MADRID 6 out. (EUROPA PRESS) -
O jogador da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo afirmou que o técnico de Portugal, Jorge Jesus, “não cumpriu sua palavra” e que, por isso, ele abandonou o concentramento da equipe dias depois de ter feito o aquecimento e não ter jogado contra a Noruega, e quis explicar todo o contexto do que aconteceu nesta Liga das Nações.
“Após a Copa do Mundo de 2026, redigi uma carta para os portugueses, que ainda guardo, com as palavras que desejo dirigir a vocês quando deixar definitivamente nossa seleção. Ao final da competição, no voo de volta dos Estados Unidos, o presidente da federação me pediu e insistiu para que eu reconsiderasse minha decisão de sair, pois a FPF queria que eu continuasse”, começou seu extenso comunicado.
Além disso, explicou que o presidente pediu sua “opinião” sobre o atual técnico. “Respondi ao presidente que, na minha opinião, essa seria a decisão certa. Por isso, no dia em que apresentaram o atual técnico, fiquei realmente feliz com a escolha. Era a decisão certa, como comprovam os resultados”, indicou.
Assim, alguns dias depois, recebeu sua “primeira ligação” do novo técnico. “Ele me disse que gostaria de se encontrar comigo pessoalmente. Eu concordei e marcamos o encontro para o final das minhas férias”, explicou, o que aconteceu na Cidade do Futebol da FPF. “Naquele dia, ele me disse que contava comigo e que minha presença era fundamental para o projeto dele. Ele me apresentou, ali mesmo, um plano para a minha participação. Ele me disse que eu jogaria a primeira e a última partida e que, por questões de gestão física, sempre faria três ou quatro substituições por partida”, acrescentou.
“Naquele momento, ele sugeriu que eu não viajasse com a seleção para a Noruega e a Dinamarca. Propôs que eu jogasse a primeira partida e ficasse em Portugal, para depois me reintegrar antes da partida no O Dragão. Recusei a proposta imediatamente. Parecia-me evidente que não poderia aceitá-la. Não jogar as partidas no exterior não significava que eu deixaria de ser capitão do nosso time. Esse privilégio de ficar em Portugal não seria um bom exemplo”, continuou ele, garantindo que Jorge Jesus “concordou” com sua decisão.
Ele também revelou que, antes da concentração, o técnico se reuniu com ele em sua casa, em Lisboa. “A conversa foi tranquila e todos os princípios acordados em agosto foram respeitados. Joguei a partida em Alvalade e, apesar de ter sido substituído, não tive nenhum problema. Coloquei a braçadeira de capitão em Bruno Fernandes, sem imaginar que talvez estivesse dando meus últimos passos como jogador e capitão da seleção. O importante naquele dia, para mim, foi a nossa vitória. Ganhar é sempre bom; ganhar em Portugal e pelo meu país, ainda melhor”, explicou.
Então, segundo Cristiano, começaram os problemas. “Na hora do almoço, no dia da partida na Noruega, um assistente do técnico se aproximou da mesa onde o grupo estava comendo e me informou que o técnico queria falar comigo. Para minha total surpresa, ele me perguntou se eu estava bem para jogar 30 minutos. Eu estava totalmente concentrado na minha recuperação física e achava que não jogaria naquele dia. Não houve nenhum problema”, contou.
“Esse pedido foria do meu plano de recuperação física e de treino, já que eu só iria jogar no dia 4, no O Dragão, mas, obviamente, eu disse que sim. Ele me respondeu que eu deveria estar preparado, pois jogaria 30 minutos. O resto todo mundo já sabe. Fiz o aquecimento no intervalo, vi os minutos passarem e não me chamaram. O técnico não cumpriu sua palavra”, afirmou.
A raiva fez com que o atacante do Al-Nassr quisesse apenas “ficar sozinho” após a partida. “Não fui cumprimentar os torcedores, um erro que é de minha responsabilidade e que não deveria ter ocorrido. Peço desculpas aos portugueses”, disse ele. “Após 48 horas, tivemos uma conversa entre o técnico, Simão Coutinho e eu (...) Foi um momento profundo, muito direto, sem nenhum tipo de filtro. Combinamos que só havia uma maneira de encerrar esse ‘caso’: que o técnico repetisse o que acabara de me dizer em particular na sala de imprensa”, afirmou.
“Era simples: o técnico começaria a coletiva de imprensa com esse assunto, buscando encerrar a questão contando a verdade. Ele diria que eu nunca pedi para jogar, que foi o técnico, e mais ninguém, quem me propôs o plano para esta concentração, e que foi um erro me fazer aquecer apenas para não jogar, e que, se isso voltasse a acontecer, ele não faria isso”, explicando que combinaram, após “um abraço”, que eu não jogaria na Dinamarca, mas sim no Porto.
Nesse sentido, ele afirmou que foi elaborado “um breve documento”, que o atacante aprovou “pessoalmente”, para que o técnico o lesse; entre esses pontos, Jorge Jesus deveria dizer: ‘cometi um erro ao fazer alguém do calibre de Pelé ou Maradona se aquecer para depois não colocá-lo para jogar; se fosse hoje, eu não faria isso”. “A coletiva de imprensa foi como se viu: a postura não tinha nada a ver com nossa reunião; ouvi expressões e uma agressividade que não mereço, uma atitude do tipo ‘eu quero, eu posso e eu mando’ que ele nunca me mostrou em particular”, reconheceu.
“Era a segunda vez que ele não cumpria sua palavra. Decidi deixar o estágio sem esperar mais mentiras. Para mim, a verdade continua sendo o mais importante no relacionamento entre as pessoas. Por mais que doa, preciso que me digam a verdade. Além disso, em uma conversa que tive com o presidente da federação e o técnico na manhã daquela coletiva de imprensa, reafirmei que, se não me quisessem lá, que me dissessem. Bastava que fossem sinceros comigo. Eu aceitaria e prometi que prepararíamos algo bonito e que ninguém ficaria chateado”, afirmou.
“Lembro-me disso como se fosse hoje. Eles responderam em uníssono que não. Que meu lugar era na seleção. Nunca me intrometi em nenhuma decisão técnica ou tática de nenhum técnico em meus quase 25 anos de carreira. Aceito, para o bem ou para o mal, o que propõem. Respeito a decisão e, quando não cumprem a palavra, sinto que meu lugar não é ali”, confessou.
Por outro lado, pediu “desculpas” aos companheiros e aos torcedores. “A falta de palavra é algo que me magoa. Senti que, a partir daí, minha presença só prejudicaria o grupo e fiz o que sempre disse que faria se não me sentisse útil: arrumei minhas coisas e fui embora”, disse ele. “A Federação Portuguesa de Futebol deve avaliar e punir as consequências dos meus atos. Não sou um jogador qualquer; sou o capitão da equipe, e isso foi um agravante. Já pedi desculpas, mas sei que os atos devem ter consequências (...) As regras são as mesmas para todos”, advertiu.
“Tenho ouvido falar muito sobre jogos de despedida, de que preciso ter uma despedida digna e de que a federação quer me dar essa oportunidade. Posso prometer a todos os meus torcedores, e especialmente aos portugueses, que jogaremos uma ou mais partidas de despedida; haverá tempo para isso. Mas quando penso na seleção, penso em competir. Foi nisso que pensei no dia em que recebi a notícia da morte do meu pai. Eu estava no estágio da seleção e decidi ficar até o fim da partida do dia seguinte. Fiz pelo meu país o que jamais faria por nenhum clube”, relembrou.
“Portanto, se estiver bem fisicamente, jogando pelo meu clube e marcando gols, depois de cumprir a suspensão que me será imposta, estarei disponível, como sempre estive até hoje, para competir e vencer com a nossa seleção. Essa é, acreditem, a mais pura das verdades”, concluiu.
Esta notícia foi traduzida por um tradutor automático