Publicado 24/10/2026 05:05

O acampamento pela moradia anuncia que suas 40 barracas serão montadas para “continuar lutando a partir dos bairros”

Barracas e lonas instaladas na Praça Circular de Almería durante o acampamento pelo direito à moradia.
EUROPA PRESS

ALMERÍA 24 out. (EUROPA PRESS) -

O Acampamento pela Moradia em Almería informou que as cerca de 40 barracas instaladas na esplanada do Palácio de Congressos serão desmontadas ao longo deste domingo, 25 de outubro, para “dar início a uma nova etapa de luta, com mobilizações nos bairros e uma greve geral no horizonte”.

Conforme informado pela organização em um comunicado, o Acampamento, que faz parte da iniciativa nacional surgida na Puerta del Sol, em Madri, e à qual se uniram pelo menos quatorze cidades espanholas e diversas cidades de Portugal e da Itália, em colaboração com o Sindicato das Locatárias de Almería, “busca chamar a atenção para a problemática do acesso à moradia em todo o país”.

Nesse contexto, desde que a primeira barraca foi montada no domingo, 4 de outubro, na Praça de Emilio Pérez, o coletivo tem trabalhado “de forma sistemática”, por meio de assembleias diárias às quais compareceram “dezenas de pessoas para contextualizar o problema da moradia em Almería, formular demandas concretas, formar grupos de trabalho e traçar um plano de ação que permita abordar o problema da moradia na província”.

Entre as reivindicações acordadas, o coletivo exigiu a redução dos aluguéis de moradia, a ampliação dos incentivos à aquisição da primeira moradia, a penalização progressiva aos proprietários de vários imóveis e a recuperação de moradias nas mãos de especuladores — fundos predatórios, bancos, Sareb — para ampliar o parque habitacional público. A esse respeito, eles afirmaram que as moradias “já existem, mas estão nas mãos de poucos” e lembraram que, na Espanha, há apenas 1,91% de moradias públicas, enquanto a média europeia é de 9,3%”.

Além disso, destacam a realidade de Almería, onde há cerca de 73.000 moradias vazias, muitas delas “nas mãos de fundos abutres e bancos”; onde continuam ocorrendo “mais de um despejo por dia, deixando famílias inteiras sem teto, e onde o verão se tornou um pesadelo para as locatárias que são expulsas em junho devido ao aluguel por temporada”.

Além disso, também criticaram o “racismo imobiliário” que afeta a província, onde os assentamentos precários e as moradias precárias se tornaram uma forma de exclusão social, fato denunciado “repetidamente” por entidades sociais e pelo ouvidor da Andaluzia, “sem que o governo regional e municipal tenham tomado medidas formais que garantam uma alternativa habitacional digna para essas pessoas”.

“Durante essas três semanas, reunimos as problemáticas e demandas da população de Almería e trocamos ideias com os cidadãos que se aproximaram para expressar suas opiniões. Tudo isso ajudou a criar uma análise mais abrangente da problemática em nossa cidade e do plano de ação a ser seguido”, comentou uma participante do acampamento.

Além disso, eles apontaram que as denúncias feitas pela prefeita de Almería, María del Mar Vázquez, que “nem sequer se aproximou para conversar com eles e ouvir suas reivindicações”, são “mais um exemplo de como a prefeitura ignora o problema da moradia em Almería”.

Em fevereiro de 2025, foi debatida pela segunda vez na sessão plenária da Câmara Municipal a moção para declarar alguns bairros de Almería como Zona de Tensão, com o objetivo de “intervir no mercado para regular os preços dos aluguéis e oferecer opções acessíveis”, à qual a Câmara votou contra, apesar do aumento exponencial que o preço da moradia tem sofrido na cidade nos últimos anos”.

“É uma medida que está nas mãos da Prefeitura de Almería. É ela quem deve apresentar o pedido ao governo estadual para declarar essas áreas como zonas de tensão. Trata-se apenas de vontade política, já que há zonas em Almería que atendem aos requisitos. É muito revelador que a Prefeitura, que tanto diz se preocupar com seus cidadãos, tenha se recusado a fazê-lo, priorizando as demandas dos especuladores”, destacou um participante do acampamento.

Assim, após mais de 21 dias ocupando o espaço público da Praça, as pessoas acampadas afirmam “sentir-se orgulhosas e satisfeitas com o trabalho realizado durante essas três semanas”, que serviu para demonstrar que o espaço público “não deve ser destinado exclusivamente a festas e comemorações, mas que também pode se tornar um espaço de troca de opiniões, de transformação social e de união para defender os direitos da classe trabalhadora”.

Em suma, elas afirmam que no domingo, dia 25, desmontarão as barracas, mas “não desistirão da luta” e incentivaram toda a população a aderir à greve geral de 11 de novembro, a participar das próximas assembleias — que continuarão sendo realizadas a cada dois dias na praça —, a aderir à rede de trabalho criada e a “continuar trabalhando para pressionar tanto o Governo quanto a Prefeitura, a fim de garantir o direito a uma moradia digna de fato”.

Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático

Contador

Contenido patrocinado