praça da Espanha.

Após uma discussão sobre a presença das barracas, ele desdobrou o cartaz que dizia “Decreto Real Urgente para Ceuta, já”, e os acampados gritaram para ele: “Fora, fascistas, dos nossos bairros”.

Depois que ele desdobrou o cartaz, uma das manifestantes o rasgou e jogou os pedaços em seu rosto, o que provocou aplausos dos demais manifestantes e a raiva do senhor, que, em seguida, teve água jogada nele por outro manifestante com uma garrafa, molhando sua camisa, o que aumentou ainda mais a raiva até que chegou um veículo da Polícia Nacional, aos cujos policiais ele relatou o ocorrido.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado